3 dicas para gerar buzz a sua marca

O Buzz Marketing é uma estratégia utilizada para chamar a atenção do público e incentivar essas pessoas, de maneira natural, a falar sobre os produtos e serviços, bem como sobre as suas campanhas.

Aqui, a companhia deve investir nos gatilhos mentais e emocionais para conseguir esse feito, pois são práticas que colocam suas ações na boca dos consumidores. Com isso, é possível obter resultados impressionantes ao longo do tempo.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de Buzz Marketing e seus benefícios, além de algumas dicas para aplicá-lo.

Afinal, o que é Buzz Marketing?

Chamamos de Buzz Marketing uma estratégia que tem o objetivo de gerar assuntos em torno das marcas, seus produtos e serviços.

É desse modo que a empresa estimula os consumidores a falarem sobre ela ou algo que ela fez recentemente. O foco é aumentar o destaque da marca e assim fazer com que mais pessoas se interessem pela companhia.

Entretanto, assim como no caso do processo de abertura de empresas, essa estratégia é bem organizada e planejada, visto que o objetivo é impactar o público certo.

Seu funcionamento nada mais é do que uma abordagem estratégica para fazer com que os consumidores conversem sobre um produto lançado ou até mesmo sobre uma campanha lançada pela organização.

Mas, para ter efeito, é necessário que a estratégia seja interessante. Um comercial de TV comum, por exemplo, não é capaz de estimular o pensamento do consumidor ao ponto de ele pensar na empresa e falar sobre ela.

Em outras palavras, para criar uma boa campanha de Buzz Marketing, é preciso ter muita criatividade e um conhecimento profundo sobre o seu público-alvo.

Benefícios do Buzz Marketing

Essa estratégia é muito comum entre as organizações, desde uma empresa de entrega de medicamentos até uma marca de roupas famosa, e isso acontece por conta de benefícios como:

  • Mais credibilidade;
  • Aumento do alcance da marca;
  • Baixo investimento;
  • Aumento dos lucros.

Esse tipo de marketing faz com que as pessoas falem sobre a marca, por essa razão, ela acaba conquistando mais credibilidade. Se uma pessoa fala bem do seu negócio, as outras começam a avaliar a possibilidade de comprar com você.

Lembre-se de que o consumidor tende a ouvir muito mais do que os outros têm a dizer do que aquilo que a organização fala de si própria.

Esse tipo de campanha funciona como um megafone, principalmente se você veiculá-las em canais como as redes sociais. Essas plataformas fazem uma conexão entre as pessoas e permite que as informações cheguem a todos em poucos segundos.

Outra vantagem é o fato de que você não precisa investir muito para criar esse tipo de ação, e uma vez que os indivíduos falam sobre o seu negócio, você economiza recursos e ainda aumenta os seus lucros.

Como executar o Marketing Buzz do jeito certo?

Desde uma pequena perfumaria até uma multinacional pode investir em várias práticas diferentes de Buzz Marketing, e dentre as principais estão:

1.    Planejar a ação

Durante o planejamento de ação, defina os objetivos e o público que você pretende atingir, tendo em mente o fato de que essa estratégia tem o objetivo de conversar com os consumidores.

Crie conteúdos motivacionais e que abordam assuntos do interesse da sua persona, além de serem facilmente compreendidos.

2.    Fazer parcerias

A internet oferece recursos interessantes para as empresas que querem estar na boca do povo, como no caso dos influenciadores digitais.

São pessoas que estão nas redes sociais e que possuem um grande número de seguidores, por isso, são capazes de incentivar o consumo de vários tipos de produtos e serviços.

3.    Chamar a atenção das pessoas

Uma empresa especializada em limpeza pós obra deve investir em maneiras de chamar a atenção do público.

Para tal, é preciso sair do comum, ou seja, lançar uma novidade que fuja dos padrões e seja realmente inovadora.

Você também pode trabalhar com algo chocante, por exemplo, ao começar uma conversa sobre um tema surpreendente e que desperte a curiosidade das pessoas.

Outra estratégia muito usada pelas organizações é despertar a curiosidade por uma revelação que seja do interesse da audiência.

Conclusão

Como vimos, o Buzz Marketing não é difícil de ser colocado em prática, pelo contrário: por meio de ações simples, é possível chamar a atenção das pessoas e estar entre os assuntos mais comentados pelos consumidores.

Seguindo nossas dicas, você pode criar uma campanha inovadora no mercado e atrair atenção para a sua marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *