Ebook: saiba como gerar leads e construir relacionamento através dele

Praticamente todas as empresas que visam um crescimento sustentável procuram maneiras de dar vida nova às suas técnicas de geração de leads. As companhias mais inteligentes entenderam que fornecer algo de valor, como um ebook, pode ser uma ótima estratégia.

Mas, por que usar essa ferramenta em específico para atrair potenciais clientes e ter a boa possibilidade de convertê-los? A seguir, veja os principais argumentos para a sua equipe de marketing adotar essa estratégia.

Como gerar leads através dos ebooks

Sabe quando você vai ao supermercado e vê aquelas barracas com amostras para experimentar? Ou um flyer digital, quando você vai na farmácia e são oferecidos descontos justamente naquele produto que você sempre adquire?

Esses são exemplos de estratégias de marketing que atraem os clientes, fornecendo uma relevância imediata por um pequeno investimento por parte dos clientes.

Ao se apresentar como uma empresa que se importa com seus clientes, em troca de uma ligeira consideração, essas marcas dizem aos consumidores que sabem que têm produtos valiosos a oferecer e estão dispostos a provar isso por meio dessas ações.

Quer sua empresa venda serviços ou produtos, como um notebook novo, você pode fazer o mesmo com sua estratégia de conteúdo de marketing digital.

Como oferecer ebooks como uma amostra, um brinde ou aquele extra que fará diferença caso o cliente adquira por um valor meramente simbólico.

Os ebooks são ferramentas de marketing exclusivas uma vez que são uma maneira mais criativa de abordar os produtos para os clientes. 

Ou seja, esses livros digitais geralmente existem para dar experiência ou entretenimento, e não para elencar os produtos em suas páginas de forma tão direta.

Por exemplo, pense em uma empresa que vende etiquetas adesivas personalizadas. É possível criar um ebook contando os benefícios de se adquirir esse tipo de produto, mas sem falar de forma tão escrachada sobre sua marca?

De uma perspectiva de marketing, esse tipo de insight para a estratégia de atração e retenção de clientes se encaixa em uma categoria muito importante: a de oferta de conteúdo exclusivo ou premium.

Essa categoria, de forma bastante atrativa, tem o objetivo de conseguir o preenchimento de dados desses potenciais clientes em troca de um conteúdo informativo, bonito e que de fato agregue valor.

Isso pode ser oferecido gratuitamente ou, em alguns casos, como um adendo interessante em um pacote pago. Aí depende mesmo é da sua estratégia, porém, ambas podem funcionar.

Os ebooks são, portanto, um método excelente, duradouro e propício para aproveitar e contar sua história. Mas por que isso é importante? 

Porque, geralmente, o espaço para fazer isso em um blog, redes sociais ou qualquer outro canal acaba não ficando tão atrativo, e o seu storytelling se reduz muito. No entanto, com um ebook que chame atenção, isso se torna mais factível.

Um conteúdo bem escrito por meio desses livros digitais faz com que os clientes em potencial considerem sua empresa muito útil e se torne referência no assunto de interesse.

Dessa forma, se atinge um dos principais objetivos para os bons profissionais de marketing, que é gerar bons e qualificados leads enquanto você constrói a reputação de sua marca.

Por isso, o marketing de conteúdo é tão valioso, sobretudo quando o ebook é considerado na estratégia. Vale a pena até alugar uma cabine de estudo individual somente para entender as vantagens de incluir os livros digitais em seus esforços de marketing.

Mas, quais são os benefícios de um ebook?

Os ebooks são tão importantes para uma estratégia de marketing porque eles podem desempenhar o papel de uma espinha dorsal.

Isto é, com este tipo de ferramenta, é possível embutir todo o seu valor de marca e a sua expertise sem precisar fazer aquele “papo de venda” propriamente dito. 

Isso é fundamental porque o potencial cliente se sente mais valorizado, e não apenas um mero consumidor.

1 – Abordagem menos invasiva

As pessoas são bombardeadas com publicidade muito direta atualmente por meio de banners e anúncios pagos que pipocam na frente do computador. Claro que pode funcionar, mas fazer apenas isso não é o ideal.

Os leads, de forma geral, resistem muito quando sentem que a marca está sendo muito direta. Para alguns pode funcionar, porque são consumidores que estão procurando exatamente aquilo.

Mas com tantas opções online dos mais variados produtos e serviços, pode ser difícil encontrar potenciais clientes tão decididos assim nos tempos atuais. 

Os ebooks são uma abordagem bastante sutil de marketing, permitindo que os clientes em potencial encontrem você e seus produtos, e não o contrário.

2 – Produção mais acessível

Outro grande benefício é que esses conteúdos também são acessíveis para produzir. 

Por muito menos do que o custo de um anúncio de página inteira em uma revista impressa, com algum reconhecimento e rótulos em inglês, sua empresa pode contratar um redator, fazer um bom design e publicar um ebook que gere muitos leads.

Afinal, esses materiais de leitura não precisam ter centenas de páginas, como um livro. Na verdade, para uma estratégia com um ebook, 25 a 50 páginas são o suficiente para passar uma boa mensagem e garantir leads qualificados.

No entanto, a melhor parte de criar ebooks é sua vantagem tecnológica simples e já bastante consolidada no mercado.

Algumas dicas que irão facilitar na hora de pensar em como montar e escrever o ebook, seja para locação de espaço comercial ou qualquer outro negócio que você esteja envolvido, são:

  • Cuidado com o tamanho: nem um post, nem uma bíblia;
  • Seja criativo e chamativo na capa e primeiras páginas;
  • Não force a barra nas promoções para venda;
  • Lembre-se: qualidade é o principal em um bom material.

Ademais, é muito conveniente nesse tipo de estratégia colocar botões que facilitem e chamem atenção para os clientes em potencial. Ao ser intuitivo, a experiência do usuário é fluida e isso é essencial para qualquer jornada de consumidor na internet.

3 – Facilidade na mensuração do ROI

Além disso, por meio dos ebooks é possível saber quantas pessoas se interessaram e clicaram nos botões contidos no conteúdo. 

Assim, fica fácil determinar uma questão importante para qualquer equipe de marketing hoje em dia: o ROI, conhecido como o retorno sobre o investimento.

Ou seja, o quanto valeu a pena fazer esse ebook em termos de esforços e recursos de marketing? Isso é possível analisar ao entender se houve interesse e se houve conversão de vendas através dessa ferramenta.

Como converter e ainda construir reputação de marca?

Obviamente, não valeria a pena investir tempo e dinheiro para fazer um ebook se as pessoas não conectarem o conteúdo valioso à marca da sua empresa.

Para garantir que os leads sejam incentivados a não só gostar do conteúdo como conhecer mais do que você faz, o que você vende e por que é importante conhecer sua companhia, é necessário focar na capacidade deste ebook para melhorar a imagem da sua empresa.

Por exemplo, se os logotipos de sua empresa que faz plotagem a2 e seus diversos produtos já são confiáveis ​​e reconhecidos, use-os na capa e ao longo das páginas do seu e-book. 

Lembre-se que a identidade visual, que vá de acordo com o padrão da marca, é essencial para gerar engajamento.

Se a empresa for menos conhecida entre o seu público-alvo, tente mostrar o valor de sua marca ao se conectar mais com o potencial cliente do que estampar seu logotipo e seus produtos logo de cara.

Portanto, não se apresse, uma vez que angariar clientes pode ser inimiga e uma estratégia nada efetiva. Por exemplo, se a sua companhia faz banco de plástico para jardim seria bom chamar atenção de pessoas que gostariam de ter esse item em suas casas.

Por meio dessa técnica, isso é plenamente possível. Vamos lá: você poderia escrever sobre a beleza e o diferencial de comprar esses bancos para esse espaço em sua casa.

Certamente, há diversas pessoas procurando esse tipo de conteúdo na internet, e o seu pode ser um facilitador e chamariz para o que a sua empresa oferece.

Os ebooks geralmente fazem parte da estratégia de Inbound Marketing, que objetiva uma relação de longo prazo com os leads a fim de nutri-los ao longo do tempo nas etapas de prospecção e venda, de forma natural e praticamente sem compromisso.

Então, quem gostar do conteúdo que você produzir durante esse relacionamento, certamente se tornará um fã da sua marca, valorizando a reputação que você construiu.

Enquanto grande parte das empresas focam apenas no curto prazo, jogando dinheiro em mídia paga atrás de anúncios muitas vezes aleatórios, sua empresa pode progredir fornecendo um produto informativo que realmente traz leads.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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