Segurança digital: 5 dicas para se proteger

O assunto segurança digital nunca esteve tão em alta como hoje, as tecnologias e aparelhos populares em nossas rotinas estão provendo uma grande desproteção, colocando dados e informações pessoais à vista de todos os usuários.

Em meio a essa quantidade de pessoas, existem tanto empresas quanto criminosos, que podem utilizar todo esse levantamento pessoal para um fim negativo, inesperado.

Um bom exemplo disso, acontece por meio de golpes online e até mesmo por meio de ligações celulares, que utilizam os dados e informações captadas online como base para extorsões e verificações que ajudam em meio a um crime, como acesso a contas de banco.

No caso das empresas, ainda que o foco não seja exatamente uma perda financeira direta, é bem comum que existam vazamentos de dados, o que pode ser um problema futuro.

Para entendermos mais sobre isso, bem como as melhores formas de proteção, o texto a seguir trará as melhores informações, que podem ajudar em um combate e também na melhor prevenção, seja para usuários quanto para empresas de almoço para empresa.

O impacto das transformações digitais

Com a popularização dos computadores e principalmente da internet, pudemos ver uma sociedade ser totalmente modificada.

Desde comportamentos que evocam vivências pessoais até mesmo aquelas profissionais, sempre a partir da conexão em rede.

Um bom exemplo disso são formas de conversas com amigos, familiares e até mesmo pessoas até então desconhecidas, algo que jamais aconteceria sem ser presencialmente.

Por meio de aplicativos de mensagem, e até mesmo redes próprias para bate-papo, o comportamento e estilo de vida online passou a trazer novas possibilidades, e criar formatos e linguagens jamais vistos, podendo até mesmo enriquecer conhecimentos pessoais.

Outro bom exemplo é o caso da área comercial, onde empresas de serviços de cabeamento estruturado puderam começar a oferecer seu trabalho a partir de sites e plataformas e conexão rápida e imediata com o consumidor alvo da companhia.

Certamente, esse ponto foi um dos mais significativos dentro da chamada revolução online, podendo trazer maiores resultados e aproximação com os clientes do que antes.

Porém, dentro de toda evolução, ainda mais a que vivemos com as tecnologias e com o mundo virtual atualmente, existiram tanto impactos positivos quanto negativos, sendo este último um ponto de preocupação mundial, que tem sido recentemente pautado.

Acontece que nunca antes houve uma forma de informação tão rápida e prática, por meios digitais, o que facilitou inúmeros serviços e ações de um usuário, desde o preenchimento de uma ficha cadastral em um site de relacionamento até a compra de livros online.

Toda essa troca e recebimento de informações e dados em uma avaliacao patrimonial a valor de mercado, acabaram, por um lado, facilitando a falta de segurança pelas partes.

De um lado, existem sites na internet que acabam não tendo uma ampla proteção, e estão quase sempre suscetíveis a ataques a vazamentos, quase sempre provocados por criminosos que tem como prioridade o roubo de informações de usuários.

Do outro, vemos pessoas que utilizam a internet de forma diária, e assim como em uma situação de roubo no meio de uma rua movimentada, podem ser surpreendidos online.

Os dois casos, juntamente com tantas outras possibilidades de falta de segurança digital, acabaram trazendo uma reflexão, bem como problemas ocasionados por isso, elevando a falta de confiança nas redes, mas sobretudo, na própria vida privada e offline.

Um exemplo disso são pessoas que roubam dados de um site de relacionamentos, e acabam tendo em mãos chaves que podem servir como auxílio em uma extorsão ou estelionato, dois dos crimes mais comuns dentro de um meio online de comunicação.

Em meio a isso, cada vez mais nos vemos diante de armadilhas, desde o momento em que colocamos senhas em navegadores, até a escolha de cadastro em uma rede social.

Conheça mais sobre segurança digital

Diante do impacto dos malefícios da internet na vida cotidiana, nada ficou mais claro e necessário do que a viabilização de uma segurança digital, algo que pode ser incorporado por usuários e até mesmo empresas, como um site de serviço de entrega motoboy.

De modo geral, a segurança digital nada mais é do que uma série de etapas e preocupações que podem ser viabilizadas para prover a melhor experiência online.

Para trazer à tona essas formas de segurança, é preciso pensar, primeiramente, em pontos que acabam sendo a base para crimes online, bem como vazamentos de dados.

Sendo assim, é importante sabermos como as práticas maliciosas online acontecem para que possamos tomar atitudes de prevenção e também de correção.

Nesse quesito a mais popular dela, valorização de senhas e autorizações em duas ou mais etapas de sites.

Mas, antes de entrarmos nas principais dicas para conceber essa vivência dentro do seu notebook novo é preciso entendermos o comportamento dentro de um viés empresarial e em um pessoal, que podem ter preocupações diferentes de segurança.

O primeiro ponto, que pode ser igual em todas, é a possibilidade de golpes e ataques de hackers, pessoas conhecedores de programação e computação, que acham brechas em sistemas e usam esse conhecimento para arrancar dados preciosos, como:

  • Login de sala privativa;
  • Senhas;
  • Informações pessoais;
  • Informações bancárias;
  • Fotos.

Com todos esses dados em mãos, os hackers conseguem ter o poder de utilizá-los para abrir contas em bancos, fazer compras em cartões de crédito de terceiros.

Além de acessar e-mails e sites privativos, em especial de empresas conhecidas e importantes.

Muitas empresas acabam estando suscetíveis a esses acontecimentos, e além de colocarem seus clientes em risco de golpes, também podem acabar sendo processadas.

Isso porque hoje, pelo menos no Brasil, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que viabiliza uma maior proteção de dados de pessoas físicas e jurídicas, entendendo que as informações são utilizadas, mas também zelando por elas.

A Lei também tem pontos de punição para empresas que acabam sofrendo vazamentos de dados, e fazendo com que as informações de clientes e parceiros fiquem à vista na internet.

Ainda que não seja de propósito, essa é uma preocupação que deve ser atendida por formas de proteção, para que o negócio não acabe tendo grandes prejuízos.

Em um viés de proteção voltado ao usuário, é essencial que este tenha consciência que seus dados estão sempre à vista na internet, e que zelar pela disponibilização de poucas informações, contas privadas e também cuidado com senhas pode ser essencial.

De que forma prover essa segurança na sua rotina

Abaixo vamos entender algumas maneiras de viabilizar a melhor forma de proteção digital possível.

Tanto para usuários quanto para empresas de clinica exame ocupacional que possuem sistemas e até mesmo plataformas disponíveis pela internet.

1- Senhas difíceis e mudanças constantes

As senhas que utilizamos para acessar páginas na internet, como uma rede social, são essencialmente importantes para uma proteção online.

Tendo em vista que podem ser alvo fácil de pessoas que invadem sistemas dessas empresas para aplicação de golpes.

O ideal é que a escolha desses acessos sejam números, letras e caracteres especiais, sempre evitando colocar informações pessoais, como data de nascimento. 

Além disso, é importante que a senha seja trocada de tempos em tempos.

2- Verificação em duas etapas

A verificação de duas etapas é uma forma de trazer maior segurança a seus acessos em redes sociais e aplicativos, por verificarem mais de uma vez se você é o usuário certo. 

O ideal é aplicar essa condição para todas as páginas que você frequenta.

3- Proteção dentro de sites

Sites que não possuem proteção verificada e podem ser canais de golpes não exibem uma chave de proteção, que geralmente fica no topo das páginas. 

Portanto, verifique sempre esse ponto ao entrar em qualquer página ou link que seja. 

4- Pesquisas em páginas de proteção de dados

Alguns sites mostram listas de vazamento de dados, dando ênfase para informações sobre acessos feitos a partir do seu e-mail de empresa de brinde personalizado para empresa, mostrando se estão em perigo ou não.

É importante prestar atenção e verificar sempre no site se você foi alvo de hackers.

5- Cuidado com e-mails desconhecidos

Sempre que receber um e-mail desconhecido ou aquele que esteja no spam, é melhor não abrir. 

Evite ter o reflexo de logo abrir uma mensagem e clicar em algum botão, pois essa é uma das principais formas de insegurança online.

Considerações finais 

Ainda que a internet esteja cheia de possibilidades de golpes e outras formas de trazer menor proteção para seus dados pessoais e informações de acesso, é importante prover alguns cuidados, que certamente vão melhorar sua experiência online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *