Dicas de marketing de comércio eletrônico para iniciantes em 2021

Com uma quantidade imensa de ferramentas de marketing ao seu alcance, distinguir entre os vários tipos de ideias de marketing de e-commerce pode ser opressor. Este artigo vai te mostrar ideias do que é exatamente o marketing de e-commerce e como usar os canais de marketing mais valiosos da atualidade para conquistar clientes.

O que é  marketing de comércio eletrônico?

O marketing de comércio eletrônico usa várias práticas para direcionar os clientes à sua loja online e aumentar o conhecimento sobre seus produtos e marca.

Você pode atrair clientes com mídia social, campanhas de e-mail, conteúdo digital e muito mais. Descreveremos cada estratégia de marketing de e-commerce em detalhes, mas primeiro, vamos nos aprofundar na construção dessa estratégia.

O que é uma  estratégia de marketing de comércio eletrônico?

A estratégia de marketing de comércio eletrônico é um plano de negócios online para alcançar consumidores e transformá-los em clientes. É uma  abordagem de longo prazo que se baseia nas metas e objetivos de marketing de uma loja online.

Para desenvolver sua estratégia de marketing de e-commerce, você precisa:

Estabeleça metas ou defina o que deseja alcançar

Por exemplo, aumente o número de visitantes do site ou a quantidade de vendas online. Seu objetivo deve ser alcançável e mensurável.

Divida sua estratégia em etapas acionáveis 

O que você vai fazer para atingir seu objetivo? Por exemplo, se você deseja aumentar o número de visitantes do site, convém trabalhar em seu SEO, promover sua loja nas redes sociais ou em campanhas por e-mail.

marketing de e-commerce

Como posso aprender marketing de comércio eletrônico?

Quando você está apenas começando, tudo relacionado ao marketing de e-commerce parece estar além da sua cabeça. Felizmente, qualquer pessoa pode aprender os fundamentos do marketing. Temos alguns recursos para tornar isso mais fácil para você:

Como posso promover meu negócio de comércio eletrônico?

O marketing para  e-commerce pode assumir várias formas. Explicaremos alguns métodos fáceis que qualquer pessoa pode usar para direcionar o tráfego para seus negócios e produtos.

Dicas de marketing de conteúdo para iniciantes

O marketing de conteúdo é criar e compartilhar conteúdo valioso gratuitamente para chamar a atenção dos clientes para um produto ou serviço.

Os formatos mais populares desse tipo de conteúdo são postagens em blogs e vídeos. Por exemplo, uma loja de relógios pode compartilhar uma postagem de blog sobre a escolha de relógios à prova d’água. Um professor de ioga pode enviar um vídeo no YouTube que explica a rotina matinal de ioga.

Você também pode criar outros tipos de conteúdo, como impressões, e-books, até mesmo webinars e podcasts.

Não importa o formato que você escolher, seu conteúdo deve ser útil para o seu público-alvo. Se o seu vídeo ajudar, educar ou entreter clientes em potencial, eles verão como um especialista em seu nicho. Isso, por sua vez, aumenta a chance de eles comprarem de você.

Ao criar conteúdo para promover sua loja, certifique-se de:

  • responder às perguntas dos clientes sobre seu produto ou setor
  • melhorar a classificação do seu site nos motores de busca

O Google e outros mecanismos de pesquisa não encontram seu conteúdo automaticamente quando você publica. Veja o que você pode fazer para garantir que seu conteúdo melhore a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa:

Identifique as principais palavras-chave que as pessoas usariam para encontrar seu produto ou para pesquisar seu setor. Você pode usar várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Google Keyword Plann.

Compartilhe seu conteúdo com links para seu site em fóruns, sites e páginas de mídia social relacionadas aos seus produtos. Os links criam conexões para os mecanismos de pesquisa e fazem com que as pesquisas que incluem sua loja tenham uma classificação mais elevada nos resultados.

Tenha pelo menos 600 palavras de conteúdo em cada página do seu site para fornecer os detalhes que são indexados pelos mecanismos de pesquisa. No entanto, não adicione conteúdo apenas por fazer. Sempre pense em seus clientes. Escreva sobre o que eles estão interessados ​​e o que querem saber sobre o seu produto.

Crie uma página de perguntas frequentes em seu site com respostas a alto volume de pesquisas de palavras – chave de cauda longa para levar os usuários a seu site.

Habilite botões de compartilhamento social para serviços como Twitter e Facebook dentro de sua loja para ajudar na sua visibilidade. Quanto mais visibilidade sua loja tiver nas redes sociais, mais tráfego orgânico você poderá gerar.

Existem muitas dicas de marketing que podemos implementar em nosso e-commerce, e com certeza utilizando algumas dicas desse artigo vamos conseguir os melhores resultados.

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