Pesquisa de mercado: como fazê-la com qualidade

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que ajuda a planejar, coletar e analisar dados importantes para um negócio. 

O objetivo é trazer informações sobre o mercado, público, além de oportunidades e riscos que embasam as decisões dos gestores.

Hoje em dia, as estratégias de marketing são orientadas por dados e os empreendedores podem contar com recursos que analisam e preveem resultados de maneira precisa.

Mesmo assim, as decisões relacionadas a um empreendimento envolvem incertezas, daí a necessidade de pesquisar para entender melhor como funciona o mercado.

Isso minimiza erros de ações do empreendedor e permite que ele conduza melhor o negócio. 

Pensando por esse lado, a pesquisa de mercado ajuda a reduzir os riscos e a identificar oportunidades em diferentes estágios.

Mas, mesmo sendo uma prática muito importante, seus métodos e propósitos podem ser um pouco confusos, se você não souber como fazer.

Por outro lado, quando bem executada, a pesquisa de mercado pode mostrar como uma empresa pode aproveitar as oportunidades, e com isso conseguir crescer.

Sendo assim, neste artigo, vamos explicar o que é pesquisa de mercado, seu objetivo, importância, como aplicá-la e quais são as suas vantagens. Confira.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite ao empreendedor entender a realidade do mercado ao qual está inserido. 

Dessa forma, conseguimos aumentar a efetividade das ações e decisões relacionadas a um empreendimento.

Trata-se da coleta de informações importantes que embasam as tomadas de decisão, de modo que elas sejam mais seguras e acertadas. 

Os dados coletados estão relacionados a:

  • Características comportamentais;
  • Hábitos de consumo;
  • Benchmarking;
  • Público-alvo.

Uma agência de acao de marketing promocional pode obter essas informações por meio de dois tipos de pesquisa, sendo a primária e a secundária.

A pesquisa primária é aquela realizada pela própria empresa que utilizará esses dados ou por algum profissional contratado por ela.

A pesquisa secundária, por sua vez, são informações coletadas por terceiros, sendo profissionais ou empresas especializadas.

Isso está relacionado a relatórios, guias e artigos públicos ou divulgados por outras organizações.

Portanto, podemos concluir que o objetivo dessa pesquisa é fazer com que um negócio entenda como funciona o mercado ao qual ele pertence, e ela é importante por diversas razões.

Alguns empreendedores e gestores acreditam que a pesquisa de mercado não é necessária, principalmente, pelo fato de que, ao se basear nas estratégias usadas pelo concorrente, o negócio pode cair na mesmice.

Entretanto, é necessário entender que essa estratégia não se limita à análise da concorrência, visto que ela pode envolver diferentes tipos de dados. 

Dessa forma, uma empresa de locacao de stand para eventos pode entender tudo o que a rodeia.

Para que a empresa cresça, o gestor deve conhecer o ambiente em que ela está inserida, entender os desafios que as ideias e estratégias impõem e saber quais são os nichos que ainda não foram explorados.

Todas essas informações estão disponíveis para a companhia, se ela fizer uma boa pesquisa de mercado.

E no que diz respeito à inovação, todos os dados levantados contribuem com novos insights, o que torna as ideias mais plausíveis para a empresa.

Com isso, o empreendedor consegue avaliar a viabilidade de seu empreendimento, testar campanhas, produtos e serviços e investir em estratégias mais competitivas.

Mais do que isso, com base nas informações dessa pesquisa é possível explorar novos nichos dentro de um mercado, otimizar os processos internos da organização, criar novos segmentos e descobrir informações estratégicas.

Só que esses benefícios só são possíveis se você souber como aplicar a pesquisa de mercado com qualidade, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico. 

Boa pesquisa de mercado: como fazer

Um fabricante de vinho branco doce pode fazer sua pesquisa de mercado, utilizando-se de questionários que podem ser respondidos por meio de entrevistas, pela internet ou por correspondência. 

De qualquer forma, é necessário seguir o seguinte passo a passo:

  1. Objetivo da pesquisa;
  2. Público-alvo;
  3. Amostragem;
  4. Roteiro;
  5. Aplicação;
  6. Análise.

Com o objetivo de pesquisa conseguimos definir a qualidade ou a variedade de produtos, otimizar os preços e até mesmo aumentar a cobertura de vendas dessa fabricante de vinhos.

O público-alvo da pesquisa diz respeito aos seus fornecedores, consumidores em geral, clientes, e seus concorrentes.

A amostragem se refere à quantidade de pessoas que uma empresa de brunch corporativo enviará o questionário da pesquisa.

Quanto ao roteiro, ele diz respeito ao formulário utilizado, por isso, as perguntas incluídas nele devem ser simples, imparciais e diretas.

A aplicação é o modo como a pesquisa será realizada e como a empresa fará o levantamento de dados.

Por fim, na análise, temos uma compilação de respostas que devem ser analisadas para montar um panorama estatístico.

O questionário é uma metodologia de análise de mercado muito eficiente e que traz ótimos resultados.

Entretanto, nos últimos anos, várias ferramentas de marketing digital foram surgindo, e por meio delas podemos fazer o monitoramento dos usuários.

Com isso, é possível coletar dados mais completos sobre determinada audiência, o que amplia os conhecimentos sobre o mercado da empresa.

Se uma empresa de aluguel de som para confraternizacoes investe em inbound marketing, começa a gerar dados continuamente, provenientes da interação dos usuários e do modo como os leads gerados se comportam.

Mas, mesmo que seja fácil gerar um grande volume de informações por meio das ferramentas e das plataformas digitais que as marcas usam hoje, os dados não são capazes de fazer com que uma empresa tenha sucesso.

Pelo contrário, em alguns casos, o grande volume de informações pode fazer com que o empreendedor tome algumas atitudes precipitadas.

Sendo assim, o certo a se fazer é escolher com cuidado e atenção quais informações precisam ser coletadas, para a partir disso traçar um planejamento para que elas sejam organizadas, compreendidas e utilizadas.

É assim que os riscos em futuras decisões são reduzidos e as oportunidades de lucro são identificadas.

Sabendo como fazer uma boa pesquisa de mercado, um fabricante de front light banner pode conduzir melhor os negócios. 

Além disso, ele terá acesso a uma série de vantagens que mostraremos a seguir.

Vantagens e resultados da pesquisa de mercado

As vantagens dessa ferramenta são evidentes, mas mesmo assim, alguns empreendedores não lhe dão a devida importância.

Alguns acreditam que os custos são altos e que por isso essa pesquisa está restrita apenas às grandes corporações, o que não é verdade.

Hoje em dia, podemos contar com vários recursos para estudar o mercado, e assim ter acesso a vantagens, como:

Compreender as estratégias da concorrência

Todo empreendedor precisa saber quais são as estratégias adotadas pelos concorrentes, para que assim possa tomar decisões melhores nesse sentido.

Por exemplo, se todas as ópticas de um shopping usam banner com foto na entrada da loja, aquela que fizer diferente pode não ter o mesmo destaque.

Veja os seus concorrentes como fontes ricas de insight e experiências importantes que não podem ser ignoradas.

Dimensionar o mercado

Ao filtrar o mercado e o perfil dos consumidores pertencentes a ele, é possível identificar novas tendências e descobrir um segmento mais lucrativo.

Além disso, o empreendedor consegue analisar como está a performance de um produto e prever o limite de vendas que o público atende.

Conhecer melhor o público-alvo

Se você conseguir coletar informações mais profundas sobre o seu público-alvo, será capaz de construir personas mais assertivas.

A persona é uma representação do seu perfil de cliente ideal, ou seja, aquela pessoa que tem interesses genuínos em suas soluções e para a qual uma marca direciona suas campanhas e estratégias.

É exatamente por isso que uma empresa de entrega de documento consegue tomar decisões muito mais precisas em diversas áreas pertencentes a ela, que vão desde o desenvolvimento dos produtos até as estratégias de comunicação.

Analisar o desempenho de outros negócios

Por fim, outra vantagem da pesquisa de mercado é que, por meio dela, é possível analisar a disponibilidade e o desempenho de outros empreendimentos do mesmo mercado que o seu.

O mercado depende de vários empreendimentos, o que envolve fornecedores, distribuidores, prestadores de serviços, profissionais de várias áreas, dentre outros agentes.

Dentro dessa cadeia, se um elemento está tendo problemas, todos os outros também terão. 

Sendo assim, é essencial se antecipar quanto a isso antes, por exemplo, se fazer uma promoção.

Conclusão

Ter um negócio de sucesso depende do modo como ele é administrado, mas também de alguns fatores externos.

Por isso, a pesquisa de mercado é uma ferramenta tão importante para o crescimento dos empreendimentos.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre ela, sua importância, como aplicar e as vantagens. 

Além disso, suas estratégias serão muito mais assertivas com base nas informações obtidas por meio desse recurso tão simples e eficaz.   

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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