4 ferramentas do marketing digital que podem ajudar uma empresa

Atualmente, existem diversas ferramentas de marketing disponíveis para as mais variadas estratégias, tudo para tornar o trabalho de marketing digital mais assertivo e eficiente.

Essa vasta gama de soluções existe porque, entre 2015 e 2016, o número de ferramentas focadas no marketing cresceu 87%. E elas continuam surgindo e evoluindo, melhorando cada vez mais essas ações.

Entretanto, elas também tornam o trabalho de identificar quais as melhores soluções, muito mais complexo.

Visto que é necessário escolher a tecnologia que melhor atenda às necessidades do negócio dentro da dinâmica de seu mercado.

O melhor meio para fazer uma escolha assertiva é conhecer as principais ferramentas. 

Existem muitas e falar de todas elas seria difícil em um único material. Entretanto, ao conhecer as mais importantes, podemos orientar essa decisão.

Independente de qual seja o seu segmento e suas necessidades, sempre vai haver uma tecnologia para te ajudar. Com isso, todos os esforços e investimentos em marketing serão bem-sucedidos e trarão ótimos retornos.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar as melhores ferramentas de marketing, sua utilidade, como o marketing digital ajuda os negócios e quais são as tecnologias tendências. 

Melhores ferramentas de marketing e suas utilidades

Existem muitas ferramentas de marketing digital de excelente qualidade no mercado, mas assim como tudo na vida, algumas se destacam mais do que as outras. E entre elas temos:

1.  Google Analytics

Além de ser uma das melhores tecnologias, ela é gratuita e está entre as mais utilizadas pelos profissionais de marketing. 

Sua principal utilidade é monitorar o tráfego do site, plataformas e-commerce e aplicativos.

Com ela, um negócio especializado em entrega de documentos de motoboy para empresas consegue analisar relatórios não padrão e customizar dashboards adequados às necessidades da companhia.

Também é possível obter dados relacionados à experiência do usuário, referentes à audiência e segmentos de mercado.

Dentre as principais informações disponíveis por essa ferramenta estão:

  • Melhores campanhas de marketing;
  • Número total de visitantes;
  • Desempenho de e-commerce;
  • Origem do tráfego;
  • Metas alcançadas.

Com relação aos dados da audiência, a empresa consegue saber mais sobre sua idade, interesses, gêneros, dentre outras informações.

2. Google Search Console

Esta ferramenta também é gratuita e sua funcionalidade é preservar a presença do site nos resultados de busca do Google.

Por meio dele é possível obter inúmeras informações importantes acerca do desempenho da página, como foco no ranqueamento de buscas.

Sendo assim, ela é muito importante para os negócios que pretendem fazer um trabalho impecável em SEO.

Ela mostra como o Google lê cada parte das páginas, o que as pessoas estão procurando e como está a indexação às páginas do site.

Uma empresa de destruicao documentos também consegue descobrir que problemas os robôs do buscador estão tendo ao vasculhar as páginas do site, em busca de informações relevantes.

Além disso, a ferramenta também mostra se foram identificados problemas relacionados ao nível de segurança do site.

3. RD Station

Esta é uma ferramenta completa e sua função é automatizar as estratégias de marketing de um negócio.

Por meio dela, seu negócio consegue atrair mais visitantes para o site, transformá-los em oportunidades de negócio e estabelecer um relacionamento com eles.

Além disso, a companhia também consegue fechar vendas e analisar o retorno sobre investimentos (ROI) de cada canal que utiliza.

Essa tecnologia também tem sua funcionalidade dedicada à inteligência dos negócios. É com isso que você sabe quais canais e campanhas dão mais resultados, melhorando as tomadas de decisão.

A RD Station tem como função o dashboard, inteligência de negócios, planejamento de projetos, qualificação de contatos, análise de SEO, gerenciamento e segmentação de contatos, criação de landing page, formulários de contato e pop-ups.

Uma empresa de empresa de jardinagem e paisagismo também consegue automatizar o disparo de e-mails e demais estratégias de marketing digital.

4. Hootsuite

A função dessa ferramenta é otimizar e automatizar o engajamento do público-alvo do negócio nas redes sociais. Ela centraliza as contas em diferentes plataformas no mesmo painel.

A partir disso, é possível monitorar menções, responder comentários, agendar publicações e acompanhar o desempenho de palavras-chave, tudo de maneira mais simples e prática.

O objetivo é encontrar novos leads e engajar até mesmo os influenciadores digitais com o seu negócio.

Ao fazer uso dessa tecnologia, por exemplo, a grafica online atual card analisa todos os dados de seus perfis nas redes sociais, engaja a sua audiência, agenda posts, monitora termos e gera insights, cria fluxos de aprovação e permissões para cada nível de usuário.

Em linhas gerais, com essa ferramenta, seu negócio gerencia completamente essas plataformas, tornando a rotina do marketing muito mais fácil.

Como o marketing digital ajuda um negócio

Investir nessas ferramentas é aprimorar todo o trabalho de marketing digital da sua empresa, e isso é importante porque, por meio dele, sua organização melhora o posicionamento no mercado.

Para estar bem posicionado, você precisa atingir o seu público do jeito certo. O marketing pela internet melhora a relação entre a companhia com seus leads e clientes, melhorando a visão que eles têm da sua marca.

Por meio de algumas estratégias simples, como os anúncios pagos, a empresa vai impactar de um jeito rápido aquelas pessoas que têm interesse na solução que ela vende.

Só que para melhorar o posicionamento, é necessário investir em diferentes canais de atuação, assim, a companhia se torna mais conhecida e se destaca de suas concorrentes nos meios digitais.

O marketing digital também faz com que uma empresa de demolicao com retroescavadeira se relacione de maneira mais próxima com seus clientes e potenciais clientes.

Exemplo disso são as estratégias nas redes sociais, onde o usuário tem total liberdade de produzir conteúdo e interagir com a marca.

Outro canal importante é o e-mail marketing, que ajuda a estabelecer um relacionamento mais íntimo com o lead e a base de clientes.

Por meio de uma ferramenta de automação, a organização cria fluxos e segmentações para enviar conteúdos de e-mail de maneira mais segmentada.

Por fim, o marketing digital ajuda os negócios porque por meio dele a empresa passa a conhecer melhor o seu público e entende o que ele precisa.

Ferramentas tendências

Muitas estratégias de marketing digital que já são usadas por empresas de todo tipo, como um fabricante de balanca comercial agricola, também são consideradas tendências para o futuro. São elas:

Mobile Marketing

O mobile marketing nada mais é do que otimizar as ações de marketing para dos dispositivos móveis.

Visto que aparelhos como celular, tablet e notebook são responsáveis por quase 80% do acesso à internet no Brasil.  

A tendência é que eles dominem completamente os acessos, portanto, é imprescindível investir em design responsivo. 

Além disso, a construção de aplicativos ajuda a fomentar as estratégias de marketing digital.

Pesquisa por voz

A pesquisa por voz é muito mais prática. Basta o usuário abrir o Google e dizer um termo de busca, por exemplo, grafica de impressao digital, para encontrar o que precisa.

Já em 2018, 40% dos entrevistados que participaram de uma pesquisa afirmaram usar a pesquisa por voz, e a tendência é que ela se intensifique cada vez mais.

Para acompanhar essa realidade, sua marca deve produzir conteúdos de elevada qualidade, usando uma linguagem mais simples e natural.

É esse tipo de vocabulário usado pelas pessoas. Só que também é importante temas que interessem ao público, para garantir boas taxas de conversão.

WhatsApp e o marketing

Há tempos o WhatsApp deixou de ser apenas mais um aplicativo de mensagens que as empresas podem usar, para se tornar uma verdadeira ferramenta de marketing digital.

Pelo fato de possuir bilhões de usuários ativos, muitas empresas, como uma de mobiliario urbano em São Paulo, passou a usá-lo em suas campanhas de publicidade online.

Essa ação foi fortalecida pela chegada do WhatsApp Business, uma versão exclusiva para uso comercial. 

Uma boa dica para usar o aplicativo nas estratégias de marketing digital é usar o WhatsApp Share.

Por meio dele, é possível automatizar os serviços de atendimento ao cliente, o que integra a ferramenta a outros aplicativos de comunicação. Com isso, a companhia pode oferecer suporte em tempo real.

Conclusão

O marketing digital reúne essas e muitas outras estratégias inteligentes e eficientes para o seu negócio. Mas, para que todas elas deem certo, o uso de uma boa ferramenta de automação não deve ser descartado.

Neste artigo, você conheceu algumas delas, mas existem muitas outras, pagas e gratuitas, com funcionalidades diferentes e que se adequam às suas necessidades e à realidade do seu negócio.

Investir em marketing digital é o melhor caminho para estar presente no principal meio de comunicação que existe hoje: a internet.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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