5 formas de motivar colaboradores utilizando a Pirâmide Maslow

Por meio da Pirâmide de Maslow, empresas têm trabalhado cada vez mais para aprender a satisfazer os seus clientes, além de conseguir entender os funcionários e encontrar maneiras para que estes estejam mais satisfeitos consigo e com o local de trabalho.

O foco dessa teoria nada mais é do que a compreensão do que é básico para o ser humano, do que deve ou não ser considerado importante, por exemplo, dentro de uma empresa ou de um lar, em uma relação de trabalho ou uma relação amorosa.

No artigo de hoje, você vai entender um pouco mais sobre o que é de fato a Pirâmide de Maslow, qual seu uso no marketing e de que forma as organizações podem motivar seus colaboradores a partir dessas necessidades impostas pela teoria. Acompanhe!

O que é a Pirâmide de Maslow?

A Pirâmide de Maslow foi criada por Abraham Harold Maslow, psicólogo americano, por volta dos anos 1950, para teorizar as necessidades e vontades humanas, diante dos diferentes fatores que compõem uma vida, todas relacionadas em uma pirâmide.

Dessa forma, por todo o formato triangular, começando por sua base, estão aquelas maiores preocupações e necessidades.

Ao longo do percurso da pirâmide, encontram-se outras questões essenciais, com um viés cada vez mais pessoal, formando, de modo crescente, as relações:

 

  1. Fisiológicas;
  2. Segurança;
  3. Relacionamentos;
  4. Estimas;
  5. Realizações pessoas.

Cada uma dessas questões tem como componentes questões do dia a dia, sentimentos e desejos que quase sempre temos, e que podem teorizar a forma como buscamos levar nossa vida e conquistar o que queremos. 

Entenda mais sobre cada uma delas abaixo.

Fisiológicas

Como o próprio nome sugere, essa é uma necessidade totalmente envolvida com as necessidades humanas, englobando quesitos que dependem para que nosso corpo e mente se sinta satisfeito para que outras atividades sejam realizadas, podendo ser:

 

  • Água;
  • Comida;
  • Relações sexuais;
  • Sono;
  • Respiração;
  • Dentre outros.

 

Nesse caso, vemos claramente que quase tudo depende de elementos essenciais que conseguimos na maior parte com nosso trabalho, algo que então se inclui como uma força para que possamos atingir objetivos, como a compra de uma grafica de impressao digital.

Segurança

A segurança engloba tudo aquilo que consideramos importante, e que temos medo que, de certa forma, saia do controle. 

Nessa questão, entram a preocupação com a segurança física, de saúde, de emprego, emocional, da moradia na qual estamos, entre outras.

Relacionamentos

No quesito relacionamento entram pontos que envolvem algo que nem sempre possuímos, mas quase sempre temos o interesse de estabelecer, seja para que nosso crescimento seja ainda maior, ou para que nosso sentimento fique cada vez mais completo.

Podemos colocar situações que envolvem o estabelecimento de uma relação amorosa, uma satisfação de relação familiar, amizades, relações no trabalho e qualquer outra ligação na qual nos sentimos cada vez mais fortes e confiantes, e que dão ânimo para outros fatores.

Estimas

Na parte de estimas, temos uma sensação de que devemos e precisamos de uma aprovação, ou até mesmo uma satisfação de terceiros diante de algo que fazemos, como um trabalho em um mobiliario urbano em sao paulo ou algo que somos.

As impressões que não podem faltar neste momento são: confiança, autoestima, respeito, valorização e qualquer outro quesito que tenha como fundamento você próprio, mas também com outras pessoas, já que elas podem impulsionar esse sentimento. 

Realizações pessoais

As realizações pessoais, ainda que possam ser também compostas de estimas, permeiam a conquistas de sensações ou feitos que podem até mesmo ser mais palpáveis, o que levanta a criatividade, a inovação, a solução de problemas e a ausência de preconceitos.

Tudo o que estiver relacionado à uma forma de evolução na qual estamos interessados, ou até mesmo sabemos que é necessária, pode ser incluída nessa fase da pirâmide, que está localizada no topo, providenciando a última fase de nossas desejadas conquistas.

Sua importância dentro do marketing

Até aqui podemos perceber que, para que uma pessoa seja feliz ou totalmente satisfeita e tenha conquistado tudo o que é necessário para uma plenitude – claro, de acordo com essa teoria -, ela certamente poderá servir como um exemplo para pessoas e empresas.

Isso porque, por meio dessas questões e dos componentes de cada parte da pirâmide, podemos entender alguns percalços e também objetivos que devem ser seguidos para garantirmos nossa plenitude, e é aí que isso serve de exemplo para o marketing.

Essa ferramenta, de maneira geral, lança-nos uma ideia da compreensão não apenas do cenário de vendas, mas também do cliente, de seus desejos, de sua satisfação, das suas experiências e qualquer outra questão que possa ser trabalhada por uma marca.

Assim, fica fácil colocar em evidência alguns serviços do dia a dia que caibam dentro de uma pirâmide individual ou coletiva, como em uma entrega de documentos de motoboy para empresas que permite maior segurança para empresários de uma companhia.

Em um outro viés, é possível começar a identificar tudo aquilo que podemos percorrer para entregar o que vai ser desejado por alguém. Por exemplo, se é uma necessidade beber água, a empresa sabe que ter isso no seu estabelecimento é essencial.

Um outro exemplo, desta vez focado em relacionamentos, mostra o quão são importantes e populares os aplicativos de edição de banner com foto, afinal, quase todas as pessoas têm necessidade de começar uma relação com as pessoas por meio de imagens.

Os profissionais de marketing que se atentam para essas necessidades e incorporem em suas questões e deveres cada tipo dessas necessidades podem alcançar cada vez mais sucesso, pois de fato estarão oferecendo algo que será ideal para os clientes.

Essa pode ser uma fortaleza, ainda, internamente, pensando em uma forma de comunicação corporativa, afinal, se o cliente pode ser atingido por produtos e serviços que completem suas satisfações, os funcionários também podem, de maneiras estritas.

Dicas para motivar uma equipe por meio da Pirâmide

Com base nos desejos considerados essenciais para qualquer pessoas, pelo ponto de vista da Pirâmide de Maslow, abaixo estão alguns quesitos que podem ser trabalhados pelas empresas para aumentar a satisfação pessoal e profissional de seus funcionários:

1. Foque sempre em suprir as necessidades

Se existem necessidades básicas para que um trabalho seja bem executado, ou melhor, para que uma pessoa viva e possa focar primeiro nela para depois produzir, é essencial que isso tenha um maior foco. 

Por isso, procure dar todo o conforto possível para seus colaboradores.

Um exemplo disso são aspectos que envolvem a limpeza de um local de trabalho para necessidades básicas, como um saco plástico, alimentação preparada para os funcionários, lugar para descanso, dentre outras questões básicas.

2. Construa um ambiente de trabalho saudável

O local de trabalho é a base da satisfação de um colaborador, tanto em um lado de construção de amizade e maior liberdade emocional, quanto para um desempenho profissional maior e mais focado. 

Portanto, trabalhar a construção de um local saudável é essencial.

Para isso, você pode, por exemplo, focar na construção de uma nova balanca comercial agricola baseada na opinião de todos os envolvidos, fazendo com que a troca de informações e ideias seja contínua e eficaz. 

3. Saiba trabalhar a flexibilidade

A satisfação pessoal com o trabalho, por exemplo, tem uma forte ligação com aquilo que diz respeito à tranquilidade e a possibilidade de criar criatividade e inovação em um local com deveres, mas sem nenhum tipo de ação forçada ou sufocante.

Por isso, tente criar um ambiente de trabalho baseado na conversa, na liberdade e na flexibilidade, claro, sempre dentro dos limites conhecidos e esperados.

4. Foque no reconhecimento

Reconhecer uma pessoa pelo seu trabalho pode trazer maior conectividade com ela mesma, e também fazer com que este profissional se sinta cada vez mais feliz consigo, ainda mais quando a forma de parabéns for materializada, com um champagne.

5. Ofereça uma projeção para o futuro

Todo profissional, ou quase todos, têm sonhos distintos relacionados ao crescimento. Querem trabalhar em lugares desafiadores, ao mesmo tempo que se sentem cada vez mais enriquecidos com uma chance de um futuro estável e feliz.

Por isso, trabalhe dentro da sua empresa o olhar para o futuro do colaborador, seja com um plano de carreiras, um treinamento que evoque habilidades que ele deseja, ou até mesmo que ele seja forçado a aprender algo que lá na frente será útil.

Considerações finais

A Pirâmide de Maslow é, sem dúvidas, uma das principais fontes de compreensão sobre os quereres humanos, o que nos faz compreender cada ação e comportamento diante de diferentes situações da vida cotidiana, até mesmo na destruicao documentos.

Por isso, tanto para o tratamento de clientes como o de colaboradores de uma companhia, essa pode ser a base para uma boa construção de possibilidades, fidelidade e também satisfação, que são essenciais nos dias de hoje para a maioria das pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *