Vídeo marketing: afinal, qual a sua importância nos investimentos?

Pode ser que pouca gente tenha uma consciência crítica ou um domínio teórico do que seja o vídeo marketing. Porém, certamente qualquer um que navega pela internet já percebeu como eles estão dominando toda a comunicação digital.

Em tese, esse recurso já existia desde a época da televisão, quando as grandes marcas disputavam a atenção do público no horário nobre, tentando criar algumas das quais realmente se tornaram propagandas criativas e memoráveis.

Contudo, o advento da internet democratizou incrivelmente o universo audiovisual. Assim, hoje o vídeo pode ser usado para vender algo nichado como uma estacao de trabalho com divisoria, ajudando a explicar melhor como funciona essa solução.

O motivo é que realmente o conteúdo audiovisual tem um alto poder de atrair pessoas, tornando a comunicação muito mais dinâmica e assertiva. Para uma marca, isso permite acelerar e muito as estratégias comerciais.

Também por isso, pesquisas revelam que a tendência é que isso cresça. Um exemplo é um levantamento recente feito pela Global Digital Report, que demonstrou que cerca de 80% do tráfego já tem sido gerado por meio do audiovisual.

É justamente graças ao aumento do tráfego que as empresas conseguem aumentar a captação de leads e oportunidades, as taxas de conversão e até mesmo de fidelização. De fato, com esse recurso é possível convencer o cliente a continuar comprando de você.

Basta comparar uma assistencia tecnica de informatica computador que cria conteúdos em vídeo para explicar digitalmente seu pré-venda e seu pós-venda, com outra assistência que nem sequer tem um site institucional no ar.

Certamente, a primeira vai sair na frente e dominar a sua região. Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui as melhores dicas sobre como o vídeo marketing é importante nos investimentos de qualquer negócio.

Afinal, tem muita empresa que investe fortunas em marketing digital, mas não consegue ver resultados. Isso pode acontecer por vários motivos, mas considere que um dos maiores é justamente a falta de investimento em audiovisual.

O mais bacana é que uma vez que se domina a proposta, ela realmente pode ajudar qualquer setor ou modelo de negócio, seja para divulgar o serviço local de reparo do iphone ou para alavancar uma indústria multinacional.

Então, se você quer entender de uma vez por todas como isso é possível, para enfim dominar um assunto que pode mudar a sua realidade comercial, basta seguir adiante na leitura.

O que é o vídeo marketing?

Como vimos, trata-se da criação de conteúdos em audiovisual, com o foco de melhorar a comunicação de uma determinada marca em relação ao seu público-alvo.

No fundo, o que ele faz é elevar até o máximo a famosa frase de que “uma imagem diz mais que mil palavras”, já que o audiovisual é ainda mais poderoso em transmitir ideias.

Assim, quando uma empresa de entrega motoboy dá esse salto, a sua própria marca ganha um nível de maturidade muito maior, avançando em termos de qualidade.

Outro ponto fundamental é que o vídeo marketing atual não se limita a apenas um formato, tal como era feito na era da televisão. Hoje ele pode assumir vários modelos, tais como:

  • Vídeos publicitários;
  • Vídeos institucionais;
  • Vídeos educativos;
  • Webinários e lives;
  • Cases de sucesso;
  • Testemunho de clientes;
  • Periódicos, como vlogs.

Enfim, há diversas maneiras de gerar conteúdo e de inserir o vídeo marketing na estratégia comercial, seja qual for a etapa em termos de funil de vendas.

Basta isso para entendermos melhor por que os benefícios e vantagens são realmente incontáveis. De qualquer modo, vamos enumerar os principais abaixo.

1. As novas gerações

O simples fato de o maior buscador do mundo (o Google) ter comprado o YouTube, que logo se tornou o maior vlog do mundo, já mostra como os vídeos prometem fazer parte do futuro.

Segundo pesquisas da própria Google Inc., do ano de 2015 para cá o consumo de audiovisual cresceu mais de 140%, o que explica o interesse deles em uma plataforma de vídeo.

A maior vantagem disso tudo é que o audiovisual está em perfeita comunhão com o perfil das novas gerações, especialmente daquele recorte chamado de Geração Z, das pessoas nascidas dos anos 2000 para cá.

De fato, se esses novos compradores querem entender melhor sobre o serviço de uma grafica de impressao digital, é pouco provável que busquem algo em manuais ou tutoriais escritos, especialmente se for algo offline.

Na verdade, eles preferem o acesso que o mundo digital permite, especialmente quando se trata de um audiovisual, que pode ser consumido a qualquer hora do dia, sem o esforço de leitura.

Além disso, como todo mundo está sempre na correria, também é possível ouvir um conteúdo fazendo outras coisas, como dirigindo ou limpando a casa.

2. Sobre engajamento

Falando em novas gerações, não existe nada mais importante na internet do que engajar o público-alvo como modo de fazê-lo avançar pelo funil de vendas.

Realmente, muitas empresas se debatem no marketing digital por gerar conteúdos, fazer todo esforço do mundo, mas não conseguir engajamento real.

Ou seja, seu público está acessando o que você publica, está comentando, curtindo e realmente mostrando interesse em comprar a sua solução?

Os vídeos são incríveis para ajudar nisso também, porque têm um alto poder de atrair engajamento real. Inclusive, eles vão além, favorecendo também o compartilhamento, que no caso do vídeo é facilitado, podendo ser feito com poucos cliques.

Lembrando que o audiovisual também está entre os conteúdos que mais facilmente viralizam, ao lado de imagens, gifs, memes e afins.

Quem comprova isso é uma pesquisa da OptinMonster, que mostra que os vídeos aumentam em 54% o alcance de uma marca.

3. O custo-benefício

Outra vantagem que precisa ser enumerada é a do custo-benefício, que se deve em grande medida aos avanços tecnológicos de nossa época.

Como vimos, antes a televisão era restrita a poucas marcas, fosse pelo custo de anunciar neste veículo ou pela dificuldade de produzir conteúdos audiovisuais.

Atualmente há influencers jovens e até mirins que já faturaram milhões de reais gravando vídeos pela câmera de um celular.

Alguns deles ganham para as marcas. Por exemplo, um influencer que dá dicas variadas pode fazer um “comercial” para uma empresa de entrega de documento.

Portanto, é cada vez mais barato produzir um tipo de material que tem trazido resultados crescentes. Isso vale para o hardware (celulares, câmeras e afins), como vale para os softwares, programas e aplicativos de edição.

Outra vantagem desse custo-benefício é que você pode investir em outras frentes igualmente importantes, ligadas ao próprio vídeo marketing.

Uma pesquisa realizada pela HubSpot mostrou justamente isso, ao comprovar que 35% das empresas já utilizam ferramentas de análise para mensurar o seu marketing de audiovisual, canalizando a economia alcançada de modo estratégico.

4. O poder da otimização

Outra vantagem inegável é a de que a produção e postagem de audiovisual ajuda consideravelmente no SEO das páginas.

Sigla para Search Engine Optimization, o que a Otimização de Páginas para Motores de Busca faz é adequar o seu site aos parâmetros do Google e dos demais buscadores.

Assim, quando a pessoa pesquisa por algo como front light banner, a página que tiver conteúdo em vídeo será melhor posicionada.

Além disso, o próprio YouTube tem algumas dicas de otimização que tornam o vídeo mais “aconselhável”, como a divisão em capítulos.

Entendendo sua importância

Finalmente, tudo o que dissemos deixa claro qual é a importância do vídeo marketing nos investimentos de uma empresa, mas é possível aprofundar ainda mais isso.

Uma das maiores importâncias está em variar nos formatos de geração de conteúdo, trazendo multimídias que atraem uma gama maior de pessoas.

De fato, foi-se a época em que bastava criar um site institucional bonito, ou criar uma conta em alguma rede social só para marcar presença.

Hoje, a grande batalha do digital é lutar pela autoridade em seu segmento. Se uma agência de marketing faz banner com foto, ela precisa comprovar frequentemente que tem o domínio total da sua área de atuação.

Sendo que não existe modo mais completo de fazer isso do que gerando conteúdos audiovisuais, inclusive com uma rapidez que se antecipe aos demais da mesma área.

Além disso, uma dica de ouro é simplesmente “dar a cara”. Se o próprio dono for capaz de apresentar alguns vídeos, tenha certeza de que isso vai aumentar e muito a sinergia com o público-alvo.

De fato, quando a solução oferecida, seja um produto ou serviço, ganha um rosto por trás da proposta e as pessoas tendem a confiar muito mais no que está sendo vendido.

Conclusão

O vídeo marketing atingiu um tal ponto de importância, que a marca que não se adaptar a essa nova era vai acabar ficando para trás.

Com os esclarecimentos e dicas que trouxemos aqui, certamente vai ser mais fácil dominar esse universo e trazer os melhores resultados para sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *