Design gráfico: conheça x melhores programas para seu site

O design gráfico é muito importante para um site, principalmente levando em conta que as atuais estratégias de divulgação e comunicação com os clientes também dependem desse canal.

É essa área de produção gráfica que é responsável pelos desenhos, imagens, animações, diagramações e outros elementos comunicacionais dentro do site, o que tem feito com que seja cada vez mais importante para o marketing digital.

Aliás, quando falamos em comunicação, publicidade e marketing, logo nos lembramos do design gráfico. Ele não é nenhuma novidade dentro dessas estratégias, porém, tem se destacado muito por meio delas.

Para usar as melhores ferramentas e fazer um bom trabalho, primeiro precisamos entender os principais conceitos dessa área. Aí sim, todo o esforço vai cumprir o seu papel e enriquecer a comunicação entre a plataforma e o visitante.

No marketing digital, de modo geral, as artes gráficas são fundamentais, o que inclui outros canais, como as redes sociais. Imagine, por exemplo, visitar uma página na web e encontrar apenas textos e nada mais. Seria estranho, não é mesmo?

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de design gráfico, como ele pode ajudar um site a se desenvolver, sua importância para os sites organizacionais, bem como os programas mais usados. Acompanhe!

O que é design gráfico?

Essa área não é recente e existe há muito tempo, antes mesmo de surgir o termo “design”. Desde a pré-história, a humanidade desenvolve meios de registrar ideias visualmente, e um exemplo disso são as artes primitivas.

Ao longo do tempo, essa necessidade evoluiu suas técnicas e vários profissionais foram surgindo. Mas o trabalho que conhecemos hoje, e que é aplicado em sites, flyer digital e banners, surgiu em meados do século XX.

Antes disso, os profissionais eram voltados para criação de layout, tipógrafos, artistas de desenhos e letras, dentre outros. Dentro de um longo percurso de evolução surgiu o designer gráfico, que permite que as marcas se comuniquem por meio de opções, como:

  • Desenhos;
  • Imagens;
  • Diagramação;
  • Animações;
  • Textos;
  • Códigos.

Existem diversas outras opções que fazem do design gráfico o que ele é hoje: um trabalho de criação e seleção que consegue transmitir qualquer tipo de mensagem ou ideia.

Então, podemos observá-lo em todos os lugares, como logotipos de marcas, jogos, embalagens, símbolos e, claro, nos sites, tudo isso por meio de diferentes possibilidades, como a plotagem a2.

Contudo, para os sites institucionais, ele é importante porque transmite a essência da empresa usando recursos visuais, como as imagens, criação de logomarca, escolha de fontes e cores, além de todo recurso necessário para compor essa plataforma.

Ele ajuda o site compondo um layout simples e objetivo, capaz de atrair e fidelizar os clientes da empresa, além de facilitar sua usabilidade.

Só que tudo isso envolve um estudo detalhado sobre os objetivos da empresa, considerando, também, as necessidades do público-alvo. É com base nessas informações que toda a identidade gráfica é construída de maneira personalizada.

Então, o site passa a ser desenvolvido para que ele integre uma identidade visual que estimule o vínculo entre a marca e os consumidores.

Se for marcante, vai fazer com que o público reconheça a empresa e se lembre do site dela sempre que precisarem de informações ou quando quiserem comprar algum produto ou serviço que ela vende.

Agora que você já entende o conceito de design gráfico e como ele ajuda a desenvolver um site, no próximo tópico, vamos mostrar a importância dele para o portal de uma empresa de pintura predial e muitas outras.

Importância do design gráfico para sites corporativos

O uso do design gráfico nos sites das empresas traz vantagens que explicam a sua importância. Por exemplo, por meio dele, é possível atrair mais clientes.

Trata-se de um investimento necessário que acompanha as exigências dos consumidores no momento de escolher com quem vão fechar negócio.

O mercado está abarrotado de ofertas, então os clientes tendem a escolher as marcas mais notáveis e com mais credibilidade, e uma das formas de perceber isso é pela identidade visual.

O design gráfico vai fazer com que o site da companhia desperte o interesse do visitante, levando-o a comprar seus produtos e serviços. Portanto, também é uma estratégia para obter bons resultados.

Consequentemente, há um aumento no faturamento, visto que os investimentos neste trabalho resultam em lucros. Só que isso só vai acontecer se você contratar um bom profissional de comunicação visual, capaz de passar credibilidade aos seus clientes.

Além disso, quando um usuário pesquisar, por exemplo, sobre notebook novo, vai se deparar com sites que vão atraí-lo de forma criativa e inovadora, indo além da disputa à base de precificação competitiva.

É uma forma de se diferenciar da concorrência, por exemplo, criando uma loja virtual com design exclusivo, longe de padrões manjados, agregando mais valor à sua marca.

É exatamente isso que vai aumentar o reconhecimento do seu negócio no mercado, uma vez que ele será mais impactante, transmitirá um forte conceito, o que aumenta a segurança do público em relação à empresa.

Quando o cliente nota que a companhia se preocupa em cuidar bem de sua marca, logo entende que ela também oferece produtos e serviços de qualidade.

Por outro lado, sem o design gráfico, ela passa a ser mal representada, não tendo um conceito bem definido, e com isso fica impedida de transmitir os seus valores. Mas, acredite: isso afeta e muito sua credibilidade.

Para que a marca tenha acesso a todas essas vantagens, tanto o site quanto os rótulos em inglês de seus produtos dependem de boas ferramentas de design gráfico, e vamos ver algumas delas no próximo tópico.

Principais ferramentas para design gráfico

Existem vários programas que podem ser usados para desenvolver o trabalho de design gráfico de um site, e dentre os principais temos:

1. Grunt

O Grunt é um executor de tarefas muito útil para os web designers, visto que auxilia na construção do site. Ele auxilia em processos que podem ser muito repetitivos e que por isso acabam demandando mais tempo na rotina de trabalho.

Ao elaborar o site de uma empresa de etiquetas adesivas personalizadas, por exemplo, o web designer se depara com muitos processos semelhantes.

No entanto, com o uso dessa ferramenta, diversas etapas são automatizadas, tornando a produção mais rápida e eficiente.

2. Canva

O Canva é um programa gratuito e de fácil uso, podendo ser inteiramente operado pela internet. Isso significa que o usuário não precisa instalar nada em seu computador.

Também é uma boa alternativa para os profissionais que estão começando agora, podendo criar ilustrações para papel de parede para escritório, sites e outras necessidades.

Esse software possui cerca de 10 milhões de usuários em mais de 190 países. Ele oferece layouts gratuitos que podem ser aplicados aos sites, e com isso, alavancar as estratégias de marketing digital de uma marca.

3. Adobe Photoshop

O Adobe Photoshop é o programa de edição de imagens mais usado no mundo todo. Por meio dele, é possível editar e tratar fotos e imagens editoriais, e também ter acesso a algumas funções de programas vetoriais.

Com o Photoshop, o designer ainda consegue criar layouts, corrigir cor e brilho, fazer animações e montagens de fotografias, dentre outras possibilidades,

Isso é aplicável tanto na elaboração de um site quanto de outros recursos de campanhas, como folhetos e sacolas ecobag personalizadas.

4. Adobe Illustrator

Este é o programa com aplicação de vetores mais usado no mundo todo, isso porque ele é o aplicativo mais eficiente para esse tipo de atuação.

Uma de suas maiores vantagens é o fato de poder ser integrado a outros softwares do Adobe, como o Photoshop.

Dessa forma, o designer gráfico consegue criar layouts de sites, mas também banners, cartões, revistas, publicações para redes sociais, jornais, informativos, entre outros.

5. Corel Draw

Trata-se de um software que cria imagens vetoriais, e é uma boa alternativa para o Adobe Illustrator. É indicado para designers iniciantes, pois é um programa fácil de ser usado e de custo mais baixo em relação a outros.

Por meio dele, é possível criar banners, layouts, cartões, ilustrações, folhetos e muitas outras possibilidades.

Conclusão

Ter um site é uma necessidade hoje em dia, mas ele precisa ser trabalhado de modo que atraia e agrade os visitantes. É assim que sua empresa vai construir sua autoridade de marca e, com isso, aumentar a sua credibilidade.

O que vai realizar esse trabalho é o design gráfico, e neste texto você pôde entender o quanto ele é importante para a plataforma do seu negócio na web.

Com as dicas de programas que demos aqui, temos certeza de que o seu site será desenvolvido com os melhores recursos e trará excelentes resultados para a sua empresa. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *