A importância de criar e usar um plano de marketing digital para apoiar a transformação digital e o crescimento da empresa

Por onde começar, se você deseja desenvolver uma estratégia de marketing digital? Ainda é um desafio comum, já que muitas empresas sabem como os canais digitais e móveis são vitais hoje para a aquisição e retenção de clientes. No entanto, eles não têm um plano integrado para crescer e envolver seu público de forma eficaz. Se a sua empresa não tiver um plano, você sofrerá com os dez problemas que destacarei mais adiante neste artigo e perderá para os concorrentes mais informados digitalmente.

Uma abordagem recomendada para o desenvolvimento de uma estratégia digital

Se você tem uma estratégia ou não, no centro da abordagem de Oportunidade, Estratégia, Ação para melhorar o marketing digital, é um benchmarking para comparar onde você está agora para avaliar o potencial em relação ao que precisa estar no futuro.

alternativas simples para criar um plano podem sugerir um caminho a seguir:

  • Comece com um plano de marketing digital separado, definindo a transformação necessária e defendendo investimentos e alterações em seu marketing digital
  • Em seguida, após a aprovação, crie um plano digital integrado que faça parte do plano geral de marketing o digital está totalmente alinhado e passa a fazer parte dos negócios como de costume.

Então, quais são os tópicos a serem adotados aqui? Parece-me que:

  • Usar o marketing digital sem uma abordagem estratégica ainda é comum. Tenho certeza de que muitas das empresas dessa categoria estão usando mídia digital de maneira eficaz e certamente poderiam obter ótimos resultados com suas pesquisas, email ou marketing de mídia social. Mas estou igualmente certo de que muitas estão perdendo oportunidades de melhor segmentação ou otimização ou estão sofrendo com os outros desafios listados abaixo. Talvez os problemas abaixo sejam maiores para organizações maiores que precisam urgentemente de governança.
  • A maioria das empresas em nossa pesquisa adota uma abordagem estratégica para o digital. Ao conversar com empresas, acho que a criação de planos digitais geralmente ocorre em duas etapas. Primeiro, é criado um plano de marketing digital separado. Isso é útil para obter acordo e adesão, mostrando as oportunidades e os problemas e traçar um caminho através da definição de metas e estratégias específicas para o digital, incluindo como você integrou o marketing digital a outras atividades de negócios. Segundo, o digital se torna integrado à estratégia de marketing, é uma atividade principal, “negócios como sempre”, mas não exige planejamento separado, exceto pelas táticas.