Link Building: saiba mais sobre essa estratégia e seus benefícios

A tecnologia avança cada dia mais, e com a chegada da era digital e a revolução da internet, se tornou comum que muitas pessoas e empresas investissem no marketing e vendas online. Hoje, entenderemos o que é link building e como ele afeta o seu negócio.

As pessoas estão boa parte do tempo conectadas, mostrando-se clientes em potencial para qualquer empresa que faça um bom trabalho de marketing no meio digital, atingindo o público-alvo e criando conteúdo para atrair cada vez mais novos clientes.

Pensando nisso, as organizações começaram a investir no comércio via internet e entender as novas vontades e interesses das pessoas, tendo que se reinventar para continuarem relevantes para o mercado, seja em ambiente coworking ou uma loja de informatica notebook.

Porém, com tantas organizações buscando atender os interesses dos consumidores, mais comum se tornou as estratégias e práticas atuais, fazendo com que as empresas tivessem de pensar em novos métodos dos clientes as encontrarem.

Essa ideia partiu principalmente em formas de se tornar mais relevante e conceituada em meio a um mercado competitivo e difícil, lembrando até mesmo as feiras de troca de tempos mais antigos, onde todos estão tentando chamar a atenção dos clientes ao mesmo tempo.

Independentemente se o foco do seu negócio seja a entrega de documentos de motoboy para empresas ou venda de canecas personalizadas, uma forma encontrada para se criar mais autoridade em meio a tantas empresas foi a utilização da prática de link building.

Para que não fique dúvidas sobre o que é link building, como funciona a estratégia de negócios e porque você precisa adotá-la em sua empresa, acompanhe a leitura deste artigo.

O que é e para que serve o link building?

De forma objetiva, o link building é uma estratégia de negócios que tem como objetivo construir uma rede de links de ótima qualidade para que aumente a sua autoridade perante o público e mecanismos de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo!.

Tais links podem estar relacionados tanto com os que estão dentro do site quanto os que estão fora.

Porém, a prática tem como principal finalidade atingir os links externos e que são conquistados através de outros sites, desde um mobiliario urbano em sao paulo até outros com menor relação ao seu negócio.

Esses links irão ranquear o seu site nos mecanismos de busca, como já dito anteriormente, e tentarão te colocar o mais próximo possível da primeira página do Google, proporcionando mais autoridade. 

Dessa forma, se torna mais fácil que o seu site seja encontrado em uma busca.

Pense na quantidade de vezes que você comprou em algum site que estivesse depois da primeira página de resultados, como na segunda ou na terceira. Quanto mais distante da primeira página, mais difícil de encontrar o seu site e menos às pessoas o visitam.

Porém, independentemente se você é uma empresa de demolicao com retroescavadeira ou trabalha em um escritório de contabilidade, o link building traz alguns benefícios como melhorar a experiência do usuário enquanto navega no mundo da internet.

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, não é só alimentar os sites com qualquer tipo de link que imediatamente começará a ter um bom ranqueamento no Google. Links de qualidade são necessários, e é sobre isso que discutiremos a seguir.

A importância do link building

Quando pensamos no impacto que essa estratégia pode ter no mercado, alguns elementos devem ser elencados para que o conceito seja totalmente aplicado. Eles são:

  • Entendimento dos mecanismos de pesquisa;
  • Criação de links de qualidade;
  • Boas parcerias com sites com autoridade;
  • Geração de conteúdo relevante para o seu público.

Leve em consideração que os links são um conjunto de textos, vídeos, imagens e conteúdos que chamam a atenção do lead ou visitante, que quando bem construídos, ajudam os mecanismos de pesquisa a priorizar e classificar o seu site com essa estrutura.

Seja um site de uma grafica online atual card ou de venda de camisetas, o Google e outros mecanismos irão segmentar as buscas e filtrando, separando por categoria, relevância, estrutura, entre outros exemplos.

Quando havia menos sites na internet, era mais fácil realizar um ranqueamento. 

Mas, nos dias atuais, essa tarefa tornou-se muito mais difícil de realizar, sendo necessário algumas estratégias, como o link building, para ser justo com os que têm mais relevância e são mais buscados.

Em outras palavras, a rede de links serve como orientadores e dizem para os mecanismos de pesquisa, ou seja, para os robôs, que sempre estão rastreando os índices e formas que os dados são apresentados dentro desses sites.

Porém, assim como uma balanca comercial agricola precisa de equilíbrio, deve acontecer o mesmo quando se pensa na estrutura do seu site.

Como construir uma rede de links eficiente

Algumas dicas podem ser a diferença entre criar uma boa rede de link building de muito sucesso, ou a falta delas pode se tornar o seu fracasso. Estudar e se aprofundar em como funciona o sistema como um todo é muito benéfico para o seu negócio.

Assim como a destruicao documentos pode acabar prejudicando muito a sua empresa, criar uma rede de links falha e pouco eficiente também não te impulsionará. 

Portanto, confira agora algumas dicas que podem ser úteis para você e sua organização no momento de fazer o link building:

1 – Importância dos links externos

Como dito anteriormente, a prática e estratégias da construção de link building pode se utilizar tanto de links externos quanto os internos do site. No entanto, os links que vem de fora sempre são mais recomendados e melhor ranqueados pelos mecanismos de pesquisa.

Ou seja, quanto mais o link do seu site estiver em outros, mais o Google irá te recomendar para pessoas que te procuram e melhor irá te ranquear em uma busca.

Em outras palavras, você dá mais credibilidade quando um vendedor fala sobre seu produto ou quando um amigo próximo te recomenda?

Portanto, independente se seu site é de tecnologia, processos jurídicos ou de uma grafica de impressao digital, busque sempre trazer um bom produto ou serviço para ser indicado por outras empresas, não somente a sua.

2 – Faça parcerias com autoridades no assunto

Quando o assunto é link building, qualidade sempre será muito mais importante do que quantidade. É muito melhor para o seu negócio ser direcionado por empresas que são autoridades no assunto do que por várias companhias melhores.

Os buscadores e mecanismos de pesquisa atuais levam isso em consideração na hora de ranquear o seu site, ou seja, se grandes organizações têm seu link dentro do site delas é porque você é importante, portanto, possui mais relevância do que outras.

Também se torna muito mais interessante fazer parcerias com empresas que negociem produtos ou serviços parecidos com o seu, atraindo, inclusive, mais público para o conhecer o que você tem a oferecer.

3 – Leve em consideração a experiência do usuário

Fazendo uma ligação com o tópico anterior, qualidade é sempre mais importante do que quantidade, e o usuário é de extrema importância nesse quesito, afinal, é ele quem utilizará o seu site e será direcionado pela sua grande rede de links.

Um site com muitos links, além de não contribuir muito com os mecanismos de pesquisa, se torna menos relevante e passa a impressão de que está “atirando para todo lado”, ou seja, não se importa com quem está atingindo desde que atraia pessoas.

Isso se torna muito desagradável para o usuário navegar em um site com tantos links e, quando isso acontece, a grande maioria deles não tem relação alguma com o produto, serviço ou informação que ele está buscando.

Em casos mais graves, um possível cliente pode simplesmente desistir de negociar ou comprar qualquer coisa relacionado a sua marca só pela falta de zelo do seu site, portanto, se atente.

Quanto melhor construir sua rede de links, mais irão referenciar a sua marca e mais pessoas irão conhecê-la. Consequentemente, mais público irá atrair e mais vendas e negociações irá realizar.

Considerações finais

Hoje, você descobriu o que é link building, como ele funciona e impacta sua empresa, além de alguns benefícios e dicas de como aplicá-lo em seu dia a dia. Com todas essas informações, já é possível ter uma boa noção de como colocar tudo em prática.

Lembre-se sempre de entender o contexto do qual o link está inserido, fazendo com que o Google e as demais ferramentas de busca entendam o conteúdo do link, como ele tem relação ao seu site e o quão relevante você é para que o ranqueamento seja eficaz.

É muito mais interessante você ter menos links, mas que tenham uma qualidade excelente dentro de sua rede de link building, do que espalhar links por toda a internet, fazendo com que sua empresa perca relevância, autoridade e valor.

Ou seja, vale mais que várias pessoas falem bem de você ao mesmo tempo do que uma única pessoa te mencione várias vezes. Mantenha essa linha de pensamento quando estiver criando a sua estratégia de link building.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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