5 dicas de inovação para serem aplicadas em qualquer negócio

Independente do seu tipo de empreendimento, a inovação é uma questão essencial para o crescimento e para o alcance de resultados inimagináveis, sendo então um quesito essencial para que os negócios integrem suas equipes e sua cultura.

 

De certa forma, a palavra inovação traz consigo um significado que nos referencia uma grande mudança, a criação de algo novo, um caminho a ser percorrido que até então é inédito, ou mesmo uma solução jamais pensada e que foi bem aplicada por algo ou alguém.

 

Mas, além disso, e principalmente dentro das empresas, a inovação carrega um sentido a mais, relacionado ao pensamento crítico, às saídas do tradicionalismo e do pensamento igualitário, daquilo que até então parecia sem atualização, mas ganha uma mudança.

 

Pode não parecer, mas o público em geral é atraído pela inovação, independente de como ela se materializa, porque o novo é sempre mais interessante e cativante, assim como um champagne novo e diferente é cada vez mais atrativo para seus clientes do que um antigo.

 

No artigo de hoje, vamos entender mais sobre a importância da inovação nas companhias, porque ela é necessária em algum momento, e quais são as principais práticas que sua empresa deve fazer para estruturar esse tipo de pensamento internamente. Acompanhe!

A importância de inovar nas empresas

Talvez nunca tenha existido um tempo onde a inovação tenha sido tão citada e utilizada como agora. Ainda que ela sempre tenha percorrido os caminhos de empresas e auxiliado em seu crescimento e visibilidade, hoje esse é um sinônimo relacionado a trabalho.

 

Antes de mais nada, vamos falar sobre o contexto das empresas que não trabalham com inovação. Podemos pensar em exemplos de escolas tradicionais, comércios familiares, lojas focadas em vender itens básicos, dentre outras similares.

 

Ainda que a inovação faça ou tenha feito parte de sua composição, nem sempre ela está atrelada no dia a dia de suas condutas, guiando suas descobertas e ações diárias, que quase sempre resultam em uma atenção maior de seu público por suas criações.

 

No exemplo de uma entrega de documentos de motoboy para empresas, certamente quando foi lançada, essa modalidade de trabalho se tornou uma grande inovação, visto que antes não era comum nos depararmos com esse tipo de serviço.

 

De certa forma, isso pode ter trazido um certo ar de novidade, o que era essencial para empresas que já estão há muito tempo no mercado e acabaram se tornando parte dele, mas sem acrescentar mais em muitas coisas, em questão de proximidade com o público.

 

Em um contexto geral, a inovação traz consigo armas para que as empresas aprendam a lidar com o futuro, principalmente se o negócio se interessa em sempre se adaptar aos novos tempos, algo que qualquer companhia, uma hora ou outra, terá que se deparar.

 

Por exemplo, para que uma empresa de demolicao com retroescavadeira se mantenha sempre em alta escolha por parte de seus clientes, é preciso que ela ache uma maneira de continuar sendo falada e citada no mercado, e para isso ela pode recorrer a:

 

  • Lançamento de uma nova modalidade de trabalho;
  • Comunicação nas redes sociais;
  • Viralizar com um processo de trabalho;
  • Atuar em um novo ramo;
  • Trabalhar com novas tecnologias.

 

Em algumas dessas questões, esse empreendimento poderá se apresentar como inovador, justamente porque está lutando contra o mesmo, aquela conduta igual de todos os dias, ou até mesmo contra as razões que a tornaram invencível e tranquila em sua posição.

 

Mas, para outros casos e outras empresas, a inovação é fundamental para sua sobrevivência, assim como um setor de finanças e um computador para trabalho é essencial para um dia a dia normal de serviço em um mobiliario urbano em sao paulo.

 

Por essas e outras, as companhias devem sempre estar a par de maneiras para incentivar seus colaboradores a saírem cada vez mais de um sensação de comodidade, procurando estabelecer uma cultura cada vez mais voltada à inovação e à renovação.

Como explorar a inovação corporativa?

Veja a seguir algumas dicas infalíveis para que seu negócio passe a promover uma maior força na inovação interna, o que pode trazer tantos benefícios para profissionais e para a própria imagem do negócio diante de seu público em uma grafica de impressao digital.

1. Promover a descoberta de novas ideias

Uma empresa pode promover a descoberta de novas ideias dentro do local de trabalho de forma a incentivar seus colaboradores a pensarem diferente, e com isso, procurarem pontos de vista que muitas vezes não são enxergados pelas lideranças do local.

 

Por exemplo, que tal colocar em jogo para seus funcionários novas formas de entregar o produto para o cliente de maneira que ele se sinta mais satisfeito e feliz com sua compra, como uma identidade visual de uma caixa, experiências com cheiros, entre outros?

 

Trabalhar ideias novas, situações que são inéditas e colocar a voz dos colaboradores em cada prática dentro da companhia é essencial para que novas ideias percorrem o trabalho, e incentivem o encontro de formas inovadoras de trabalho em grupo.

2. Ter profissionais especializados em inovação

Para que uma empresa acelere ainda mais seus recursos de promoção de inovação, é sempre importante ter um profissional dessa área dentro de suas equipes, pois certamente esta será uma chave dentro da procura do estabelecimento por novas formas de trabalhar.

 

No caso de uma fábrica de balanca comercial agricola, um profissional de inovação poderá trazer novos ângulos que talvez façam parte das vontade dos clientes, e pode incentivar outros colaboradores a pensarem e saírem da mesmice de seus serviços.

 

De certa forma, podemos dizer que um profissional com esse estilo de trabalho, e que certamente procurou se informar sobre a temática, será capaz de incentivar outros, fazendo com que haja um ambiente competitivo e fomentando a inovação.

3. Montar uma cultura de ritmo acelerado

Nada mais essencial do que montar dentro da sua empresa uma cultura de inovação, e essa base só pode acontecer se o negócio de fato se comprometer em espalhar, por salas e corredores, uma nova forma de trabalho baseada em ideias e seu compartilhamento.

 

É por meio dos setores de comunicação, em especial aqueles que trabalham de forma interna, que ideias como essa podem ser melhor difundidas, criando-se uma forma de cultura que impacta seriamente o trabalho diário e até mesmo o pensamento crítico.

 

Inclusive, em uma companhia de tecnologia, um banner com foto de clientes no meio do salão, que partiu de uma ideia de um colaborador, pode incentivar os trabalhos focados em ideias humanizadas, algo que pode ser considerada uma forma inovadora de trabalho.

4. Trabalhar com objetivos e métricas

Ainda que a inovação envolva toques de liberdade e de trabalho com formas e maneiras diferentes daquelas que os trabalhadores já estão habituados, nada melhor para uma empresa do que manter o controle sobre ideias que podem ser integradas à corporação.

 

Um bom exemplo é uma empresa de sapatos que passa a colocar para seus colaboradores chances de que cada um contribua com ideias para uma nova coleção, voltada aos sentimentos dos clientes com seus familiares, como filhos, cônjuges e até amigos.

 

Algumas ideias certamente surgirão e serão colocadas em prática, mas dentro disso, nada mais interessante do que inserir dentro da empresa algumas métricas que apresentem os objetivos com a campanha e podem medir as mudanças com um cunho empresarial.

5. Saber o momento de mudança imediata

Ainda que a inovação e que as novas ideias tenham um sabor de imediatismo, especialmente em relação à sua prática no momento em que é aprovada, é importante saber o momento de colocar em ação e as ferramentas usadas para isso.

 

Empresas devem sempre trabalhar seus pensamentos estratégicos antes de tudo, se preocupando com as formas como vão implementar mudanças, e sabendo exatamente quando uma ideia inovadora pode ser útil dentro de um processo de trabalho.

 

É uma situação tal qual a destruicao documentos depois de alguns anos em arquivos de empresas. Fica a critério do negócio entender o momento certo para fazer isso sem que erros sejam cometidos, e que a pressa seja inimiga da perfeição.

Considerações finais

A inovação é uma questão fundamental para empresas, de todos os ramos e tamanhos, com todos os propósitos e pensamentos. Isso porque ideias diferentes geralmente agregam uma sensação e um sentimento de mudança, o que é essencial para sair da mesmice.

 

Implantar formas de cultura de inovação em uma companhia nos dias de hoje, se tornou cada vez mais essencial, visto que os negócios devem se manter sempre joviais e em plena criatividade de renovação para atenderem as grandes e altas expectativas do público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *