Sistema CRM: O que é e para que serve?

Sigla para Customer Relationship Management, que significa gestão de relacionamento com o cliente, em português, o sistema CRM é uma tecnologia que gerencia todas as relações e interações dos clientes e leads com a sua empresa.

Seu objetivo é simples: melhorar as estratégias para fazer seu negócio crescer. Um sistema CRM ajuda as empresas a permanecerem conectadas aos clientes, agilizar os processos e melhorar a rentabilidade.

Quando o assunto é o relacionamento com o cliente, geralmente, estamos falando de um software, que trata-se de uma ferramenta que ajuda na gestão de contatos, gerenciamento de vendas, produtividade de agentes e assim por diante.

O CRM é um sistema moldável, que ajuda desde de comércios especializados em rótulo adesivo à uma multinacional de produtos alimentícios.

As ferramentas de gestão podem ser usadas para gerenciar o relacionamento com os clientes durante todo o ciclo de vida, abrangendo marketing, vendas, comércio digital e interações de atendimento ao cliente.

Além disso, uma solução CRM ajuda a focar no relacionamento de uma organização com pessoas individuais, incluindo clientes, usuários de serviços, colegas e até fornecedores.

Aderir a essa metodologia, em relação aos meios tradicionais de tratamento dos clientes é de suma importância. Por isso, saber como a plataforma funciona é recomendado para empresas e gestores.

Sem contar que existem alguns diferentes tipos de CRM, dentre os quais:

  • Operacional;
  • Analítico;
  • Colaborativo;
  • Estratégico.

O CRM operacional é o método que foca na rotina dos vendedores e em como os clientes estão sendo atendidos, como um cartão de visita criativo idealizado em seus vendedores.

É um sistema centralizado que suporta as funções de vendas, marketing e atendimento ao cliente dentro de uma empresa, que armazena informações sobre clientes, leads e colaboradores, usando uma interface compartilhada.

Já o CRM analítico é quando uma empresa coleta dados sobre as interações com seus consumidores para aumentar a satisfação e as taxas de retenção de clientes.

O CRM colaborativo, por sua vez, permite criar uma comunicação entre diferentes organizações relacionadas ao atendimento ao cliente.

Os tipos colaborativos de CRM também podem incluir várias divisões da empresa, como marketing, vendas, atendimento ao cliente, suporte técnico, clientes externos, fornecedores e distribuidores.

Por fim, o CRM estratégico concentra e melhora o conhecimento sobre os clientes e usa esse conhecimento para melhorar e personalizar as interações para manter um relacionamento de longo prazo.

Para quem é o CRM?

Um sistema CRM oferece a melhor maneira de gerenciar as interações e relacionamentos externos que conduzem ao sucesso, desde o atendimento, desenvolvimento de negócios, recrutamento ou qualquer outra linha de negócios.

Além disso, permite armazenar informações de contato com clientes e potenciais clientes, identificar oportunidades de vendas, registrar problemas de serviço e gerenciar campanhas de marketing, tudo em um local central, como uma sala privativa coworking.

O CRM também ajuda a disponibilizar informações sobre cada interação com o cliente a qualquer pessoa na organização que possa precisar delas.

Com a facilidade de acesso aos dados, torna-se mais simples colaborar e ter um aumento da produtividade. 

Os responsáveis pelo acompanhamento dos dados podem visualizar como os clientes foram comunicados, com o que e quando compraram pela última vez, o que pagaram, e muito mais. 

Em acréscimo, CRM é capaz de auxiliar organizações de todos os tamanhos a impulsionar o crescimento dos negócios, e pode ser especialmente benéfico para uma pequena empresa, onde as equipes precisam encontrar maneiras de fazer mais com menos.

Por que o CRM é importante para o seu negócio

Independente do tempo de atuação ou porte de sua empresa, adequar-se
às tecnologias nos dias de hoje é necessário para acelerar processos e evitar processos que antes eram manuais, facilitando as vendas.

Nesse cenário, o CRM surge como uma caixa personalizada com logomarca auxiliadora, que oferece informações atualizadas mais rapidamente, o que aumenta a satisfação tanto do cliente como do gestor.

Além do mais, um sistema CRM pode fornecer uma visão geral mais clara dos clientes. É possível ver tudo em um só lugar: um painel de controle simples e personalizável que apresenta o histórico anterior de um cliente, o status de seus pedidos e muito mais.

Pode-se até optar por incluir informações das atividades das mídias sociais, tais como gostos e aversões, o que eles estão dizendo e compartilhando sobre a empresa ou dados dos concorrentes.

A companhia pode usar uma solução CRM para gerenciar e otimizar campanhas e liderar vendas com uma abordagem orientada por dados, bem como para compreender melhor o pipeline de vendas ou prospects que chegam, tornando a previsão mais simples e precisa.

Conclusão

Alguns dos maiores ganhos em produtividade estão relacionados a uma mudança completa da empresa para a centralidade no cliente, e podem encontrar no CRM mais do que apenas uma ferramenta de vendas e marketing, para incorporá-lo em seu negócio.

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