Melhores Práticas de Design de Sites

Mesmo as menores mudanças em seu site podem afetar suas taxas de conversão. E considerando que seu site é o coração de seus negócios e campanhas de marketing, as apostas são altas.

Cada ano que passa traz novos recursos, novos padrões e tudo novo para sites e seu design, tornando as melhores práticas de design da web altamente dinâmicas.

O que você precisa é um plano sólido – baseado em estatísticas e testes para garantir os melhores resultados para seus visitantes, rastreadores do Google e, claro, para você.

Neste guia, apresentamos algumas das melhores práticas de design da web que você pode usar para construir seu site wordpress com uma boa aparência, um site que atua como um consultor para ajudá-lo a obter mais clientes.

Por que as melhores práticas de design da web são tão importantes

Seus clientes se preocupam com design, e é por isso que você também deveria.

As melhores práticas de design da Web garantem que seu público perceba sua marca sob uma luz positiva. Dessa forma, aumentam as chances de eles permanecerem na sua página e aprenderem mais sobre o seu negócio. 

No mundo dos negócios, os especialistas descobriram que os usuários julgam rapidamente o seu negócio com base apenas nos recursos visuais e, se o seu site não fizer muito por eles, eles acabarão abandonando-o.

Basta dar uma olhada nestas estatísticas: 

  • 75% dos usuários julgam a credibilidade de uma empresa com base apenas no design visual.
  • Os visitantes levam apenas 0,05 segundos para formar uma primeira impressão do design de um site. Sim, queremos dizer 50 milissegundos .
  • Quase 38% das pessoas deixarão de se envolver com um site se acharem o conteúdo e o layout pouco atraentes.
  • Reagimos aos visuais, conscientemente ou não, e somos naturalmente atraídos por um bom design. É também por isso que sites bem projetados convertem melhor do que sites mal projetados.

Para nós, um bom design envolve duas coisas:

Formulário, que se concentra na aparência do seu site.

Função, que se concentra no desempenho e na conversão de seu site.

Você precisa ter certeza de que sua empresa possui ambos os aspectos configurados de maneira ideal, e é aí que as melhores práticas de web design entram em cena.

Aqui estão algumas maneiras de garantir que um bom web design possa melhorar seu site.

Melhor navegabilidade

A navegação é um aspecto vital do design de um site. Você deve manter as opções o mais simples possível para tornar seu site facilmente navegável, o que, por sua vez, tornará mais fácil para os visitantes decidirem para onde ir. 

Tente limitar o número de opções a sete ou menos. Ou melhor ainda, você pode categorizar suas opções.

Funcionalidade superior

O design do seu site deve facilitar a localização, sejam suas informações de contato, informações sobre produtos ou serviços ou a página ‘Sobre mim’. Seguir as práticas recomendadas de web design ajuda a melhorar a usabilidade, informando sobre convenções padrão, como colocar seus serviços principais na navegação principal, com seu número de telefone no canto superior direito do site.

Curiosamente, um estudo descobriu que mesmo se você tiver um site funcionando perfeitamente, um web design ruim fará com que seus usuários sintam que é mais difícil de usar. Portanto, um bom web design não afeta apenas a usabilidade, mas também a nossa percepção de usabilidade. 

Melhor credibilidade da marca

As melhores práticas de design da Web também podem ajudar sua marca a parecer profissional e confiável. 

Um bom web design melhora sua credibilidade por meio da consistência da marca. 

É por isso que o design do seu site deve refletir sua marca.

Basta dar uma olhada no site da FedEx. Mesmo que não consiga ler o logotipo, você reconhecerá o esquema de cores roxo, laranja e branco. É isso que você deve buscar também.

Melhor SEO

O objetivo de ter um site é promover seus interesses comerciais. Precisamente porque um bom web design não se limita apenas a elementos visuais.

Você tem que ir aos bastidores e acertar a codificação. Por exemplo, você deseja que suas páginas da web carreguem rápido, caso contrário, seus visitantes irão embora. Até mesmo o seu conteúdo deve ser otimizado para que tenha uma classificação mais elevada nas SERPs.

 

Web designers tendem a se deixar levar por designs e tecnologias inteligentes e, embora possam parecer ótimos, acabam prejudicando a otimização do seu site. Seu objetivo deve ser criar um site simples, rápido e otimizado que ajude a trazer negócios.

Dicas rápidas para melhorar as práticas recomendadas de design da web hoje

Continue lendo para conhecer as melhores práticas de design de site que nos ajudaram a atingir nossos objetivos e criar um site otimizado para os tempos de mudança.

Projete um layout eficaz para suas páginas da web

Suas páginas da web devem ser configuradas de uma forma que forneça uma excelente experiência do usuário para seu público para reduzir as taxas de abandono.

Os layouts de página podem, é claro, diferir dependendo da página, mas é melhor manter um layout geral para tipos de página semelhantes para consistência e coesão do site.

Vamos pegar a Macy’s, por exemplo. 

Eles escolheram uma grade para a maioria de suas páginas que mostra suas categorias de produtos, junto com seus produtos. Isso mantém a consistência em todo o site, permitindo que os usuários saibam o que esperar durante a navegação. 

Utilize o espaço em branco de maneira ideal

O espaço em branco, também chamado de espaço negativo, dá aos elementos do site espaço para respirar visualmente. Isso garante que seu site não pareça superlotado, para que os visitantes permaneçam nele por mais tempo.

Infelizmente, porém, você encontrará muitos designs de sites desordenados por toda a Internet.

Além de erros extremos, você também encontrará os mais sutis, como o uso indevido de margens no preenchimento, imagem e posicionamento de cópia aleatórios e outros elementos. 

Torne seu site responsivo a dispositivos móveis

Não ter um site responsivo a dispositivos móveis equivale a perder uma excelente oportunidade de impulsionar as vendas.

Considerando que quase 50% do tráfego da Internet vem de dispositivos móveis, você deve tomar as medidas necessárias para criar um site responsivo a dispositivos móveis. Isso ajudará você a aumentar o envolvimento do usuário e obter mais conversões, especialmente porque 67% dos usuários têm maior probabilidade de comprar de uma empresa otimizada para celular.

É melhor integrar um design responsivo que permita que seu site se adapte a qualquer dispositivo usado pelo visitante. Portanto, seja um smartphone ou tablet, seu site se ajustará para caber na tela do dispositivo automaticamente.

Por fim, você poderá fornecer uma experiência melhor para seu público e mantê-los engajados por mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *