Retorno sobre Investimento: saiba mais sobre

Empresas de diferentes setores, como uma plataforma streaming, utilizam o ROI (Return of Investiment) como uma importante métrica para identificar a relação entre seus investimentos e o ganho revertido.

Esse cálculo é muito utilizado para validar os investimentos feitos pela companhia em estratégias de marketing digital. 

Dessa forma, a organização consegue identificar as estratégias que dão bons resultados.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de ROI, como ele funciona e quais os benefícios de calculá-lo. 

Sendo assim, se não entende muito bem sobre o assunto ou tem alguma dúvida, leia até o final para saber mais.

O que é retorno sobre investimentos (ROI)?

O retorno sobre investimentos é um indicador que mostra o quanto uma empresa está ganhando ou perdendo com seus investimentos. 

Nele, nós incluímos tudo o que é feito com o objetivo de obter lucro, como:

  • Campanhas de marketing;
  • Treinamentos;
  • Aquisição de novas ferramentas;
  • Estratégias de retenção de clientes.

A partir disso, um fabricante de caneca para colocar foto descobre quais investimentos estão trazendo bons resultados, podendo otimizá-los e melhorar o seu desempenho.

Essa métrica é bastante popular entre as empresas porque permite que elas avaliem melhor seus investimentos e não saiam no prejuízo.

Seu funcionamento consiste na realização de um cálculo muito simples, vamos supor que uma loja virtual de roupas teve R$ 25.000,00 de lucro em 1 mês. 

Todavia, ela precisa desembolsar R$ 5.000,00 para manter o seu site no ar. Para calcular o ROI, ela utiliza a seguinte fórmula: 25.000 – 5.000 x 100.

ROI = 20.000 X 100.

5.000.

ROI = 400%.

Isso significa que essa plataforma e-commerce teve um retorno de 400%, em outras palavras, a cada 1 Real investido, ela lucrou R $4,00.

Prós de calcular o ROI

Organiza ações de diversos setores, como uma empresa especializada em contabilidade, utilizam esse cálculo para conhecer um pouco mais sobre seus investimentos.

Trata-se de uma metodologia muito popular porque ela traz muitos benefícios para as companhias, e dentre os que mais se destacam estão:

Melhorar o moral da empresa

Todo profissional quer trabalhar em uma empresa que tenha um bom desempenho. 

Aliás, os melhores colaboradores e os verdadeiros talentos gostam de ver os projetos funcionando e os objetivos serem alcançados.

Uma organização que trabalha seus recursos e investimentos com base no ROI cria um ambiente favorável para suas equipes.

Consequentemente, os profissionais se sentem mais motivados e enxergam o valor da companhia em cada uma de suas ações.

Evita gastos desnecessários

Quando você sabe o real retorno sobre os investimentos e começa a agir baseado nele, tem muito mais segurança para tomar decisões.

Uma loja de produtos naturais vai enxergar se os investimentos que tem feito ao longo do tempo realmente valem a pena. 

Consequentemente, ela pode excluir ações que não trazem o efeito desejado e aumentam os gastos da empresa.

Aos poucos, seu negócio consegue eliminar gastos desnecessários e investimentos que não produzem lucros.

Aprimora a qualidade dos resultados

Algo muito comum entre as empresas é ter um crescimento largo em alguns meses e logo em seguida, começarem a investir em investimentos dispendiosos e que não trazem bons resultados.

Entretanto, se você acompanha sistematicamente o retorno sobre investimentos, ele se torna um processo contínuo e que traz mais segurança para as ações da empresa.

O objetivo dessa metodologia é fazer com que os lucros sejam consistentes, independentemente do tempo, por conta disso, os resultados obtidos pelo seu negócio serão mais duradouros.

A única coisa que você precisa fazer é manter o ciclo de acompanhamento, para corrigir os problemas o quanto antes.

Melhorar os lucros

Se uma empresa de treinamentos profissionais cortar gastos desnecessários, contribui significativamente para o aumento de suas receitas, o que vai impactar de maneira positiva os seus lucros.

Por meio do cálculo do ROI, você usa o dinheiro do seu negócio da melhor forma, evitando métodos ineficazes investindo naqueles que trazem bons resultados.

No caso das campanhas de marketing, por exemplo, você descobre com precisão quais são as melhores opções para a sua empresa e pode otimizá-las ao longo do tempo.

Conclusão

Em resumo, os investimentos de um negócio, independentemente de quais sejam, precisam ser assertivos e trazer bons retornos.

Esse é o objetivo de calcular o ROI, levando a sua empresa a tomar decisões mais assertivas e valorizar cada centavo que recebe. Dessa forma, o negócio cresce e se mantém competitivo no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *