Como lidar com um dia difícil no trabalho?

Todo mundo já passou por um dia difícil no trabalho. Nessas horas, parece que tudo de ruim fica acumulado. O café pode respingar na roupa, você pode se atrasar por causa do trânsito, uma reunião pode ser mal sucedida ou um cliente pode decidir demitir a empresa.

Passar por momentos difíceis no trabalho é comum. No entanto, você deve saber como lidar com um dia ruim para não piorar a situação. Confira algumas dicas de como lidar com um dia difícil no trabalho.

 

  1. Não tome decisões de forma impulsiva

Você só consegue refletir com racionalidade e segurança quando está tranquilo. Dessa forma, você pode visualizar os prós e os contras de uma situação. Isso não ocorre quando você está estressado, frustrado ou triste. Nessa hora, a única vontade pode ser pedir demissão ou ser grosso com seu chefe.

Não tome decisões impulsivas por um estado emocional que vai passar. Você pode lembrar a si mesmo que não está bem e tomar decisões depois de ficar melhor. Por isso, vá para casa, descanse e mude de ânimo. Tudo pode parecer mais fácil no dia seguinte.

 

  1. Acredite que tudo vai passar

 

Você provavelmente já passou por dias assim e tudo melhorou. Por isso, tenha em mente que o dia vai passar também. Não exagere em tudo que você sente, é tudo uma fase ruim. Não seja influenciado pelo seu estado emocional para julgar alguma coisa. Por isso, não toma decisões precipitadas. Lembre-se que isso vai passar, como várias outras situações em sua vida.

 

  1. Tente ir embora mais cedo

 

Caso você tenha a possibilidade, peça para ir embora mais cedo. Se você tiver um banco de horas, isso fica ainda mais fácil. Sua imagem na empresa pode ficar comprometida se você trabalhar estressado e mal humorado. Por isso, tente ir embora mais cedo. Ainda mais, você fica menos produtivo com esse ânimo. Pegue seu fone bluetooth e escute uma boa música.

 

  1. Cuidado com o jeito que você trata as pessoas

Quando você está estressado e sem paciência, qualquer pessoa é um alvo para você extravasar. No entanto, manter relacionamentos interpessoais pacíficos na empresa é uma maneira de deixar o clima profissional mais leve e o trabalho em equipe mais produtivo.

Por isso, cuidado com o modo que você trata seu chefe, os clientes e os colegas de trabalho. Isso pode render discussões desnecessárias. O ideal é se manter longe de conversas. Foque em uma tarefa e peça para as outras pessoas não interromperem.

 

  1. Deixe as tarefas mais difíceis para outro dia

 

Essas dicas valem para todo mundo, até para uma gata virtual. Caso você tenha um projeto difícil, deixe para outro dia. Produza no seu dia difícil as tarefas mais fáceis, leves e agradáveis. Para finalizar, termine seu dia e vá para casa com a convicção de que tudo vai ficar bem. Faça tarefas relaxantes em casa, fique com a família, assista séries ou filmes. Relaxe e não pense no trabalho.

Dessa maneira, você vai estar 100% no dia seguinte para enfrentar seu novo dia.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *