Marketing digital: 6 vantagens geradas por esse investimento

O marketing digital é, atualmente, uma das estratégias mais usadas por empresas que possuem uma presença virtual forte, ou por aquelas que ainda querem se estabelecer e já identificaram as imensas oportunidades de utilizar essa metodologia em seu negócio. 

Quando falamos sobre o marketing que não é feito de forma tradicional, como o boca a boca, outdoors, televisão, rádio ou revista, estamos na verdade nos referindo às diversas estratégias digitais que servem para o crescimento de uma empresa.

Estas têm o objetivo de obter mais clientes, bem como o aumento da reputação e do conhecimento da marca. 

A seguir, saiba alguns dos maiores benefícios oferecidos pelas estratégias mais conhecidas do marketing digital.

Além de saber como a forma de consumo no mundo influenciou as companhias a saírem da zona de conforto para se adaptarem e se transformarem em termos comerciais e de exposição de marca durante as últimas décadas. Acompanhe a leitura!

1 – Maior alcance de público

Já foram-se as formas de alcançar milhões de pessoas por um anúncio milionário no horário nobre da TV. Hoje em dia, o marketing digital supre isso e ainda o faz de forma personalizada, o que gera muito mais conversão em vendas. 

Além de que o alcance é inestimável porque as pessoas estão cada vez mais usando as redes sociais, como o Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn, sem falar que toda a informação de que precisam são buscadas e encontradas no Google. 

Nesse buscador, o alcance seria por tráfego via SEO, que são um conjunto de boas práticas para um conteúdo (ou as próprias páginas do seu site) conseguirem uma boa classificação no Google por meio da otimização. 

2 – Geração de bom tráfego sem custos e fonte de receita

Há quem se engane que marketing só é um departamento custoso à empresa, como é um computador novo em um orçamento doméstico apertado. Na verdade, se for mal gerido, essa afirmação até que pode ser verdadeira.

Porém, quando bem gerenciado e bem diversificado em várias estratégias, a chance de se obter bons leads a custo zero é grande. 

Isso geralmente é feito por duas estratégias que compõem o marketing digital muito utilizadas ultimamente: o inbound marketing e o marketing de conteúdo (ou content marketing), que são praticamente complementares. 

O primeiro trata-se de uma metodologia de marketing voltada às etapas de compra dos potenciais clientes. 

Já o marketing de conteúdo é uma das formas de colocar em prática o inbound marketing, englobando textos de blog otimizados com SEO, chamadas em redes sociais, entre várias outras medidas, que elencamos abaixo:

  • Blog;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Infográficos;
  • E-mail marketing
  • E-books.

É importante salientar que essas estratégias são muito benéficas para o longo prazo. E por que é importante frisar isso? Porque o resultado não vem do dia para a noite. 

Um tráfego sem custos demanda tempo de engajamento do cliente, de percepção de marca, de confiança e de vários outros aspectos importantes. 

Ao contrário de um tráfego de mídia paga, por exemplo, em que a geração de leads e de clientes é mais imediata, porém, costuma ser cara.

Aqui, também é fundamental salientar uma das outras vantagens do uso do marketing digital, que é a sua capacidade de gerar novos clientes, de mantê-los em sua rede e, assim, gerar receita recorrente de forma duradoura. 

Esse é o resultado de uma boa estratégia de marketing digital: ganhar dinheiro e não gerar mais despesas para a companhia.

3 – Ficar em alta por bastante tempo

O marketing digital deixou de ser apenas uma tendência para ser uma obrigação para qualquer tipo de negócio, seja antigo ou novo, de pequeno ou grande porte. 

Toda companhia, seja ela uma prestadora de serviço de pinturas ou um e-commerce de vestuário que quer ver crescimento da base de clientes e da sua reputação como marca, transmitindo confiança, precisa estar no ambiente online, com as mais variadas estratégias.

Por isso, o marketing digital daqui para frente sempre estará em alta por um fato bem simples e lógico: as pessoas consomem notícias, leem, se entretém, estudam e trabalham usando dispositivos móveis, aplicativos e websites.

Portanto, é preciso acompanhar sempre o movimento dos consumidores de qualquer produto, até mesmo de rótulos em inglês, para conseguir gerar bastante tráfego e angariar clientes sempre que possível. 

4 – Permite dar espaço para atendimento ao cliente

As estratégias de marketing digital, no geral, têm o intuito de gerar muitos leads, que posteriormente podem virar clientes também. Desses leads, é possível trabalhá-los com conteúdos orgânicos e que tenham formulários para captação de dados.

Quando há um conteúdo chamativo que forneça a troca dos dados pela leitura de um e-book, por exemplo, essas informações de cada cliente começarão a ser analisadas pela equipe de atendimento e de vendas. 

Há leads qualificados, que já deram mais informações e têm um maior engajamento com sua empresa de cancela de estacionamento, e há os leads que ainda precisam ser melhores trabalhados ou descartados, se for o caso. 

Isso significa que os leads mais qualificados já podem receber uma abordagem bem mais assertiva em relação ao time de vendas e ao time de atendimento ao cliente, do que aqueles que ainda não estão maduros e precisam ser nutridos dentro do funil de vendas.

5 – Faz frente à concorrência

Ao ter uma estratégia bem consolidada de marketing digital, você faz frente à sua concorrência e pode sempre inovar conforme os competidores também vão avançando nesse sentido.

Às vezes você terá uma ideia melhor, em outras, o concorrente estará com uma campanha mais certeira, e assim vai. 

O ambiente de concorrência no segmento de airbag frontal, por exemplo, acaba sendo um motor para novas campanhas e novas formas de se fazer marketing. Mas o importante é saber qual tipo de estratégia adotar de acordo com o seu nicho de atuação e público-alvo.

6 – Maior engajamento nas redes sociais

Outro ponto importante do marketing digital são as redes sociais, que já mencionamos por aqui, mas vamos dar um carinho especial nesta última vantagem que listamos para você.

Estar presente e ativo nas redes sociais é um ótimo caminho para construir sua marca, posicionamento, branding, storytelling e adquirir novos leads. Essa variedade de formatos é o que instiga mais, combinado com o fato de as redes serem muito ativas. 

Isso quer dizer que os usuários reagem muito rápido a um determinado assunto, aí dá aquele estalo em você: “vamos falar sobre determinado assunto porque é o que as pessoas estão querendo ouvir, e assim dar um posicionamento da companhia”. 

Portanto, tanto os usuários quanto as marcas nas redes sociais são muito reativas aos acontecimentos, o que torna muito dinâmicas as plataformas. 

Existem alguns pontos que você deve considerar, de acordo com cada plataforma e suas especificidades, que são a frequência de publicação, o tom do texto, os assuntos que serão abordados e a extensão do conteúdo a ser publicado. 

O conhecimento da utilidade de cada uma dessas redes sociais para o seu negócio, seja uma imobiliária que reserva sala para palestra ou qualquer outro ramo, ajudará muito a definir diferentes estratégias e tomar algumas decisões. 

Você pode definir, de forma genérica, postar uma vez por dia em todas as redes sociais que sua empresa tem conta. Mas será que essa é a melhor estratégia? 

Cada uma vai ter um número de publicações ideal, um tom de voz da sua marca, uma resposta mais ácida aqui, um comentário mais caloroso ali. Isso vai depender muito do seu nicho de atuação e objetivo que deseja alcançar. 

Por isso, as redes sociais precisam ser testadas todo dia, o tempo todo, para saber o que está engajando mais: se é aquela postagem sobre um bonito piso de taco de madeira ou o de um sofá retrátil.

Por exemplo, o Twitter geralmente é uma rede social que necessita de mais postagens porque as mensagens são mais curtas. 

Já no Facebook e no Instagram, você consegue dar um contexto maior em um conteúdo, o que dá mais liberdade de quantas postagens fazer no dia. Portanto, faça uma análise geral de cada rede e selecione aquela que mais se adapta ao seu negócio.

Considerações finais

O marketing digital é, portanto, um novo jeito de se fazer publicidade e marketing, por meio de flyer digital e outros recursos, sendo praticamente obrigação para as empresas hoje em dia, devido aos hábitos dos consumidores estarem todos concentrados no meio online. 

Já pensou gastar grande parte dos seus recursos em marketing anunciando no rádio, na televisão ou em uma revista? É preciso que seu público, neste caso, esteja no lugar e na hora certa para ser impactado.

O consumo de notícias, entretenimento, filmes, música, jogos, relacionamentos, conversas e trabalho é majoritariamente feito nas plataformas de redes sociais, aplicativos e sites na internet. 

O mundo mudou muito desde que a internet veio ao mundo e ao público em geral em meados dos anos 1990. A partir daí, a lógica de consumo se transformou.

Desde então, as marcas souberam aproveitar e se adaptar a essa nova realidade, que se acentuou ainda mais por causa da pandemia, forçando as pessoas a migrarem seus hábitos de vez para o mundo online.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *