Técnicas de SEO: como a produção de conteúdo com pode ajudar seu site

O SEO é uma sigla para Search Engine Optimization ou Otimização de Motores de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas que procura melhorar o posicionamento de seu site em pesquisas orgânicas.

O perfil do cliente, hoje em dia, é muito mais exigente do que no passado. Isso se deve, em grande parte, aos avanços da internet.

É muito comum hoje em dia um consumidor pesquisar pela rede a solução de um problema, procurando algo que se encaixe em sua necessidade.

As ferramentas de pesquisa, então, fazem uma busca em seus bancos de dados, vasculhando toda a internet em busca de um resultado adequado para aquela pesquisa.

Entre os primeiros resultados que aparecem, normalmente a pessoa já encontra a resposta que procura.

Portanto, uma pessoa que busca um notebook novo provavelmente comprará entre as primeiras opções que aparecem como resultado.

Por isso, estar em um bom ranqueamento junto a esses motores de busca é uma prioridade para sua empresa, uma vez que você quer ser um dos primeiros links encontrados.

Isso permite que você aumente suas oportunidades de negócio de forma natural.

Fatores para posicionamento

Existem inúmeros elementos que são avaliados o tempo todo nos algoritmos dos motores de busca. Entender sua funcionalidade e a combinação entre estes fatores é o que determina o posicionamento de páginas.

Um restaurante que tem como diferencial um hambúrguer artesanal doce pode usar este produto para criar um engajamento maior, aumentando o conteúdo produzido sobre ele.

Em um modo geral, podemos dividir estes fatores em dois grandes grupos, embora as empresas responsáveis pela análise não revelem estes fatores abertamente. 

Os termos são determinados pela utilização e resultados apresentados desta forma.

On page

O ranqueamento on page é aquele realizado internamente, por meio de inúmeras funções que são determinadas em seu site ou página na web. 

Aqui, o principal fator é otimizar os elementos responsáveis pelo desenvolvimento de sua página.

Dentre os fatores relevantes encontrados no SEO on page, podemos citar:

  • Título;
  • Imagens;
  • URLs amigáveis;
  • Meta descrição.

Existem diversos aplicativos e ferramentas que ajudam a monitorar seu conteúdo para identificar o quanto você está conseguindo produzir com qualidade e possibilidade de interação neste tipo de ferramenta.

Off page

Os fatores off page são aqueles externos a seu site, como marcações de outras páginas e blogs. 

Os backlinks são uma excelente ferramenta para este modelo de posicionamento, uma vez que quanto mais lugares apontarem para seu site, mais credibilidade ele oferece.

Quando uma empresa menciona sua produção de sacolas ecobag personalizadas com seu link, ela está ajudando seu SEO off page.

Além disso, essas menções e sinais relacionando sua marca acabam ajudando a estruturar a autoridade de seu site, garantindo assim um melhor posicionamento junto aos principais motores de busca do mercado.

A importância de produzir conteúdo

O SEO tem como objetivo principal, mais do que ser um checklist de engajamento, apresentar um bom conteúdo para o usuário final. 

Por isso, é importante levar em conta uma série de fatores importantes na hora de aplicar técnicas de Marketing de conteúdo.

O conteúdo é uma das principais fontes de pesquisa na internet. Quanto mais as pessoas precisam de informação, mais elas acabam acessando um site que apresenta um conteúdo de qualidade e que não tente vender a qualquer custo.

Se você produz rótulos em inglês, precisa encontrar seu nicho para conseguir boas vendas.

Por isso, é importante ter em mente uma série de fatores importantes para que seu conteúdo esteja sempre alinhado com as principais técnicas de SEO, garantindo assim que sua produção alavancará seu site nos motores de busca.

Definindo objetivos

O primeiro passo para começar uma estratégia de marketing de conteúdo é definir seus objetivos. Isso porque você precisa saber para onde está indo antes de chegar lá. 

Por isso, é importante que você identifique o que está buscando com essa ação.

Muitas empresas precisam ser conhecidas antes de começar a vender. Por isso, é comum encontrar planejamentos de marketing de conteúdo cujo principal objetivo é atrair mais clientes, para que eles simplesmente conheçam a marca.

Dessa forma, você precisa ter em mente o tipo de conteúdo que você tem a oferecer, e deve garantir que ele seja relevante para o consumidor. 

Se o assunto for tratado de forma leviana, você pode acabar perdendo um bom engajamento.

Antes de vender efetivamente seu banco de plástico para jardim, o ideal é criar conteúdo como estilos e decorações que usem este tipo de banco para instigar o cliente.

Além disso, se você produz conteúdo de qualidade e garante o conhecimento que está apresentando, pode acabar se tornando uma autoridade no assunto, aumentando sua relevância e por consequência os acessos de seu site.

É preciso que o conteúdo seja mensurável também. Existem diversos mecanismos de acesso que permitem que você analise um novo conteúdo publicado, desde a quantidade de visualizações até detalhes maiores.

Quanto mais simples de entender for seu conteúdo, mais os usuários ficarão satisfeitos. 

Assim, você acaba conquistando um novo seguidor, que no futuro pode ainda se tornar um cliente se você souber trabalhar corretamente ele.

Não importa qual assunto você pretende elaborar em seu conteúdo, o importante é que todos eles levem a ações positivas dentro de sua marca. É preciso gerar retorno para que a produção de conteúdo valha a pena.

Personas

Até pouco tempo atrás, o conceito de público-alvo ainda era comumente usado em estratégias de marketing digital.

Entretanto, trata-se de uma ferramenta muito genérica, que às vezes não atrai o resultado esperado, principalmente em engajamento orgânico, que depende de mais tempo para seu funcionamento adequado.

Uma solução que foi criada para esse tipo de questionamento foi a criação da persona.

Uma persona é uma idealização de uma pessoa, um perfil de cliente que seria o ideal para seu negócio. Ele é uma figura quase viva, uma vez que é muito mais detalhado que o público-alvo.

Uma persona possui uma identidade própria, desde um nome completo, identidade de gênero, residência e muitos outros detalhes que qualquer ser humano teria.

Aliado a isso, você pode criar conceitos mais íntimos para sua persona. Pense em como uma pessoa raciocina. 

Você pode identificar gostos, desejos, hobbies e hábitos de consumo e do dia a dia. Quanto mais você trabalhar os conceitos de sua persona, mais real ela parecerá.

Decida até mesmo os mínimos detalhes, como se ela prefere uma cabine de estudo individual ou um ambiente mais coletivo.

Portanto, todas as suas ações de marketing acabarão passando pelo crivo de sua persona. 

Ela é a figura ideal para você identificar se está realizando as ações corretamente ou se precisa de alguma modificação na estratégia para conseguir alcançar essas pessoas.

Quando você se coloca no lugar da persona, consegue visualizar seu negócio da mesma forma que seus clientes, e pode identificar se o que está recebendo é adequado ao que você gostaria de passar.

Palavras-chave

Um dos maiores trunfos da otimização orgânica com o SEO é a utilização correta de palavras-chave. 

Estes elementos são fundamentais para fazer suas páginas serem encontradas pelos mecanismos de pesquisa.

É importante que uma palavra-chave apareça constantemente em seu texto, mas é preciso que se mantenha a coerência da publicação. 

Do contrário, você acabará criando um texto confuso e que terá pouca visibilidade.

As ferramentas de busca utilizam estas palavras para conseguir encontrar o conteúdo pesquisado pelo cliente.

Normalmente, as ações de inteligências artificiais nos algoritmos permitem que você consiga fazer pesquisas cada vez mais complexas.

Isso porque os motores de busca estão cada vez mais atuais, e conseguem encontrar textos mesmo com grafias incorretas ou com termos inexistentes.

É importante se atentar quando estiver criando suas palavras-chave pela coerência com o resto do texto. Quanto mais você puder explorar elas, melhor será seu ranqueamento.

As palavras-chave têm um poder chamativo sobre elas, quase como um banner informativo físico.

Entretanto, utilizar palavras-chave que não condizem com seu conteúdo pode gerar um resultado negativo, além de eventualmente ser pego pelo algoritmo, o que desencadeará em punições e exclusões da ferramenta.

Link Building

Outra estratégia importante em sua produção de conteúdo, o link building consiste em criar material vinculado a seu site, para que os mecanismos de busca compreendam a autoridade que sua página apresenta.

Isso pode ser feito tanto através de links para outros sites, compartilhando matérias interessantes que complementam seu conteúdo, quanto a sua participação em outros sites e blogs.

Esse tipo de técnica é chamado de guest posting, e consiste em utilizar seu conhecimento em outros sites para conseguir chamar a atenção para seu conteúdo. 

Uma pessoa com muitos guest posts acaba se tornando autoridade no assunto que costuma abordar.

Ao falar sobre detalhes de ciclismo para diversos públicos, com tópicos como cesta para bicicleta, você acaba criando uma associação entre o tema e sua imagem.

Considerações finais

O SEO é uma ferramenta indispensável para qualquer site que deseja se manter ativo na internet, principalmente se você tem algum interesse comercial com ele. 

Entretanto, é preciso saber como trabalhar o SEO para não ter problemas no futuro.

A criação de conteúdo é um ponto importante do desenvolvimento de seu material, e aliar as técnicas de SEO a sua produção garante uma visualização muito maior, permitindo que você consiga alcançar novos patamares.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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