3 dicas de como alinhar a tecnologia e o marketing

Tecnologia e marketing são dois conceitos que precisam andar juntos, principalmente, tendo em vista que o marketing digital cresceu muito nos últimos anos e que as empresas dependem dele cada vez mais.

Muitas ferramentas otimizam as estratégias de divulgação e melhoram consideravelmente os resultados obtidos pelas marcas. Independentemente de qual seja o seu planejamento de marketing, ele precisa contar com a tecnologia.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de alinhá-los, suas características e benefícios e como aplicar essas estratégias. Leia até o final para saber mais.

Importância de alinhar tecnologia e marketing

Alinhar tecnologia e marketing, como o próprio nome já diz, é unir esses dois elementos e trabalhá-los juntos, de modo que um complemente o outro. 

Portanto, para qualquer empresa, é uma forma de melhorar vários processos, como:

  • Coleta e análise de dados;
  • Integração de ferramentas;
  • Mais pontos de contato com os clientes;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhor retorno sobre investimentos.

Ao unir as estratégias de marketing com boas ferramentas de tecnologia, uma empresa de portaria trabalha com análise de dados automática, de todas as informações são segmentadas em um relatório.

As tecnologias usadas pelas estratégias de marketing podem ser integradas, o que automatiza o fluxo de trabalho. 

As ações se tornam mais assertivas e a companhia consegue aumentar os canais para se comunicar com os clientes.

Essas ferramentas também mostram o que o setor de marketing precisa fazer, aumentando sua produtividade e automatizando algumas tarefas. Consequentemente, o retorno sobre os investimentos será muito melhor.

Benefícios de alinhar marketing e tecnologia

Integrar a tecnologia com as estratégias de marketing é um trabalho que traz muitos benefícios para os negócios e até mesmo para os clientes.

Por exemplo, a empresa consegue ampliar seu relacionamento com o cliente, algo muito importante, tendo em vista que as tomadas de decisões precisam ser embasadas em dados, informações e outros tipos de análises.

Com a tecnologia fica muito mais fácil gerenciar essas informações em um curto espaço de tempo, e a empresa melhorar seu relacionamento com o cliente.

Outra vantagem é o aumento da competitividade, pois quando um fabricante de medalha personalizada usa a tecnologia de maneira adequada, tem mais vantagem competitiva perante os concorrentes.

A marca também se torna mais eficiente para atrair clientes novos e será vista com bons olhos por parte do público, aumentando sua participação no mercado.

Como integrar tecnologia e marketing?

Para integrar tecnologia e marketing, é necessário seguir um passo a passo simples, porém, muito eficiente.

  1. Analisar o cenário

Faça uma lista de todas as tecnologias de marketing que o seu negócio usa atualmente. 

Para uma empresa de aluguel de impressora, é uma maneira de ter uma visão mais ampla do funcionamento dessas ferramentas.

Além disso, mostra como os recursos estão sendo usados e onde eles podem ser empregados.

  1. Alinhar os indicadores-chave

Empresas que não possuem visão estratégica não conseguem identificar possibilidades e oportunidades.

Em um mercado extremamente competitivo, falhas de comunicação entre os departamentos e a falta de alinhamento entre os indicadores podem gerar muitos gargalos.

Todos os membros de todos os setores precisam estar cientes do planejamento e dos objetivos do negócio com as estratégias de marketing.

  1. Contratar profissionais híbridos

Outra opção para um fabricante de envelope personalizado para convite é contratar profissionais que saibam lidar tanto com a tecnologia quanto com as estratégias de marketing.

Conciliar o conhecimento técnico com uma visão inovadora ajuda a integrar os departamentos, além de ser possível desenvolver projetos internos que aproximam os dois setores.

Procure misturar sazonalmente os profissionais dessas áreas, para que eles possam desenvolver polivalência e sejam capazes de trabalhar a percepção de como essas áreas podem se complementar.

Considerações finais

Integrar a tecnologia e o marketing é um desafio, e ele depende da avaliação de vários cenários e o estudo de variáveis.

Isso ajuda a alcançar bons resultados, por meio da abordagem correta, além de estabelecer uma cultura colaborativa entre os setores, o que gera o cooperativismo dentro da companhia.

Verifique se o seu negócio consegue extrair todo o potencial da tecnologia e a maneira como as estratégias de marketing são aplicadas. 

Isso ajuda a integrá-las e a otimizar as tarefas para a divulgação da marca, seus produtos e serviços.

É uma forma de otimizar os investimentos e obter bons resultados com estratégias direcionadas e bem elaboradas, com o auxílio da tecnologia.

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