Passo a passo de como criar um aplicativo de sucesso

Um aplicativo nada mais é do que um software que pode ser instalado em diferentes sistemas operacionais, como Android e iOS, além de outros tipos de dispositivos, como uma smart TV.

Ele pode ser pago ou gratuito e é utilizado para diversas funções, como envio e recebimento de mensagens, streaming, gerenciador de tarefas, entre outras possibilidades.

As empresas costumam criá-los para facilitar o dia a dia de seus clientes, por isso, vamos apresentar seu conceito, benefícios e como fazer para criar um aplicativo bem-sucedido para o seu negócio. Confira!

Afinal, o que é aplicativo?

Também conhecido como app, os aplicativos são softwares instalados em dispositivos móveis, TVs e desktops, podendo ser utilizado tanto online quanto offline, além de serem pagos ou gratuitos.

Sua funcionalidade é bem simples: basta o usuário fazer o download no aparelho em que vai utilizá-lo e, a partir disso, usufruir de suas facilidades. Dentre as tarefas mais comuns estão:

  • Delivery de comida;
  • Streaming;
  • Jogos;
  • Editor de fotos;
  • Mensagens instantâneas;
  • Transações bancárias;
  • Motoristas particulares.

Existe até mesmo aplicativo imobiliário, onde você pode encontrar sala de reunião para alugar e outros tipos de imóveis.

Benefícios dos aplicativos

Usar os aplicativos traz várias vantagens aos usuários, como facilidade e rapidez no dia a dia para uma série de atividades. Para as empresas, criar um app é ainda mais vantajoso, uma vez que ele permite conhecer bem o comportamento do cliente.

A marca se aproxima mais de seu público, inclusive de seus funcionários, podendo saber um pouco mais sobre seu comportamento e necessidades.

As tarefas do dia a dia também são mais ágeis. Por exemplo, no app de vendas de uma loja, é possível fazer cotação de frete, acompanhar status de entrega, facilitar o preenchimento de cadastro, trocar mensagens, entre outras possibilidades.

Tanto o gestor quanto a equipe também terão mais controle sobre os processos internos, com acesso amplo às informações.

Logo, uma empresa de engenharia pode usar seu aplicativo como um canal direto para se comunicar com seus clientes, o que melhora a experiência deles com a marca. 

Entretanto, para ter acesso a todas essas vantagens, é essencial saber criar um bom aplicativo.

Como ocorre a criação de um aplicativo

Para criar um aplicativo de sucesso, independentemente de seu segmento, uma empresa precisa seguir o seguinte passo a passo:

1 – Definir os objetivos

Tudo o que é criado precisa de uma finalidade. Nesse sentido, determine o problema que seu aplicativo vai resolver, para que assim os clientes tenham uma razão para instalá-lo.

Por exemplo, se a ideia é criar um app onde as lojas possam contratar rapidamente uma empresa de motoboy, mesmo que já exista solução semelhante, é necessário apresentar uma proposta única aos usuários.

Para fazer isso, é vital estudar o mercado e saber como as demais soluções funcionam para entregar determinada proposta.

2 – Escolher uma plataforma

Para escolher a plataforma do seu aplicativo, veja qual sistema operacional o seu público mais utiliza. Mesmo que um deles seja predominante entre seus usuários, é interessante disponibilizar o app para os dois.

Fazer um aplicativo para iOS é mais rápido e menos caro, ao passo que fazer um aplicativo para Android permite mais flexibilidade e oferecer mais recursos.

3 – Levantar os custos

Você precisa saber quanto custa a contratação de desenvolvedores, aluguel de escritórios, compra de softwares, dentre outras necessidades.

O valor do aplicativo também depende da ideia que você tem em mente, dos recursos que ele vai possuir, do design e de sua especificação.

Ou seja, uma loja virtual de móveis e decoração que vende almofada para bebê precisa levantar todos esses custos para criar um aplicativo completo e funcional.

4 – Monetizar o aplicativo

Por fim, encontre maneiras de monetizar seu app para cobrir todos os seus custos. É possível fazer isso por meio de anúncios, venda de assinaturas, entre outros.

Analise cada proposta e encontre aquela que mais combina com o seu aplicativo e com o público que vai utilizá-lo.

Conclusão

As empresas procuram desenvolver seus próprios aplicativos porque sabem que com isso vão facilitar a vida de seus clientes e melhorar seus próprios processos.

Eles podem ser usados para diferentes necessidades e agilizam o dia a dia de muitas maneiras. No entanto, para isso acontecer, é essencial saber criá-lo.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa tecnologia e de que maneira ela pode beneficiar seu negócio e seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *