Tráfego pago: entenda o conceito e se vale a pena
Formando uma das principais técnicas de marketing digital, o tráfego pago oferece retorno rápido a um custo variado, com investimentos mais arriscados promovendo os resultados mais decisivos a curto e longo prazo.
Usado para a remuneração de plataformas virtuais, o tráfego pago está presente em sites de busca, redes sociais e locais para visualização e envio de vídeos, com opções que permitem a adaptação do anúncio para desktop e mobile.
Como um de seus grandes atrativos, o tráfego pago promove o compartilhamento de informações e infraestrutura entre a empresa que fornece o serviço de anúncio e os estabelecimentos anunciantes, democratizando o mercado online.
Neste artigo, conheça o funcionamento das estratégias de tráfego pago, bem como seus principais benefícios para o impulsionamento de uma campanha de marketing digital para grandes empresas ou pequenas lojas de caderno personalizado.
Aspectos fundamentais do tráfego pago
O tráfego pago surge como uma plataforma exclusiva para criação, compra e acompanhamento de anúncios exibidos nos espaços online, com regras específicas para o orçamento da ação, bem como um painel de edição da propaganda.
O método representa uma chance de aproveitar a segmentação de público orgânica, um desdobramento natural do perfil de uso e captação de dados na internet, para a criação de campanhas publicitárias direcionadas e com alto nível de personalização.
O nascimento da era tecnológica foi responsável pela substituição do termo de ordem padronização, dominante desde a Revolução Industrial, para a personalização, que visualiza a experiência do usuário como o motor do consumo.
A multiplicação de entidades no mercado foi um dos fatores decisivos para a exploração do relacionamento com o cliente, como algo importante para diferenciar-se do mar de opções para produtos e serviços, em especial os de ordem essencial, como catracas de acesso.
O tráfego pago é uma simplificação do processo de segmentação e personalização de uma campanha de marketing, uma vez que as plataformas que oferecem a opção de anúncios pagos contam com funcionalidades que automatizam grande parte da operação.
Palavras-chave e o custo por clique
O método de remuneração empregado por essas plataformas é majoritariamente definido pelo custo por clique, um mecanismo que deduz o valor de uma palavra-chave disputada por seu nível de demanda, como buscas por necessaire box personalizada.
Como as campanhas são flexíveis e atingem um grande número de pedidos, palavras-chave simples e amplamente procuradas são inseridas em muitos projetos de anúncio pago. Cabe à plataforma definir qual deles ocupará o topo de seus resultados.
Para além dos motores de busca, o mercado de palavras-chave também se manifesta em modelos de tráfego pago pertencentes às redes sociais.
Quanto mais disputada for uma palavra-chave, como um cartão de visita criativo, maior é o valor requerido por ela.
O cálculo desses lances dá origem ao leilão que é o processo decisório pela proposta que será contemplada com a posição mais privilegiada na visão do público-alvo.
O lance mais alto pelo termo vence, com a opção de disputar por vários.
Índice de qualidade
Outra métrica usada para a definição do potencial de campanha é o índice de qualidade, tabela que distribui notas a propostas de anúncio que cumprem uma série de critérios que aumentam sua capacidade de atrair a audiência, como:
- Correspondência entre anúncio e busca do usuário;
- Infraestrutura otimizada da página de destino;
- Histórico de pesquisa das palavras-chave escolhidas;
- Alta relevância do tema.
Com notas de 1 a 10, o índice de qualidade impacta na ordem de preferência para a exibição da propaganda.
Isso acontece porque as plataformas devem zelar pela experiência do usuário, se assegurando da relevância e harmonia visual do anúncio.
Benefícios do tráfego pago
Como uma metodologia que envolve o uso de ferramentas ligadas ao canal em que se deseja anunciar, os benefícios do tráfego pago se manifestam pelos seguintes aspectos:
Ideal para iniciantes
Por sua automação de processos aliada a um design intuitivo, o tráfego pago é uma ferramenta facilitadora para iniciantes nas ações de marketing digital, permitindo resultados imediatos com baixo nível de especialização.
Aumento na taxa de conversão
O tráfego pago pode impulsionar um site de catálogo, um blog ou qualquer página inserida na estratégia de captação de clientes online.
O maior potencial de visualização atrai um número maior de visitantes, aumentando o volume de conversão em vendas.
Conclusão
Resumindo, o tráfego pago é um dos métodos mais utilizados para a criação de propaganda virtual, com adesão de grandes companhias e microempresas, em um contexto que se adapta às necessidades e ao orçamento de cada organização.
Investir na técnica pode ser uma experiência enriquecedora para o gestor de marketing, uma vez que sua engrenagem aponta para o funcionamento da internet e como essa tecnologia se desenvolveu até os dias de hoje.