O que é mídia espontânea e quais são as suas vantagens?

Mídia espontânea, também conhecida como earned media, é um formato muito procurado entre empresas dos mais variados setores. Isso acontece porque ela confere mais credibilidade e valor para uma marca.

Trata-se de um tipo de mídia que uma empresa recebe de maneira espontânea, sem que para isso precise investir algum valor. 

Em outras palavras, seu negócio se torna popular, sem pagar por isso.

Para você entender um pouco mais, vamos explicar o seu conceito, funcionamento e as vantagens trazidas por esse tipo de divulgação.

Entenda o conceito de mídia espontânea

Chamamos de mídia espontânea um tipo de divulgação que não é própria e nem paga, portanto, a marca conquista esse tipo de mídia sem que precise interferir.

Todavia, é importante dizer que mesmo que você não precise pagar por ela, não significa que possa simplesmente esperar que aconteça, muito pelo contrário.

Um fabricante de equipamento de iluminação, por exemplo, precisa de um plano de marketing bem estruturado, que conte com diversos formatos de mídia, para conquistar a divulgação espontânea.

Seu funcionamento consiste na menção ou divulgação de uma marca, produtos e serviços, por meios de comunicação de terceiros, como:

  • Emissoras de TV;
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Influenciadores digitais;
  • Sites de terceiros.

A mídia espontânea é muito popular entre as empresas porque ela é capaz de melhorar consideravelmente a imagem de um negócio.

Por exemplo, se você lança um produto que chama a atenção de um influenciador digital, ele pode, por vontade própria, experimentar sua solução e falar sobre ela para seus seguidores.

Cerca de 52% dos usuários de internet do Brasil seguem algum tipo de influenciador digital nas redes sociais.

Além disso, 50% desses seguidores compram produtos e serviços que são indicados por essas pessoas.

Da mesma forma, se durante uma matéria o repórter menciona um fabricante de totem fotografico de maneira espontânea e positiva, automaticamente, essa marca vai chamar a atenção de pessoas e empresas que utilizam esse equipamento.

O que queremos dizer aqui, é que o earned media é popular entre as organizações porque é capaz de divulgar suas marcas, produtos e serviços gratuitamente e com uma ótima repercussão.

Em vista disso, podemos imaginar todas as vantagens trazidas por esse formato de mídia para qualquer tipo de negócio.

Benefícios da mídia espontânea

Quando falamos sobre mídia espontânea, logo nos referimos à consciência de marca. 

Se a sua empresa vira notícia ou então é mencionada por um influenciador, o público cria uma memória afetiva em relação a ela.

Se uma empresa especializada em plano diretor estratégico conta com profissionais conceituados falando sobre ela, cria uma imagem de respeito e passa a ser considerada como referência em seu mercado.

Outra vantagem desse tipo de divulgação é que ela te ajuda a se aproximar do seu público. 

A partir disso, as pessoas reconhecem o seu valor e a mensagem que o seu negócio quer transmitir.

Devido a isso, empresas de diversos setores investem em ações que estimulam outros meios de comunicação a falarem sobre elas.

Por exemplo, se um fabricante de brinquedos decide doar 50% dos seus lucros de vendas no Dia das Crianças para uma instituição infantil, é muito provável que seja noticiado pela mídia.

A companhia adotou um comportamento e um posicionamento valorizado pela sociedade, por conta disso, estará nos principais veículos de comunicação e mostrando para o público quais são os seus valores.

Outros tipos de negócios, como uma empresa especializada em entrega de documento, podem investir em outras estratégias para atrair mídia espontânea, como a produção de conteúdos relevantes.

Entretanto, independente de qual seja o seu investimento para atrair esse tipo de divulgação, ela é importante para fortalecer a sua marca, gerar valor para a sociedade e posicionar o seu negócio como referência em seu segmento.

Conclusão

Portanto, é muito comum vermos empresas sendo mencionadas em notícias, pelos influenciadores digitais e outros veículos de comunicação que não são de propriedade delas.

São organizações que conquistam uma posição de destaque por várias razões, como a qualidade de seus produtos e serviços, uma ação que beneficia a sociedade de alguma forma ou até mesmo o lançamento de uma novidade no mercado.

Quando elas conquistam a mídia espontânea, passam a fazer parte de um rol mais selecionado de marcas, e trabalham constantemente para permanecer nesse patamar.

Isso significa que é papel das organizações trabalhar em prol desse formato de mídia, visto que ele traz muitos benefícios e possibilitam um crescimento acelerado para as companhias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *