Confira os 21 melhores aplicativos para um profissional de marketing

O marketing digital é um extenso e amplo mercado de trabalho, e conta com uma grande diversidade de aplicativos de marketing.

Visto que auxiliam na automatização e otimização dos vários processos, possibilitando total acessibilidade e funcionalidade em um smartphone.

Nesse mercado, independente do cargo ou função de cada profissional, todos convergem para os mesmos objetivos:       

  • Tornar a empresa autoridade no assunto;
  • Atrair leads;
  • Gerar engajamento;
  • Gerar vendas.

Dessa forma, esse profissional, obrigatoriamente, precisa ter boas habilidades de comunicação, como escrever bem, dominar a área de atuação e ou estar disposto a aprender mais sobre ela.

Também precisa ser criativo, organizado, proativo e familiarizado com as ferramentas disponíveis no mercado. 

Isso vale independentemente do setor maior para o qual presta-se serviço, seja uma grande empresa de controle de acesso biometrico, um e-commerce ou para um profissional liberal.

Isto posto, existem muitos aplicativos, gratuitos e pagos, disponíveis para celulares Android e iPhone (IOS), com diversas funcionalidades muito úteis para esses profissionais.

Desde recursos avançados de edição de vídeos e fotos, organizadores de rotina, aplicativos de conteúdo para aprendizado, redes sociais e ferramentas voltadas à sua gestão, até os gerenciadores de arquivos, e aplicativos para acompanhamento de métricas.

De funções às opções disponíveis, neste artigo vamos listar os principais aplicativos que podem ser utilizados para auxiliar e otimizar o trabalho desses profissionais, com alguns bônus pelo caminho. 

Organizadores de rotina

Vamos começar pelos aplicativos voltados para auxiliar o gerenciamento da organização da rotina, fluxo de trabalho e planejamento de tarefas.

Escolher ao menos um desses é altamente funcional e produtivo para qualquer estudante ou colaboradores de uma grafica de impressao digital, sendo ainda mais essencial para a rotina de um profissional de marketing.

Podem ser úteis para as mais diferentes funções, como para organizar estratégias a curto, médio ou longo prazo, para tomada de decisões, e para questões de nível operacional, como o planejamento de pautas de um blog, por exemplo.

  1. Asana

Aplicativo gratuito para organização e controle do fluxo de trabalho em alinhamento com a equipe, ao permitir o envio de notificações para todos os envolvidos em cada projeto.

  1. Trello

Muito parecido com o Asana, mas mais simples de visualizar e trabalhar as funcionalidades, e perfeito para jamais ter problemas como esquecer reuniões e entregas.

Atuando com a mesma responsabilidade e eficiência de uma boa empresa de entrega de documento.

O Trello possui um sistema de organização baseado em cartões e painéis móveis interativos e muito intuitivos. 

Também salva tudo na nuvem para sincronização de informações em todos os dispositivos. 

  1. Habitica

Novo nome para o HabitRPG, esse também é um aplicativo voltado para o estabelecimento e gerenciamento de hábitos e tarefas.

Mas, o diferencial está em seu conceito “gameficado”, ou seja, é como um jogo em que o usuário é motivado a cumprir as tarefas que predefiniu, com incrementações de itens para uso como premiações quando as tarefas são resolvidas. 

  1. MeisterTask

Com um sistema parecido com o Trello, o MeisterTask permite uma maior personalização do modelo para o profissional de marketing de assistencia tecnica de informatica computador, em um exemplo prático. 

Ele conta com ferramentas que possibilitam a comunicação em tempo real pelo aplicativo. Também permite integrações com outros aplicativos, como Google Drive e Dropbox.

  1. Evernote

O Evernote facilita a organização de notas de forma dinâmica, no dia a dia, permitindo o agrupamento em um mesmo lugar, de elementos como: textos, PDF, fotos, vídeos, áudios, listas, e capturas de tela.

  1. Inbox by Gmail

Esse não é um gerenciador de rotina ou de tarefas, mas é um gerenciador de e-mails,  também essencial para lidar com a grande quantidade de mensagens eletrônicas.

Construído com uma base metodológica de resolução de tarefas, esse aplicativo auxilia a manter a caixa de entrada organizada.

Ajudando a acompanhar o que é realmente importante para um negócio, como a instalação de uma estacao de trabalho com divisoria.

Aplicativos de criação e edição de mídia

Portanto, seguem agora os principais aplicativos para criação de conteúdo audiovisual para as diversas plataformas e mídias digitais. 

De forma geral, possuem tanto funcionalidade gratuitas, quanto opção de upgrade para versões Premium.

  1. Canva

Esse é um aplicativo super completo para produção e edição de conteúdos, simples e com modelos para edição, templates para posts, base de imagens, efeitos e diversas possibilidades de personalização de design.

Excelente para trabalhar a identidade audiovisual de uma marca, permite o compartilhamento de projetos entre colaboradores e em redes sociais.

  1. Adobe Spark

Outra proposta acessível para quem não domina técnicas avançadas de design, o Adobe Spark foi produzido pela Adobe, conhecida por outros programas de edição profissionais, como o Premiere e Photoshop.

Pode ser usado para a criação de diversos tipos de conteúdos para as redes sociais, como um belo Banner personalizado, e seu recurso mais popular certamente é a produção de stories animados para Instagram.

  1. Mojo

Também voltado para a criação de stories animados, conta com diversos templates prontos e efeitos especiais interessantes. 

  1. Snapseed

Exclusivo para Android, essa é uma ferramenta profissional para edição de fotos criada pelo Google, com compatibilidade com formatos de alta definição. 

  1. InShot

Esse aplicativo é ideal para pessoas que desejam compartilhar conteúdos especificamente em vídeos, bem completo e intuitivo.

Além de possuir versão inteiramente em português, sendo altamente funcional para uma produção para um front light banner eletrônico

A desvantagem é que não possui opção de assinatura paga, e o usuário precisa obrigatoriamente assistir aos anúncios durante o desenvolvimento do trabalho, e não pode remover a logo do aplicativo do design pronto.

Redes sociais

Devido à popularidade das redes sociais, vamos apenas listar aqui as principais plataformas, e partir para as ferramentas de gerenciamento das mesmas. Confira:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Snapchat;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • Quora.

A função das redes sociais é permitir o compartilhamento de conteúdos e a interação entre os usuários. 

Ferramentas de gestão de mídias sociais

Essas são ferramentas essenciais para os profissionais voltados para social media, permitindo a curadoria eficiente de conteúdos.

  1. YouTube Creator Studio

Voltado para o gerenciamento do YouTube, permite total controle sobre seu canal, de maneira rápida e fácil com áudios de muita qualidade.

Assim como o acompanhamento de estatísticas, o recebimento de notificações e responder aos comentários, tudo pelo App.

  1. Tint

Para as demais redes sociais, indicamos o Tint. Com ele é possível acompanhar e organizar as páginas favoritas conforme os assuntos de sua preferência.

O destaque é sua função de enviar qualquer conteúdo de mídias sociais para um site  WordPress ou aplicativo mobile.

  1. Feedly

Ele permite organizar em coleções, todas as suas publicações, podcasts e canais do YouTube favoritos, e receber atualizações referentes a elas.

Conteúdo para aprendizado e atualização 

Um bom profissional de marketing de uma empresa reconhecida, como uma notável assistência para reparo do Iphone, precisa manter-se atualizado e em constante processo de aprendizado. 

Para isso existem alguns ótimos aplicativos, como:

  1. HootSuite Amplify

Também relacionado à curadoria de conteúdo, o HootSuite Amplify permite que o usuário encontre notícias e conteúdos relevantes sobre sua área de atuação profissional. 

Entretanto, esse é um aplicativo para conexões locais, como um recomendador interno, que permite o compartilhamento de informações entre a equipe.

  1. 12 Minutos

Esse aplicativo possui resumos de livros que são referência em todo o mundo, tanto em marketing quanto no campo dos negócios, e o tempo de leitura médio de cada resumo é de 12 minutos.

  1. Luciano Larrossa

Esse já é voltado para notícias, tutoriais e análises de Facebook Marketing, com uma interface familiar, parecida a da própria rede social. 

Aplicativos para acompanhamento de métricas

Essenciais para profissionais de marketing que trabalham com estratégia, tomada de decisões e ou gerenciamento de redes sociais.

  1. Google Analytics

Este é um dos aplicativos imprescindíveis, que permite o acompanhamento do tráfego de todos os sites vinculados à plataforma Google, e gera detalhados relatórios de métricas.

  1. Google AdWords

Também fornece relatórios, mas é voltado para acompanhar a performance de anúncios, permitindo criar e editar campanhas patrocinadas.

  1. HootSuite

Com diversas funções, essa aplicação permite maior interatividade entre o seu site e seus perfis nas mídias sociais. 

O destaque é a possibilidade de publicar e programar postagens, fazer compartilhamentos simultâneos, e receber alertas de  comentários ou mensagens. 

E existe também a plataforma HootSuite Target, dedicada exclusivamente ao Twitter.

  1. Emma Metrics

Essa é uma versão da plataforma de email marketing Emma, que permite acompanhar a performance de suas campanhas, permitindo o compartilhamento dos relatórios de métricas.

Considerações finais

Ainda existe uma boa lista de aplicativos voltados para outras funções relacionadas, por exemplo, à comunicação interna e integração de equipes, como o Zoom, e plataformas de armazenamento de dados em nuvem, como Google Drive, DropBox e iCloud.

A diversidade de aplicativos para marketing é grande, e devem ser escolhidos conforme suas necessidades e preferências, apresentando diversas vantagens.

Como facilitar a rotina, aumentar a produtividade, eficiência e assertividade no desenvolvimento de seu trabalho.

Além do maior controle sobre o processo, com acesso à qualquer hora e local, bastando um smartphone

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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