SEO sazonal: entenda o conceito e como aplicar

Entre as muitas estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas pelas empresas hoje, uma delas que deve ser aplicada de maneira especial é o SEO sazonal

Ele pode ser um passo importante para conquistar destaque em datas comemorativas.

Natal, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças e dia das mulheres são apenas alguns exemplos de dias especiais, distribuídos pelo ano todo, e que podem ser um motivo para o aumento das vendas de uma marca nesses períodos.

É verdade que uma data comemorativa já faz com que os empresários percebam um aumento no seu número de vendas. 

No entanto, ele pode ser ainda maior quando há uma divulgação efetiva da empresa, trazendo assim mais clientes.

No dia dos namorados, certamente mais clientes vão encontrar uma loja que faça painel fotográfico sob medida se durante uma pesquisa os resultados mostrarem o site do estabelecimento entre as primeiras posições de busca no Google.

Isso pode ser possível com o uso do SEO sazonal, se você não conhece essa modalidade, mas acha que ela pode ser aplicada de modo eficiente no seu negócio, não deixe de acompanhar a leitura deste conteúdo para saber mais sobre o tema. 

O conceito de SEO sazonal, suas características e benefícios

O SEO (Search Engine Optimization) se trata de um conjunto de estratégias voltadas para a otimização de uma página, com o intuito de fazer com que ela seja bem posicionada nos resultados dos principais buscadores da internet, como o Google. 

Entre as principais estratégias de SEO, vale a pena mencionar algumas, sendo elas:

  • Uso de palavras-chave;
  • Formato responsivo;
  • Carregamento rápido de imagens;
  • Link building.

Ao implementar essas características e técnicas no site de uma empresa, como o de uma vidraçaria 24 horas, a página passa a ser melhor avaliada pelo buscador, o que faz com que ele priorize o posicionamento dela nos resultados da busca.

Por isso, cada vez mais empresários reconhecem a importância e os benefícios do SEO, que vão desde o crescimento no número de visitas no site, tráfego qualificado, implementação sem a necessidade de investimento financeiro e muito mais. 

Mas, o SEO ainda pode ser sazonal, ou seja, aplicado de forma estratégica para alcançar mais clientes em datas comemorativas. 

Com isso, o faturamento pode aumentar de forma considerável, melhorando ainda mais os lucros das empresas.

Assim, o SEO sazonal nada mais é do que aplicar as técnicas do SEO de maneira personalizada, tendo como foco impactar os clientes de forma direcionada em determinados períodos do ano. 

Como aplicar o SEO sazonal de maneira estratégica

Em uma competição de esportes nas férias, pode ser que um acampamento decida premiar os participantes vencedores com troféu de acrílico para personalizar

Para isso, será necessário encontrar um estabelecimento que forneça o serviço.

Sendo assim, para que esse cliente chegue no site da empresa, ela precisará usar técnicas para ser vista mais facilmente. 

O SEO sazonal pode ser aplicado nessa estratégia, com o uso de uma palavra-chave como “troféu para acampamento de férias”.

Justamente porque as férias ocorrem em determinados períodos do ano, é preciso ter estratégia e utilizar o SEO para datas específicas de modo eficaz. Há várias maneiras de impactar clientes apostando no marketing sazonal.

1. Crie conteúdos para o blog da sua empresa

Ter um blog ligado ao site da empresa faz toda a diferença para o SEO. Isso porque é possível usar os conteúdos postados ali de forma estratégica para informar e impactar clientes.

Assim, a dica é criar artigos que se voltem para datas especiais. Uma floricultura, por exemplo, pode criar um conteúdo com o título “As melhores flores para presentear no dia dos namorados” ou no dia das mães, e também em outras datas.

2. Oferecer descontos especiais para profissionais

No dia dos professores, uma empresa que trabalha com aluguel de impressora pode aproveitar a ocasião e oferecer um desconto especial para os profissionais da área, estimulando o consumo dessas pessoas. 

Isso pode ser feito em uma newsletter, por exemplo, o que garante que o conteúdo possa chegar mais facilmente no público desejado. 

Mas, ela também pode ser aplicada por meio de uso de palavras-chave do setor, no site da companhia.

3. Invista em uma programação anual

Por fim, vale frisar a importância de se planejar para impactar pessoas no período certo. Isso porque o SEO precisa de um prazo para alcançar um bom posicionamento.

Sendo assim, crie uma agenda anual e já prepare boa parte dos conteúdos para o SEO sazonal da sua empresa, tendo assim resultados mais efetivos para o seu negócio.

Considerações finais

Investir em estratégias de marketing digital, como é o caso do SEO sazonal, é um bom caminho para alcançar clientes e garantir que eles encontrarão a sua empresa na internet. Por isso, coloque em prática as dicas mencionadas acima e colha bons frutos.

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