7 dicas para lançamento de produto

Investir em boas estratégias de lançamento de produto é fundamental para o sucesso das novas soluções. Aliás, o objetivo de toda empresa é lançar um produto ou serviço de sucesso.

Só que, para chegar lá, não basta apenas criar algo inovador e atraente para o público, pois independentemente do segmento, da qualidade e do preço, também é fundamental saber como lançar a novidade.

Nesse sentido, se você não der importância ao momento do lançamento, pode prejudicar as vendas e até mesmo reduzir a credibilidade da marca.

Mas, veja bem: não estamos falando que fazer um bom lançamento é a única coisa que você precisa para o sucesso de um novo produto ou serviço. O que estamos querendo dizer é que quanto melhor for o primeiro contato, mas chances de sucesso você terá.

Além disso, uma boa estratégia de lançamento ajuda a começar um relacionamento promissor com os clientes e influenciar em sua decisão de compra.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de lançamento de produto, a importância das estratégias de marketing para essa finalidade e dar algumas dicas para fazer um bom lançamento. Confira!

Entendendo o conceito de lançamento de produto

Lançar um novo produto é muito mais do que cadastrar uma mercadoria em sua loja virtual e divulgá-lo para o público.

Essa estratégia é mais abrangente e seu objetivo é levar as pessoas a comprarem um novo produto ou serviço, de modo que ele seja capaz de gerar receita em pouco tempo.

No entanto, assim como no caso dos projetos de comunicação visual, para o lançamento de resultados, é fundamental se planejar.

A empresa precisa aquecer os seus leads e despertar a curiosidade e o desejo de compra, antes mesmo de o novo produto ou serviço ser lançado no mercado.

Portanto, como todo esse processo começa antes mesmo do lançamento, ele não termina depois que a solução é comprada pelos primeiros clientes.

Depois das primeiras vendas temos a etapa que chamamos de pós-lançamento, e ela depende do acompanhamento das vendas e da análise de indicadores-chave, que vão auxiliar a empresa nos próximos lançamentos.

As estratégias de marketing nesse processo

Até aqui, ficou claro que as estratégias de lançamento são muito importantes para qualquer empresa que pretende lançar um novo produto ou serviço no mercado.

Para isso, ela precisa investir em ações comerciais, publicitárias e de marketing, para que a nova solução chegue ao conhecimento do público, é assim que a novidade vai atrair visibilidade e começar a vender.

As vendas são fundamentais para garantir o sucesso do novo produto ou serviço e também a própria sobrevivência da marca.

Só que o lançamento depende de um bom planejamento, visto que tanto uma empresa de aluguel de equipamentos de som quanto qualquer outra precisa planejar antes de colocar uma novidade no mercado.

Também é com isso que o empreendedor vai evitar alguns erros comuns que podem minar o lançamento, como:

  • Não conhecer o público-alvo;
  • Não saber quem é a concorrência;
  • Precificar o produto erroneamente;
  • Fazer uma má gestão da marca.

O planejamento também envolve um cronograma que permite aproveitar melhor o momento ideal para o lançamento. Isso é ainda mais essencial se o produto ou serviço for sazonal, como no caso de panetones e ovos de Páscoa.

As estratégias de marketing para o lançamento de um novo produto se tornam vitais, por isso, é fundamental conhecê-las para o sucesso desse trabalho. Desse modo, no próximo tópico, trouxemos algumas dicas sobre o assunto.

Melhores estratégias de lançamento

Mesmo que você tenha desenvolvido um excelente produto ou serviço, precisa saber inseri-lo no mercado, mas saiba que esta tarefa é bastante complexa.

Entretanto, muitas empresas de sucesso lidam com ela diariamente, e dentre as principais estratégias utilizadas por essas organizações estão:

1.    Design Thinking

Se uma empresa está lançando itens inovadores para decoração de quarto de bebê masculino, precisa estar atenta ao conceito de Design Thinking.

Essa estratégia tem foco na experiência do consumidor, bem como em seu comportamento. O objetivo é fazer com que o novo produto possua características que atendam às necessidades do público.

A marca consegue ir além das questões estéticas e é capaz de agregar algo mais profundo à solução. Por meio do Design Thinking, a empresa investe em estratégias para observar os consumidores e entender alguns aspectos relacionados a eles.

O objetivo é saber como eles interagem com os produtos e serviços que já existem no mercado e o tipo de problema que procuram resolver com eles.

Feito isso, a companhia cria alguns protótipos e mantém as observações até que chegue em um resultado compatível com as necessidades do público.

2.    Conhecer o mercado

Toda empresa, como uma confeitaria de bolo caseiro artesanal, deve entender todas as partes do seu mercado. Em relação ao público, por exemplo, é necessário identificar suas principais características, como:

  • Idade e localização;
  • Profissão;
  • Necessidades;
  • Hábitos de consumo.

A organização também precisa conhecer os seus concorrentes, para saber as soluções que eles oferecem para os consumidores, de que maneira se relacionam com eles, as estratégias de marketing que utilizam, entre outros assuntos.

Esse conhecimento de mercado também envolve outros aspectos atrelados a ele, como a situação econômica nacional, suas tendências, a renda do público, mudanças recorrentes, e assim em diante.

3.    Usar as ferramentas adequadas

Um fabricante de embalagem para hambúrguer artesanal pode utilizar algumas ferramentas para pensar em seu modelo de negócio. Mas, no que diz respeito ao lançamento de produto, essas ferramentas também podem ajudar em diferentes situações.

Você pode analisar uma proposta de valor, estrutura de custos, segmentar os clientes, analisar as fontes de receita, encontrar bons canais de divulgação, fazer boas parcerias, melhorar o relacionamento com os clientes, dentre outros recursos.

Todas essas questões juntas e bem trabalhadas definem o conceito do seu negócio, e elas não deixam passar nenhum detalhe, de modo a garantir o sucesso do lançamento de um novo produto ou serviço.

4.    Investir na criação de uma identidade visual

Assim como a marca, o produto também precisa ter um nome, logotipo e uma identidade visual marcante que seja capaz de posicioná-lo bem no mercado.

Isso envolve a escolha correta da paleta de cores, tom de voz das estratégias de marketing, design do produto e outros aspectos que correspondam às expectativas do público e entreguem uma proposta de valor.

Uma empresa de terceirização tem muito mais facilidade para trabalhar sua identidade visual do que uma empresa que trabalha com um produto físico.

Nesse caso, a identidade visual também precisa estar presente nas embalagens e elas devem seguir os padrões do negócio.

5.    Validar ideias por meio de pesquisas

Antes de criar qualquer produto ou serviço, é essencial ter certeza de que ele será procurado pelos consumidores. Para fazer isso, a organização deve fazer o que chamamos de pesquisa de validação da ideia do produto.

Trata-se de um teste que mostra qual é a ideia por trás desse lançamento e qual é o público-alvo dele.

É uma pesquisa significativa porque, por meio dela, as organizações encontram todas as informações que precisam para ajustar a nova solução e provar o seu valor para o mercado.

6.    Promover testes

Os testes são muito importantes para que o público entenda o valor dos novos produtos e serviços. Algumas soluções, como um elevador para cadeirante, são mais fáceis de compreender.

Por outro lado, se as pessoas não enxergarem no sentido do que está sendo lançado, as vendas podem fracassar e a empresa terá muitos prejuízos.

Faça uma pesquisa de mercado para apresentar a ideia a algumas pessoas que correspondam ao perfil de público-alvo do seu negócio, de modo que elas entendam os benefícios da solução.

É uma maneira que você tem para identificar se o público gosta do design, do nome atribuído à solução e de outras características dela.

7.    Investir em campanhas de marketing

Qualquer tipo de produto ou serviço, como uniforme social feminino, só chega ao conhecimento do público por meio de ações de marketing.

Assim sendo, é fundamental que você invista em anúncios em diferentes canais, principalmente na internet, por meio das redes sociais e sites de busca.

Outra estratégia que vem ganhando espaço são as parcerias com influenciadores digitais, dependendo do público do seu negócio.

Conclusão

O mercado é um ambiente extremamente competitivo, mas, ao mesmo tempo, as pessoas estão abertas às novidades.

Para chamar a atenção dos consumidores, é fundamental investir em uma boa estratégia de lançamento de produto ou serviço. É assim que os consumidores vão se conscientizar sobre a sua solução e se interessar por ela.

Neste artigo, você conheceu as principais estratégias para lançamento de produto e pôde compreender um pouco mais sobre a importância desse trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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