Endomarketing: conheça mais sobre esse tema

Algumas pessoas já ouviram falar de endomarketing, e outras é provável que tenham conhecido essa estratégia com outro nome, como “marketing interno” ou “comunicação interna”. Mas, em geral, o objetivo é o mesmo: ações voltadas para a sua equipe.

Em resumo, o endomarketing nada mais é que um conjunto de iniciativas que visam melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores. Com isso, temos uma equipe muito mais motivada, o que reflete no aumento da produtividade e redução do turnover.

No entanto, há muitas outras vantagens da estratégia, por esse motivo, o artigo de hoje vai mostrar mais sobre esse tema, para que você conheça o que é o endomarketing.

O que é o endomarketing?

O endomarketing consiste em uma estratégia de marketing institucional voltada para ações dentro da sua empresa. 

Por exemplo, quando pensamos no uso de crachá de identificação e uniforme, isso é uma campanha de endomarketing.

A intenção da estratégia é melhorar a imagem da sua empresa entre os colaboradores, para que eles se sintam mais empenhados, motivados e importantes. O resultado é um significativo aumento da produtividade e redução do turnover (índice de rotatividade).

Hoje em dia, sabe-se que é preciso trabalhar de dentro para fora. Afinal de contas, os colaboradores têm uma forte influência na empresa, já que eles possuem contato diário com todas as atividades, processos e clientes.

Sendo assim, os colaboradores estão muito mais aptos para opinar e influenciar as pessoas a respeito da marca.

Assim, se uma empresa de motoboys trata bem seus funcionários, garantindo segurança e qualidade na atividade, é bem provável que os motoqueiros vão realizar um bom trabalho, o que ajuda a melhorar a reputação do negócio no mercado.

No entanto, se eles se sentem desmotivados, o resultado é o oposto. Com isso, você acaba perdendo clientes e comprometendo a imagem da empresa.

Se levarmos em conta a grande competitividade do mercado, ter a sua marca “manchada” pode ser extremamente prejudicial e até mesmo, levar ao fechamento do seu negócio.

Quais as vantagens do endomarketing para sua empresa?

O endomarketing vai muito além de usar um cartão de ponto digital na sua empresa. 

Ele também envolve campanhas de motivação e humanização da rotina de trabalho, por esse motivo, ele é imprescindível para as atividades contemporâneas.

A seguir, trouxemos algumas das principais vantagens do endomarketing para a sua empresa. 

Maior motivação dos colaboradores

O endomarketing contribui para que os colaboradores se sintam mais motivados no trabalho, já que a empresa se mostra aberta às ideias, sugestões e melhorias que os funcionários podem oferecer.

Aliás, a motivação das equipes aumenta significativamente quando elas percebem que estão em um ambiente preocupado com a qualidade e o bem-estar.

Assim, o seu funcionário deve se sentir à vontade para falar de uma falha na catraca de acesso, por exemplo, e não se sentir repreendido. 

A falta de motivação causa vários problemas, incluindo doenças psicológicas, como o burnout, ansiedade e depressão, além de afetar diretamente a sua empresa.

Maior produtividade

A produtividade é uma consequência direta da motivação no trabalho. Por isso, as empresas que aplicam o endomarketing tendem a ganhar reconhecimento no mercado, além de alcançarem maior lucratividade.

Afinal de contas, quando os colaboradores se sentem satisfeitos com o local de trabalho, eles executam melhor suas atividades, adotando atitudes mais proativas e garantindo melhores resultados.

Menor turnover

O turnover ou índice de rotatividade, é quando a sua empresa sofre com constantes saídas de funcionários, o que acaba prejudicando a produção e a execução das atividades. Inclusive, corre-se o risco de perder ótimos colaboradores.

Imagine, por exemplo, uma escola infantil integral que troca constantemente seus professores. Isso irá prejudicar o ensino dos alunos e como consequência, a imagem da instituição escolar também pode ser negativa.

Quando o colaborador percebe que está em um ambiente de trabalho que preza pelo seu bem-estar, poucos estão dispostos a sair da empresa.

Afinal de contas, eles levam em consideração não só o salário, mas a qualidade do local, os benefícios e os valores compartilhados.

Como consequência, tem-se funcionários mais leais e comprometidos com a empresa.

Como aplicar o endomarketing na sua empresa?

Diante de todas essas vantagens do endomarketing, dá para perceber o porquê as empresas estão investindo cada vez mais em estratégias de comunicação interna.

Vale dizer que muitas marcas são reconhecidas justamente pela qualidade e bem-estar que oferecem aos funcionários. Por isso, vemos alguns processos seletivos tão competitivos.

Abaixo separamos algumas dicas de como aplicar o endomarketing na sua empresa:

1 – Comunique-se com eficiência

A essência do endomarketing é a comunicação. Sendo assim, é importante saber como transformar informações estratégicas da empresa em algo que os colaboradores compreendam e queiram consumir.

Pense que os seus funcionários são os primeiros clientes do seu negócio.

Portanto, se você quer elaborar um flyer de festa de final de ano, deve saber como produzir um material atrativo e que informe objetivamente os colaboradores.

É a partir de uma comunicação de qualidade que a cultura organizacional é aprimorada, moldando o comportamento dos funcionários e fornecendo uma visão holística do seu negócio. Assim, os valores da empresa são internalizados pelos colaboradores.

Sendo assim, a comunicação é a grande responsável por fazer com que as equipes “vistam a camisa” e se empenhem em prol da empresa. 

Além disso, ela também:

  • Diminui os conflitos no trabalho;
  • Orienta melhor a execução de tarefas;
  • Evita retrabalhos por falta de informações;
  • Estimula o diálogo entre todos os departamentos.

A comunicação faz com que os colaboradores se sintam cada vez mais úteis e fundamentais para o seu negócio. 

Assim, é possível aproveitar os benefícios do endomarketing e contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável.

2 – Faça palestras e eventos motivacionais

Para aumentar ainda mais a motivação da sua equipe e contribuir com o crescimento pessoal dos colaboradores, vale a pena investir na realização de palestras e eventos, com foco no aprimoramento profissional e desenvolvimento individual.

Essas palestras tendem a acrescentar conteúdos positivos aos funcionários, dando a eles uma base maior para encarar o mercado de trabalho e as demandas.

Uma dica é procurar um catálogo de empresas especializadas em desenvolvimento profissional e pessoal, para chamar convidados especialistas no assunto.

3 – Aplique pesquisas de satisfação com os colaboradores

A melhor maneira de aplicar o endomarketing é ouvindo os colaboradores. Afinal de contas, a estratégia é voltada para melhorar o ambiente de trabalho, então, nada mais justo do que saber quais são as críticas, sugestões e ideias dos funcionários.

Uma maneira muito eficiente de descobrir essas informações é por meio das pesquisas de satisfação. Você pode permitir que os colaboradores respondam anonimamente, para retirar qualquer medo de represália.

Outra forma é fazer pesquisas mais pessoais. Você pode juntar alguns funcionários em uma sala de reunião pequena e perguntar como eles estão se sentindo, se há reclamações, elogios, sugestões, entre outros.

Ao compreender as necessidades dos colaboradores, as ações de endomarketing podem ser mais estratégicas e assertivas, contribuindo para melhorar o clima organizacional.

4 – Promova iniciativas de integração

O endomarketing também tem uma relação direta com o sentimento de equipe. Afinal, em todo tipo de trabalho, os colaboradores precisam operar em conjunto, em prol da empresa.

Por esse motivo, uma boa maneira de melhorar esse “espírito” do trabalho em conjunto é por meio das iniciativas de integração.

Aqui, vale a pena contar com a ajuda do RH (Recursos Humanos), para a elaboração de campanhas, eventos, dinâmicas em grupo e outras atividades para as equipes.

5 – Ofereça perspectivas de crescimento

Os funcionários se sentem mais empenhados no trabalho quando sabem que podem ser bem recompensados, seja em termos de benefícios ou mesmo pleiteando um cargo mais alto na empresa.

É importante mostrar aos colaboradores que eles não precisam ficar estagnados, mas que há chances de crescimento. Inclusive, essa é uma boa estratégia para identificar lideranças na empresa.

No entanto, não torne o ambiente de trabalho extremamente competitivo, pois isso pode ter um efeito negativo sobre os colaboradores, deixando-os estressados e aumentando o número de conflitos internos.

Portanto, o endomarketing é uma estratégia essencial para o sucesso das empresas. Afinal, ele trabalha de dentro para fora, contribuindo para que a reputação do seu negócio seja bem vista, justamente porque os colaboradores se sentem confortáveis e motivados.

O artigo de hoje trouxe algumas das principais vantagens do endomarketing para o seu empreendimento, mostrando o quanto ele pode ser benéfico para os lucros, reconhecimento e crescimento da empresa.

Além disso, com as dicas acima, você pode incorporar facilmente o endomarketing na sua rotina, em busca de resultados incríveis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *