5 dicas para construir um ambiente de trabalho agradável

Nenhum colaborador quer passar por uma descupinização cupim de solo na empresa, por exemplo. A infestação de pragas urbanas é uma realidade em empresas que afeta a produtividade.

Por isso, entenda 5 dicas para construir um ambiente de trabalho agradável.  

 

1 – Estimule as relações interpessoais

Por mais reservada que uma pessoa seja, é muito bom ter amigos no local de trabalho. Isso favorece o trabalho em equipe mais equilibrado e evita conflitos desnecessários. Portanto, estimular as relações interpessoais entre os colaboradores é uma dica essencial para estabelecer um ambiente de trabalho agradável. Você pode promover almoços com a equipe toda, um dia de happy hour ou até festas em datas comemorativas.

Isso vai possibilitar que os colaboradores socializem fora do ambiente de trabalho e irá proporcionar relações interpessoais mais saudáveis.  

2 – Proporcione flexibilidade de espaço e horário

Em um escritório é mais fácil oferecer flexibilidade de espaço e horário para seus colaboradores.  As empresas ganham aumento de produtividade quando focam nos momentos mais produtivos de cada colaborador.

Pode ser que você seja mais produtivo de manhã, mas outros colaboradores sejam produtivos à tarde. Fatores como poder chegar uma hora mais tarde ou poder sair uma hora mais cedo fazem toda a diferença.

Respeite certa liberdade para cada colaborador gerenciar suas demandas, horários e ambiente de trabalho. Isso vai potencializar a produtividade.

 3 – Ofereça plano de carreira na empresa

 

É muito importante um colaborador saber até que cargo ele pode ascender na empresa. Isso cria metas e objetivos de vida viáveis. Por isso, um grande diferencial é oferecer um plano de carreira. Dessa maneira, um colaborador terá mais motivação para ser produtivo.

Com o objetivo e a possibilidade de promoções na empresa, é mais viável cumprir com responsabilidades, demandas e prazos, já que isso significa crescimento profissional.

4 – Ofereça treinamento nas habilidades necessárias

Você pode oferecer cursos de formação internos ou até arcar com as despesas de treinamentos externos. Dessa forma, a empresa está investindo em habilidades necessárias para o bom desempenho dos colaboradores.

Isso garante que eles terão as habilidades específicas para seus cargos, de forma mais eficiente. Colaboradores treinados possuem mais facilidade e sucesso na execução das demandas. Isso é sinônimo de produtividade para empresa e satisfação para o colaborador.

5 – Tenha clareza na comunicação interna

 

Ter clareza na comunicação interna da empresa significa deixar transparente seus objetivos, metas e responsabilidades dos colaboradores.

A comunicação interna pode ser realizada através de campanhas e informativos, com a finalidade de manter todos os colaboradores informados e alinhados com as expectativas da empresa. Dessa forma, todos os processos internos serão mais transparentes e os colaboradores entenderão qual caminho a empresa está seguindo. De forma individual, cada colaborador pode trabalhar em suas demandas profissionais para fazer sua parte, sem dúvidas. 

 

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