Afinal, o que é remarketing? Confira suas características

O remarketing é uma estratégia de marketing digital que ajuda as empresas a captar clientes que em algum momento tiveram contato com elas.

Um exemplo disso é quando o usuário clica em um anúncio, mas não compra o produto. 

Depois de um tempo, ele recebe ofertas e promoções relacionadas ao item que ele visualizou no anúncio.

Trata-se de uma estratégia eficiente, por isso, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, benefícios e características. 

Portanto, se quer turbinar as suas vendas e melhorar suas estratégias de marketing digital, leia até o final.

Tenha compreensão do conceito de remarketing

Chamamos de remarketing uma estratégia que consiste em fazer marketing para pessoas que já tiveram contato com a sua marca. 

Em outras palavras, é a veiculação de campanhas, anúncios e conteúdos para esses usuários.

O objetivo é impactar esses consumidores e aumentar o engajamento, visto que em algum momento eles demonstraram interesse nas soluções anunciadas, por meio de:

  • Anúncios;
  • Conteúdos;
  • E-mail;
  • Preenchimento de formulário.

Supondo que algum usuário acessou o site de uma empresa e esqueceu um item do carrinho, como guardanapo de festa, vai receber um e-mail para lembrar que esse produto está pronto para venda.

Essa estratégia também é utilizada quando alguém vê um anúncio, clica por curiosidade, mas não realiza a compra.

Ao utilizar as estratégias de remarketing, a empresa incentiva esses consumidores a comprarem seus produtos e serviços.

O funcionamento dessa prática depende da plataforma que você utiliza para veicular seus anúncios. 

Por exemplo, antes de anunciar, o Facebook ou qualquer outra rede, precisa ter informações de quem são as pessoas que já tiveram contato com sua empresa.

Essas plataformas disponibilizam ferramentas para identificar os usuários, antes mesmo de criar um anúncio. E esse tipo de campanha traz muitos benefícios para as organizações.

1- Vantagens do remarketing

O remarketing é muito popular entre as empresas por conta de seus benefícios. Um deles é que a marca permanece na mente dos clientes.

Se você pesquisar sobre uma empresa especializada em contabilidade, vai encontrar várias organizações que oferecem esse serviço, portanto, independentemente do setor em que você atue, a concorrência é muito grande.

Por meio do remarketing conseguimos lembrar as pessoas sobre seus interesses anteriores e ainda oferecer a elas produtos semelhantes.

Com isso, você tem muito mais chances de converter potenciais clientes, já que essas pessoas tiveram contato com a sua marca e demonstraram algum interesse pela solução.

Além de lembrar os usuários sobre os produtos e serviços que visualizaram, estes anúncios também direcionam as pessoas para a página que elas visitaram anteriormente.

Entretanto, para compreender esses benefícios, precisamos entender as características do remarketing. Veja mais a seguir.

2- Características do remarketing

A principal característica do remarketing é o fato de que ele é utilizado por uma loja de produtos naturais para envolver um cliente, após uma interação inicial.

Ele utiliza vários pontos de contato para atrair os usuários, suportando os principais objetivos de vendas e recuperando potenciais clientes valiosos para o negócio.

Uma empresa que não investe nessa prática acaba perdendo contatos de qualidade durante o processo. 

Outra característica dessa estratégia é que ela não é nova, apenas ganhou novos recursos mais sofisticados na internet.

Por exemplo, hoje em dia, as organizações podem contar com tecnologia que colete dados para enviar mensagens compatíveis com as ações executadas pelos usuários.

Ao fazer isso, uma empresa de treinamentos profissionais cria uma experiência personalizada para os seus leads.

É muito comum as pessoas visitarem sites de empresas depois de visualizarem um anúncio e clicarem nele por curiosidade. 

Por conta disso, também é elevado o número de pessoas que clicam nesses anúncios, mas não compram nada.

Quando isso acontece, você pode enviar um e-mail falando um pouco mais sobre os produtos e serviços visualizados. 

Com isso, o remarketing cumpre uma de suas principais funções, que é manter o produto na mente do consumidor.

Em outras palavras, você consegue reter o interesse dessa pessoa e fazer com que ela desenvolva um interesse maior pelo item.

Em linhas gerais, podemos dizer que o remarketing tem como principal característica a função de reforçar a ideia de compra na mente do potencial cliente.

Conclusão

Em resumo, o marketing digital trouxe novas possibilidades para as organizações, possibilitando que elas efetuem suas vendas de maneira mais simples e prática.

Uma das estratégias mais utilizadas é o remarketing, que mantém o interesse preferente à determinada solução e evita que o seu negócio perca uma boa oportunidade de venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *