O que é análise pestel

Existem várias ferramentas que podem ser utilizadas para mensurar os impactos externos em uma empresa. A análise pestel é uma delas, e pode ser utilizada por empresas dos mais diversos portes.

 

Há vários aspectos que influenciam no sucesso de uma companhia. Por isso, estar atento a todos esses pontos é um papel fundamental para que o desenvolvimento dela não seja impactado de modo confuso ou pouco claro. 

 

Um desses aspectos, que muitas vezes é negligenciado, mas que pode fazer toda a diferença é a compreensão do cenário no qual uma empresa de lavagem de estofados automotivos, ou de qualquer outro setor, está inserida. 

 

De fato, a análise do mercado no qual se atua é uma das principais fases de qualquer empresa, Para isso, hoje existem ferramentas importantes e bastante relevantes, como é o caso da análise pestel. 

 

Para entender melhor o que isso significa, não deixe de ler este artigo, que traz informações sobre o que é a análise pestel, como utilizar esse recurso e para conhecer os pontos da importância dessa análise para um negócio.

O que é análise pestel?

Há vários pontos que podem impactar em uma empresa, seja ela de impermeabilização apartamento ou um escritório de advocacia. Desde elementos internos até os externos, conhecer bem o cenário é essencial. 

 

O que ocorre fora da empresa, ou seja, os fatores externos dela, são bastante importantes e podem ser o motivo pelo qual o sucesso do negócio esteja sendo prejudicado em algum momento. 

 

A análise pestel vem justamente para ajudar a entender os fatores que vêm de fora, proporcionando assim uma visão macro. Pestel unifica a primeira letra de cada um desses fatores, que são:

 

  • P: Fatores políticos  
  • E: Fatores econômicos  
  • S: Fatores sociais  
  • T: Fatores tecnológicos  
  • E: Fatores ecológicos  
  • L: Fatores legais.

 

Os fatores políticos envolvem questões como a instabilidade política, em relação a pontos como corrupção, legislação e restrições legislativas. Os econômicos dizem respeito a juros, taxas de câmbio, inflação, entre outros.

 

Enquanto isso, os sociais estão ligados à cultura e ao público-alvo da empresa. Os tecnológicos são aqueles que envolvem inovação e conhecimentos técnicos. 

 

Já os ecológicos envolvem pontos como o ambiente, a sustentabilidade e a responsabilidade social da companhia. Por fim, os legais estão ligados às leis e regulamentos do país no qual se atua. 

Como utilizar essa ferramenta? 

Uma empresa que trabalha com a fabricação e venda de piso emborrachado antiderrapante, por exemplo, precisa entender o quanto os fatores que vêm de fora estão impactando a sua atuação e o seu crescimento. 

 

Para que isso seja possível, ela deve aplicar a análise pestel. Isso deve ser feito em reuniões de trabalho nas quais a equipe realize brainstorm, analisando e entendendo os fatores que agem sobre a companhia. 

 

Isso significa fazer as perguntas certas em diferentes áreas, como a das oportunidades presentes no mercado e as ameaças que impactam o negócio. Com essas respostas em mãos, tudo fica mais claro e é possível desenvolver planos de ação para a empresa.

Entenda a importância da análise pestel

Diante desse cenário, fica possível perceber que a análise pestel pode ser de suma importância para que uma empresa especializada em bateria de 150 amperes para caminhão ou qualquer outra consiga agir no mercado.

 

Isso porque ela trata de pontos muito importantes e específicos, que devem ser levados em conta para uma gestão eficaz de qualquer tipo de empreendimento. Entenda quais são eles a seguir. 

1. Identificar fraquezas

A análise pestel pode ser usada para que a empresa faça levantamentos sobre os seus pontos fracos, mesmo que eles não estejam vindo de dentro da companhia. Isso pode mostrar uma dificuldade em resolver um problema real que impacta a empresa.

 

Sendo assim, a análise pestel dá uma base para a percepção do que está errado, de modo que a solução para o problema possa vir mais rapidamente. 

2. Criar estratégias

Identificar fraquezas é necessário, mas esse passo é necessário justamente para que medidas sejam tomadas. A criação de estratégias para resolver essas questões é outra vantagem de utilizar a análise pestel. 

 

Por isso, a empresa pode mudar radicalmente a sua estrutura ao perceber o que há de errado por ali. Uma melhoria nos seus produtos para atender melhor ao público, a preparação financeira para lidar com juros e cumprir a legislação são alguns exemplos.

Considerações finais

Utilizar ferramentas que ajudem uma companhia a identificar quais fatores externos podem estar prejudicando o seu desenvolvimento é indispensável para o sucesso dela. 

 

Portanto, não deixe de aplicar a análise pestel no seu negócio e identifique os pontos de fraqueza, para então criar as melhores estratégias e fazer com que a sua companhia atinja os patamares desejados. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *