A importância do marketing digital no mercado imobiliário

Não adianta negar, os clientes não adquirem imóveis como a dez anos atrás. Com o passar do anos, os altos e baixos da economia e a própria internet, a jornada de compra se transformou.

Com mais acesso a informações e a facilidade de consultar as opções onde e quando quiser, o consumidor tem se tornado ainda mais exigente. Isso além de conseguir identificar condições de negócio não tão vantajosas, como profissionais do mercado que tenham uma atitude um tanto quanto suspeita.

Diante desse cenário uma coisa é certa. Não dá mais para ignorar a forma como os clientes realizar o sonho do imóvel próprio. Para realizar bons negócios, mais do que nunca, é preciso ter uma estratégia de divulgação e aquisição para a suas unidades, além de trabalhar uma outra abordagem junto ao consumidor.

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Uma das ferramentas mais importantes para se fazer visível em tempo de internet são as redes sociais. Atualmente elas funcionam como uma vitrine junto ao público, que pode ter o primeiro contato com as opções disponíveis no momento de busca.

Mais uma coisa é certa, é preciso se profissionalizar. Imagens em perfis pessoais, com erros de ortografia e sem chamadas para ações que levem a mais informações com acesso a um site, um telefone para contato, acabam mais por prejudicar do que facilitar as negociações.

Outra novidade importante que o marketing digital revelou principalmente para setor imobiliário são as etapas da jornada de compra que envolvem adquirir um imóvel.

Tudo começa na etapa da pesquisa, onde o usuário está analisando as primeiras opções antes de dar um passo adiante envolvendo compromisso.

Neste momento o consumidor analisa as questões relacionadas ao seu problema envolvendo a necessidade,  o orçamento disponível, a localização que deseja se estabelecer, como é a região ao redor da área de interesse, quem está oferecendo opções nesta região, além formas de pagamento que muitas vezes acabam por exigir um crédito imobiliário e até mesmo financiamento.

Só depois de realizar essas consultas prévias, é que o cliente pode vir a entrar em contato para realizar uma visita ou obter mais informações a respeito de determinada unidade.

O importante é perceber que ele já irá chegar muito mais informado a respeito daquilo que deseja, buscando encontrar a melhor alternativa em custo benefício para a sua necessidade.

Conheça agora o marketing digital funciona na prática, principalmente na cidade de Joinville em Santa Catarina:

Mapeamento de mercado

Antes de iniciar qualquer estratégia, seja no off line ou no online, é preciso conhecer a fundo qual o mercado se está trabalhando. E com o segmento imobiliário não é diferente.

A cidade de Joinville, assim como outros pontos do país, apresentou um reaquecimento no último ano de 2019 após um longo período de recessão e estagnação, que diminuiu a confiança dos consumidores e consequentemente o valor investido no mercado.

Com a melhora dos últimos meses, a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança aponta que só em 2019 os recursos para o financiamento da casa própria atingiu a marca de R$ 100 bilhões. E a expectativa é de que em 2020 este valor seja ultrapassado.

O mesmo vale para os aluguéis. Com o crescimento na busca por apartamentos para alugar em Joinville, a valorização tem aparecido cada vez mais.

Quem tem imóveis como uma forma de investimento vai começar a sentir os efeitos do mercado, com uma melhora nos resultados em virtude do nível de demanda comparado ao da oferta que podemos identificar no estado de Santa Catarina.

Estratégia centrada em pessoas

Uma das formas do marketing digital apresentar os melhores resultados é ter a estratégia de negócio baseada em pessoas. O primeiro passo é saber quem você deseja atingir ao ofertar uma unidade de imóvel.

Existem diversos perfis de pessoas interessadas em conquistar um espaço para morar, mais não é possível atendê-las todas de uma vez só. Por isso é importante segmentar os clientes conforme as suas necessidades, idade e momento de compra a fim de encontrar a melhor forma de se comunicar para com eles.

Uma forma de realizar isso é criando personas, personagens fictícios responsáveis por guiar a sua estratégia de negócio. Esses perfis devem ser os mais diversificados possíveis para que tenham as características mais próximas para com os clientes que se pretende atingir.

E falando no mercado real, o público de Joinville por exemplo, tem características bem individuais. A cidade tem um perfil econômico centrado nas classes C e D, um pouco mais abaixo do que o mercado do sudeste por exemplo.

A busca dos indivíduos que compõem este percentual está focada em casa para alugar em Joinville, com dois dormitórios. Em relação a valores, os interessados buscam opções entre R$ 500 mil e R$ 1 mil por mês.

Direto ao ponto

Uma das necessidades de quem procura um imóvel é encontrar a melhor opção, no menor tempo possível e que atenda as suas principais necessidades, correto? Desta forma as estratégias de marketing digital só tem a facilitar a ponte entre corretor e

imobiliária e do outro lado o cliente. Para que isso aconteça, além de mapear o mercado e ter uma estratégia focada no usuário, é preciso dispor das ferramentas certas para estar em contato com os clientes nos canais em que eles consomem conteúdos relacionados a assuntos imobiliários.

Assim a chance de entrar em contato no momento em que o cliente está preparado para dar um passo à frente em sua busca é muito maior.

Para isso vale apostar na produção de conteúdo de qualidade, presença forte e constante nas redes sociais, opções de contato direto como e-mail, aplicativos de mensagens e telefone, formas de nutrição do cliente com informações importantes como pushs, mensagens diretas e e-mails.

Mais além de se fazer presente nestes canais, é importante entender o momento do cliente, quais são as necessidades sem se mostrar invasivo ou irritante para oferecer opções que tenham mais chances de serem escolhidas.

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