Como aplicar a transformação digital na sua empresa

A transformação digital já é uma realidade na maioria das empresas. Neste processo, na qual a utilização da tecnologia auxilia a melhora de desempenho e produtividade de seu empreendimento, o foco é em ampliar o alcance e explorar resultados melhores.

Esse tipo de transformação acaba afetando todos os envolvidos na empresa, e é importante pensar em como cada área é atingida, desde a equipe gestora até o cliente final, que também é beneficiado com as ferramentas da transformação digital.

Hoje em dia, um café da manhã empresarial pode ser uma excelente forma de integrar sua equipe, mas é preciso entender que o trabalho, em si, está cada vez mais além das mesas de trabalho do escritório.

No mercado de hoje, é impossível ignorar a força da tecnologia, principalmente, com o avanço da internet no dia a dia das pessoas. 

As rotinas e formas de negociar mudaram drasticamente, e qualquer empresa que pretende se manter inteira deve compreender o impacto destas mudanças.

A transformação digital nada mais é do que uma reestruturação de cada área da empresa, agilizando os processos e identificando potenciais de melhoria, aumentando a produtividade e explorando todo o potencial que as redes oferecem.

Você pode estar pensando que utilizar bancos de dados na nuvem e possuir uma ou duas redes sociais para engajamento já está colocando sua empresa nesse caminho, mas a verdade é que a transformação digital é uma função muito mais direta e radical.

Trata-se de investir em ferramentas de apoio a toda a equipe, incorporando a tecnologia como parte integrante do seu negócio.

 Além disso, trata-se de um investimento de tempo, uma vez que é preciso treinar e capacitar sua equipe para lidar com as novidades que estão surgindo.

Até mesmo elementos simples do trabalho, como um relógio ponto digital, já são avanços importantes na transformação de sua empresa.

Isso não significa que apenas empresas de grande porte podem fazer esse tipo de transformação. É preciso compreender as vantagens de estar em dia com a tecnologia e como você pode encaixar isso em seu orçamento.

É importante ter em mente que os avanços tecnológicos não são um benefício exclusivo para empresas ou áreas de tecnologia da informação. 

Uma vez que o gestor estiver focado em fazer a transformação digital acontecer, todas as áreas da empresa sentirão o impacto dessa mudança.

Por que investir nessa transformação

Nos últimos anos, o acesso a internet tem sido irrestrito e direto, com cada vez mais milhões de pessoas tendo contato constante com tecnologia, seja em computadores ou por meio de tablets e smartphones.

Tudo tem se encontrado no mundo digital, serviços de streaming e criadores de conteúdo em vídeo têm ganhado cada vez mais um espaço que pertencia a televisão e ao rádio, e páginas e blogs de notícias aos poucos se tornam competitivos contra os jornais impressos.

Hoje, algumas empresas não têm mais uma sede física, apostando no aluguel de sala de reunião por hora ou espaços de coworking para conseguir melhores resultados.

Isso porque a transformação digital gerou toda uma nova oferta de serviços e produtos, levando até mesmo lojas físicas a criarem suas contrapartes digitais para conseguir entrar no mercado.

Ao mesmo tempo, iniciativas completamente digitais têm surgido como alternativas aos métodos tradicionais, desde empresas de transporte urbano a delivery de comida e até mesmo imobiliárias que não precisam do serviço de um corretor.

Ao contratar um serviço de entrega motoboy, é possível que você consiga com muito mais facilidade usando um aplicativo próprio para isso.

Por isso, é importante compreender os motivos para você iniciar a transformação digital agora e tomar a frente neste novo mercado que ganha mais força a cada dia.

Uma melhor experiência

O perfil atual de clientes é muito mais exigente que o anterior. Isso porque com o avanço da internet, é muito fácil pesquisar e tirar dúvidas sobre o que você precisa resolver, deixando o consumidor muito mais crítico e menos suscetível a propagandas diretas.

Sendo assim, quando se tenta conquistar um cliente para sua empresa, é preciso pensar em uma experiência de consumo.

Nesse ponto, estar em dia com as ferramentas de transformação digital permite que você consiga segmentar muito mais corretamente seus seguidores.

Um cliente que precise de uma plotagem de projetos pode ganhar muito tempo realizando todo o processo digitalmente.

Assim, a experiência de compra com sua empresa torna-se um serviço personalizado, desenvolvido para atingir as expectativas de um cliente e para fidelizá-lo.

Você não só conseguirá converter muito mais vendas se estiver ligado com seu cliente de forma mais próxima, mas também acabará recebendo feedbacks positivos que podem ser divulgados pela empresa, aumentando ainda mais sua confiança dentro do mercado.

Avanços operacionais

No campo interno, a transformação digital permite uma melhoria direta nos procedimentos que a empresa possui, tornando-os muito mais eficientes e simples de fazer. 

Dessa forma, sua equipe não precisará gastar tempo e recursos com atividades repetitivas e desnecessárias.

Boa parte da mudança realizada na parte interna da empresa é a de transformar elementos offline em online. Isso funciona por meio do uso de ferramentas e aplicativos que permitem uma integração maior entre os serviços.

A transformação vai muito além de comprar um computador novo, mas mesmo essa etapa não pode ser descartada.

O home office também é uma excelente escolha nesse momento de transformação digital. 

Embora muitas pessoas ainda não vejam essa estratégia com bons olhos, trata-se de um elemento fundamental para conseguir melhores resultados na sua empresa.

Dentre os benefícios do home office, podemos destacar:

  • Economia com gastos de luz e água na empresa;
  • Melhoria na qualidade de vida dos funcionários;
  •  Sem necessidade de transporte de colaboradores;
  • Horários flexíveis que permitem maior produtividade.

Assim, você conseguirá atingir resultados muito melhores economizando e diminuindo cada vez mais os gastos da empresa.

Como iniciar essa transformação?

Para dar o passo inicial rumo à transformação digital, você precisa entender que essa mudança deve ser profunda e afetar completamente sua empresa. Não adianta iniciar a transformação em alguns aspectos e desistir em outro.

Isso porque a transformação digital apresenta inúmeros benefícios para a empresa, mas ela deve ser concluída e mantida para que estes benefícios continuem a acontecer.

Planejando sua mudança

Não adianta simplesmente atualizar seu equipamento e achar que já está transformando sua empresa digitalmente. 

O planejamento estratégico é um ponto essencial dessa mudança, uma vez que é com ele que você identificará o que deve ser feito para alcançar os melhores resultados.

Para instalar uma automação hidráulica industrial, é preciso ter todo o planejamento acertado para não passar por problemas posteriores.

Defina objetivos para sua transformação, que vão além do simples fato de querer estar em dia com a tecnologia. 

A transformação digital deve ser pensada buscando objetivos concretos, como melhorias na produtividade, uma melhor experiência para o usuário final, entre outros.

É no planejamento que você criará a rotina de transformação, seja na aquisição de novos equipamentos ou no treinamento e desenvolvimento de pessoal, para que todos estejam prontos para esta nova fase.

Infraestrutura

A infraestrutura é uma etapa primordial da transformação digital. Você precisa pensar em todas as necessidades de sua empresa para entrar nesta nova fase, desde softwares e equipamentos até serviços como armazenagem em nuvem.

Muitas vezes, sua equipe não está preparada para conseguir pensar nos melhores e mais importantes equipamentos para transformar seu trabalho.

 Assim, o ideal é buscar uma consultoria profissional para garantir uma boa tomada de decisão.

Mudando o pensamento corporativo

Um elemento importante da transformação digital não diz respeito a computadores e sistemas, mas sim ao mindset de sua equipe de gestão. As atitudes e pensamentos dos gestores deve ser o primeiro ponto a mudar para alcançar a transformação.

Isso porque você deve fazê-los compreender os motivos de realizar essa mudança em primeiro lugar. Não existe um motivo para fazer uma mudança só porque o mercado está dizendo que você deve fazer essa mudança.

Identifique dentro de sua equipe de gestão todos os benefícios que podem ser extraídos dessas ações, para que eles consigam passar a equipe operacional e aos poucos a cultura da empresa compreenda as vantagens desse cenário.

Assim, sua equipe de gestão patrimonial deve estar tão engajada quanto você e o resto do time para conseguir melhores resultados.

Assim, você conseguirá identificar os próximos passos com muita facilidade, permitindo que os processos se adéquem com mais rapidez e assertividade.

Evite atalhos

Realizar uma transformação digital deve ser um conceito complexo e profundo. Não maquie seu negócio com uma aparência digital, mas sem reais mudanças no comportamento e na forma de trabalhar.

Muitos gestores, por não compreender a necessidade de mudança, acabam fazendo um serviço que perde o foco do real propósito e acaba não trazendo os resultados desejados, muitas vezes até mesmo atrapalhando mais do que ajudando.

Considerações finais

A transformação digital é um marco necessário no mercado, não porque outras empresas estão fazendo isso, mas porque hoje é impossível estar fora da internet.

Por isso, ao adaptar sua empresa e utilizar as ferramentas digitais a seu favor, você acaba evoluindo o trabalho que está sendo realizado e cria novas e importantes funções no dia a dia de seu trabalho. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *