Soft Skills: o que são e como aperfeiçoá-las

As soft skills estão se tornando uma tendência, e cada vez mais empresas estão procurando pessoas que possuam estas características para assumir cargos, sobretudo de liderança e gestão.

O mercado se atualiza frequentemente, e a cada ano a competitividade aumenta, sobretudo pela quantidade de áreas que surgem envolvendo o trabalho.

Diariamente, surgem novos modelos de entrega de documentos de motoboy para empresas e contrato motoboy empresa, por exemplo, fazendo com que essas companhias tenham que se adaptar.

Novas especializações, ações e atitudes que se modificam para estruturar melhor um negócio além de diversas outras opções.

Neste aspecto, durante muito tempo, as habilidades profissionais dos colaboradores eram medidas por sua capacitação. Seja através de:

  • Cursos técnicos;
  • Graduações;
  • Pós e MBA;
  • Mestrados e doutorados.

Todas estas características eram fundamentais para determinar a escolha de um profissional qualificado para sua empresa.

Embora estes atributos ainda sejam importantes, hoje em dia é preciso pensar de forma muito mais ampla no conceito de personalidade.

As competências técnicas de seu currículo são conhecidas popularmente no meio corporativo como hard skills. Estas são habilidades que podem ser ensinadas, seja através de um curso livre ou uma graduação especializada em um tipo específico de ação.

Um gestor pode desenvolver ainda mais estas habilidades corporativas de seus colaboradores através de treinamentos específicos, que ajudem a colocar todo o conceito da empresa para melhorar as rotinas de trabalho.

Por outro lado, as chamadas soft skills são aquelas que lidam com o comportamento de um profissional em questão, bem como sua personalidade.

Dentro desse grupo específico de habilidades estão todas as capacidades mentais, emocionais e também sociais que ele pode desenvolver. Normalmente, estas habilidades não são ensinadas em cursos tradicionais.

Desenvolver estas habilidades requer uma série de fatores, como as experiências de vida, a cultura e o ambiente em que o profissional está inserido, sua criação e educação.

As soft skills lidam diretamente com o ato de se relacionar com outras pessoas. Por isso, são elementos muito valorizados em empresas que utilizam ambiente coworking, por exemplo.

A forma como um profissional age em suas interações e como cria seus relacionamentos dentro do ambiente de trabalho tem um impacto direto neste grupo de habilidades.

Ademais, essas perícias são fundamentais para determinar a produtividade de seu colaborador.

Além de serem muito mais difíceis de observar do que as hard skills, é um tipo de conhecimento que não pode ser adquirido através de capacitação técnica, precisando de muito mais atenção do gestor para ser explorada.

Mesmo um banner com foto pode precisar de conhecimento técnico para ser realizado, mas é preciso empatia e outras soft skills para criar algo verdadeiramente único.

Quais são as principais soft skills?

Existem diversas habilidades que podem ser encaixadas nessa categoria, porém, algumas são fundamentais para o mundo corporativo. 

São aquelas que muitos entrevistadores e agentes de RH buscam em novos talentos, para conseguir conquistar mais qualidade em seu quadro.

É importante saber alguns detalhes que podem fazer a diferença ao identificar uma destas habilidades. Existe muito contato direto sobre esse tipo de assunto, e como gestor, você deve ficar atento para os principais detalhes que se mostrem em um diálogo, por exemplo.

1 – Habilidades de comunicação

Saber se comunicar é uma das principais características humanas. Esse tipo de perícia extrapola até mesmo o ambiente profissional, sendo um passo essencial para o seu desenvolvimento enquanto pessoa.

É importante que um indivíduo saiba se comunicar com clareza e eficiência, garantindo um posicionamento melhor acerca de suas opiniões e sobre como ele pode ser mais produtivo em um ambiente de trabalho.

Uma pessoa com boa capacidade de comunicação consegue simplificar uma série de processos, além de expressar suas opiniões de forma clara, evitando assim mal entendidos ou conflitos de ideias.

Dessa forma, a maioria dos profissionais acabam buscando com avidez esse tipo de profissional, que cada vez mais consegue explorar todo o potencial de negócios em seu entorno. 

Entretanto, a comunicação não se restringe apenas a como se expressar. Afinal, quando alguém propõe melhorias em sua balanca comercial agricola para aumentar as vendas, é importante saber como falar.

A forma como um profissional consegue organizar sua linha de raciocínio e suas ideias, além de conseguir expressá-las nas mais diversas fontes e manter a atenção e foco quando solicitados, são parte desse conjunto de habilidades importantes.

2 – Capacidade de liderança

Embora a capacidade de liderança seja obrigatória para as pessoas que buscam cargo de gestão, os benefícios desse tipo de habilidade não são restritos a estes profissionais. Existem diversas vantagens em explorar um perfil de liderança.

Um profissional que tem o perfil de líder em uma empresa de destruicao documentos está constantemente buscando sua própria evolução e o avanço de seus companheiros profissionais, criando um ambiente adequado e bom para esse tipo de recurso.

A empatia também é uma característica fundamental para o líder, uma vez que ele consegue se colocar na pele de seu companheiro e identificar o que pode ser feito para melhorar objetivamente o trabalho de cada um.

Além disso, uma pessoa com o perfil de liderança terá muito mais facilidade em trabalhar em equipe, movimentando todo o grupo em prol do sucesso da empresa e aumentando a produtividade, melhorando o clima organizacional da companhia.

Um líder é mais do que alguém em um cargo de gestão. É uma pessoa que consegue influenciar positivamente todos aqueles a seu redor, apresentando através do exemplo e sempre respeitando seus colegas.

Um bom líder será capaz de aprimorar os serviços de sua grafica de impressao digital com novas ideias e sugestões inteligentes.

Um perfil de liderança costuma ser facilmente identificado pelos colegas como um exemplo de profissional, que deve ser seguido para que todos consigam explorar melhor seu potencial.

3 – Habilidade da versatilidade

Esta é uma característica essencial para profissionais na atualidade. O mercado muda constantemente, normalmente por conta dos diversos avanços tecnológicos que surgem para melhorar o ambiente corporativo.

Um bom profissional deve estar atento às mudanças, identificando como pode explorar melhor isso e aumentar seu potencial de produção, agindo de forma muito mais imediata a estas mudanças.

Logo, uma empresa de mobiliario urbano em sao paulo, por exemplo, precisa compreender todo o seu potencial com as variações do mercado.

Um profissional versátil não tem medo do desconhecido, e busca se adaptar sempre que uma novidade chega na empresa, explorando da melhor forma possível estas mudanças e ajudando seus companheiros a criar mais familiaridade com este recurso.

4 – Habilidades criativas

Além da versatilidade, a criatividade é outra característica muito ligada aos avanços e mudanças constantes que o mercado apresenta. Um profissional criativo está sempre um passo à frente do mercado, inovando e criando ele próprio as mudanças.

Quando uma novidade se apresenta, sobretudo em formato de obstáculo para a companhia, é importante ter jogo de cintura e pensar rapidamente em como explorar todo o potencial da empresa para conseguir se destacar e criar um ambiente muito mais confortável.

Dessa forma, o profissional criativo consegue manter sua estrutura sem se perder no processo, promovendo um ambiente saudável, arrojado e pronto para qualquer obstáculo na empresa, sendo um profissional indispensável no mercado moderno.

Como tornar suas soft skills melhores

Muitas pessoas identificam em si mesmo e em seus colegas algumas das habilidades mencionadas acima, e até mesmo outras que se enquadram no perfil de soft skills.

Entretanto, por conta de não serem habilidades desenvolvidas de maneira prática, ainda existe muita dúvida com relação a como aperfeiçoá-las. Por isso, é fundamental compreender formas de explorar melhor estes recursos.

Reconhecendo seus potenciais

Quando você identifica o potencial de um profissional, é importante que isso seja reconhecido e explorado.

Dessa maneira, você incentiva o colaborador a agir com sua habilidade mais frequentemente, dando espaço para que ele possa explorar todo o seu potencial.

Feedbacks são necessários

Uma das principais maneiras de explorar suas habilidades é quando você fala sobre elas com outras pessoas. O feedback é uma importante parte do trabalho, principalmente por conta de seus pontos fortes que ainda não estão sendo aproveitados.

Uma boa conversa pode abrir os olhos de muitos profissionais para habilidades que até então estavam adormecidas ou colocadas de lado, e faz com que o colaborador de uma vinícola produtora de champagne tenha um potencial muito maior de produção.

Conheça você mesmo

O autoconhecimento é uma ferramenta crucial de descoberta sobre quem você é e quais habilidades estão latentes em você. Quando se utiliza esse tipo de ferramenta, é muito mais comum encontrar respostas acerca de suas habilidades.

Um gestor pode encontrar muitos pontos positivos nos colaboradores, mas ele jamais conhecerá seu íntimo como você próprio.

Por isso, é importante que sempre seja tirado um tempo para a autorreflexão, identificar pontos que podem ser explorados dentro de suas capacidades.

Considerações finais

As soft skills eram conhecimentos que até pouco tempo atrás eram considerados habilidades pessoais, com pouco espaço no mundo corporativo.

Aos poucos, as empresas começaram a perceber a importância de trabalhar este grupo de perícias.

Hoje, um profissional com soft skills é um achado no mercado, e pode acabar se tornando muito mais bem visto entre seus colegas e gestores por conseguir explorar todo o potencial dessas habilidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *