4 Ps do Marketing: confira o conceito e exemplos

O conceito dos 4 Ps é um dos mais utilizados na concepção de estratégias de marketing em empresas. 

Isso porque este é um dos preceitos para qualquer compreensão sobre as ações realizadas em uma marca, colaborando para resultados cada vez melhores.

Ainda que não seja um uso relativamente novo, o conceito dos 4Ps tem sido cada vez mais popular na concepção de novos negócios de limpeza de carpete empresarial.

Isso porque, de maneira geral e ao mesmo tempo particular, consegue delimitar pontos de importância para o negócio, sem deixar de fortalecer a sua base: comunicação.

No texto abaixo vamos entender um pouco mais sobre o que são os 4Ps, trazendo não apenas o que cada um significa.

Assim como as formas de aplicar essa estratégia, e algumas das vantagens que ela consegue oferecer para empresas de higienização de estofados.

O que são os 4Ps?

O conceito dos 4Ps do marketing foi criado por Jerome McCarthy e potencializado pelo estudioso da área do marketing e comunicação, Philip Kotler, atrelando a uma só análise quatro diferentes pontos que fazem parte de um negócio. São eles:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

O produto diz respeito ao que é oferecido pela empresa, podendo ser também um serviço. 

Esse é o momento de entender mais sobre aquilo que é oferecido para o público, sabendo mais sobre seus objetivos, sobre sua qualidade e os problemas que ele resolve.

O preço consiste na precificação do que é vendido pela marca, algo que é atrelado a diferentes pontos de interesse, como o valor da empresa, a demanda, os materiais e profissionais que estão por trás das entregas, dentre outros pontos.

A praça é conhecida como a caracterização do espaço de venda, podendo ser tanto uma loja, um ambiente virtual e até mesmo um local próprio dentro de uma cidade.

Reconhecer tudo o que compõe esse quesito se faz essencial para entender se é necessário investir em locação de espaço comercial ou não, por exemplo.

Já a promoção é atrelada a toda e qualquer estratégia feita para promover um produto ou serviço, de modo a entregar aquilo que é necessário para a compra.

Essa etapa quase sempre está dentre as finais, tendo em vista que passa por uma série de análises que juntas resultam em uma melhor determinação de estratégias a serem seguidas por uma empresa de automação de residências.

De que forma aplicar essa estratégia?

A partir da compreensão de cada parte do conceito dos 4Ps, fica fácil entender de que forma essa análise pode ajudar sua empresa, principalmente em relação às compras e à comunicação correta com o consumidor.

Para começar a colocar em prática o primeiro ponto de importância é compreender se o produto ou serviço oferecido pela sua empresa pode ser reorganizado.

Isso engloba tanto uma nova pegada da marca, um novo nicho ou necessidade de atuação, dentre outros pontos que possam reconstruir o que é entregue.

Seguindo, podemos começar a entender se o preço que é cobrado e o local onde ele é vendido pode estar contribuindo para o sucesso de vendas.

Um bom exemplo é o caso de uma marca de roupas, que pode não estar oferecendo um preço adequado ao mercado de concorrentes, e vendendo fora da internet, um espaço onde grande parte do seu público está atrelado.

No caso da promoção, uma das principais táticas para trazer mudanças significativas é a partir da concepção de uma comunicação com linguagem próxima ao do cliente, e divulgação nos canais de contato que melhor identificam um público.

Por exemplo, se o seu público é mais jovem, é bem possível que eles estejam no Twitter e no Instagram, e menos no Facebook, além de apreciarem uma linguagem informal, levando seu carregador de celular para onde forem, pois dessa forma nunca ficam desconectados.

A partir das adequações feitas dentro dos pontos descritos acima, a empresa pode começar a entender de que forma potencializar o seu marketing, ao mesmo tempo que melhora as ações estratégias relacionadas à venda.

Considerações finais 

Resumindo, os 4Ps do marketing são um conceito de estratégia de comunicação voltada à análise e adequação dentro de uma marca, a partir da análise inicial de seus produtos e serviços.

Por meio dessa ação preço, pontos de venda, promoções e os serviços disponibilizados aos clientes passam por uma manutenção inteligente, trazendo uma realidade mercadológica que seja cada vez mais próxima dos bons resultados.

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