3 dicas para gerar buzz a sua marca
O Buzz Marketing é uma estratégia utilizada para chamar a atenção do público e incentivar essas pessoas, de maneira natural, a falar sobre os produtos e serviços, bem como sobre as suas campanhas.
Aqui, a companhia deve investir nos gatilhos mentais e emocionais para conseguir esse feito, pois são práticas que colocam suas ações na boca dos consumidores. Com isso, é possível obter resultados impressionantes ao longo do tempo.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de Buzz Marketing e seus benefícios, além de algumas dicas para aplicá-lo.
Afinal, o que é Buzz Marketing?
Chamamos de Buzz Marketing uma estratégia que tem o objetivo de gerar assuntos em torno das marcas, seus produtos e serviços.
É desse modo que a empresa estimula os consumidores a falarem sobre ela ou algo que ela fez recentemente. O foco é aumentar o destaque da marca e assim fazer com que mais pessoas se interessem pela companhia.
Entretanto, assim como no caso do processo de abertura de empresas, essa estratégia é bem organizada e planejada, visto que o objetivo é impactar o público certo.
Seu funcionamento nada mais é do que uma abordagem estratégica para fazer com que os consumidores conversem sobre um produto lançado ou até mesmo sobre uma campanha lançada pela organização.
Mas, para ter efeito, é necessário que a estratégia seja interessante. Um comercial de TV comum, por exemplo, não é capaz de estimular o pensamento do consumidor ao ponto de ele pensar na empresa e falar sobre ela.
Em outras palavras, para criar uma boa campanha de Buzz Marketing, é preciso ter muita criatividade e um conhecimento profundo sobre o seu público-alvo.
Benefícios do Buzz Marketing
Essa estratégia é muito comum entre as organizações, desde uma empresa de entrega de medicamentos até uma marca de roupas famosa, e isso acontece por conta de benefícios como:
- Mais credibilidade;
- Aumento do alcance da marca;
- Baixo investimento;
- Aumento dos lucros.
Esse tipo de marketing faz com que as pessoas falem sobre a marca, por essa razão, ela acaba conquistando mais credibilidade. Se uma pessoa fala bem do seu negócio, as outras começam a avaliar a possibilidade de comprar com você.
Lembre-se de que o consumidor tende a ouvir muito mais do que os outros têm a dizer do que aquilo que a organização fala de si própria.
Esse tipo de campanha funciona como um megafone, principalmente se você veiculá-las em canais como as redes sociais. Essas plataformas fazem uma conexão entre as pessoas e permite que as informações cheguem a todos em poucos segundos.
Outra vantagem é o fato de que você não precisa investir muito para criar esse tipo de ação, e uma vez que os indivíduos falam sobre o seu negócio, você economiza recursos e ainda aumenta os seus lucros.
Como executar o Marketing Buzz do jeito certo?
Desde uma pequena perfumaria até uma multinacional pode investir em várias práticas diferentes de Buzz Marketing, e dentre as principais estão:
1. Planejar a ação
Durante o planejamento de ação, defina os objetivos e o público que você pretende atingir, tendo em mente o fato de que essa estratégia tem o objetivo de conversar com os consumidores.
Crie conteúdos motivacionais e que abordam assuntos do interesse da sua persona, além de serem facilmente compreendidos.
2. Fazer parcerias
A internet oferece recursos interessantes para as empresas que querem estar na boca do povo, como no caso dos influenciadores digitais.
São pessoas que estão nas redes sociais e que possuem um grande número de seguidores, por isso, são capazes de incentivar o consumo de vários tipos de produtos e serviços.
3. Chamar a atenção das pessoas
Uma empresa especializada em limpeza pós obra deve investir em maneiras de chamar a atenção do público.
Para tal, é preciso sair do comum, ou seja, lançar uma novidade que fuja dos padrões e seja realmente inovadora.
Você também pode trabalhar com algo chocante, por exemplo, ao começar uma conversa sobre um tema surpreendente e que desperte a curiosidade das pessoas.
Outra estratégia muito usada pelas organizações é despertar a curiosidade por uma revelação que seja do interesse da audiência.
Conclusão
Como vimos, o Buzz Marketing não é difícil de ser colocado em prática, pelo contrário: por meio de ações simples, é possível chamar a atenção das pessoas e estar entre os assuntos mais comentados pelos consumidores.
Seguindo nossas dicas, você pode criar uma campanha inovadora no mercado e atrair atenção para a sua marca.