Você sabe o que é Outreach marketing?

Já não temos como ignorar o fato de que o mercado e o universo das marcas crescem a cada dia que passa, verificando mudanças e inovações incríveis, como exemplo disso podemos perguntar: você sabe o que é o outreach marketing?

Muitos empresários e gestores no Brasil ainda não ouviram falar dessa estratégia, mas a verdade é que ela aponta para uma das táticas mais indispensáveis da atualidade e do futuro. Trata-se de algo parecido com o marketing de influenciadores.

Termo em inglês para “divulgação”, o que o outreach faz é pegar o marketing de uma consultório podologia e alinhar suas estratégias com o amparo de outras marcas ou pessoas que exercem uma grande influência no setor de adegas.

Lembrando que isso é só um exemplo, pois hoje essa estratégia evoluiu tanto que já pode lidar com qualquer tipo de segmento ou nicho de mercado. 

Para entender como exatamente isso é possível e aplicar no seu caso específico, basta continuar por aqui até a última linha.

O que é e quais as vantagens?

Como vimos, o outreach marketing trata-se de um modo de alinhar uma determinada marca com as autoridades daquele setor, sejam elas uma pessoa jurídica ou mesmo uma pessoa física.

Hoje os influencers são uma realidade do marketing digital, e já estão presentes em todos os principais veículos de divulgação. Alguns deles são tão conhecidos quanto as antigas celebridades da televisão, inclusive aparecendo nela às vezes.

Assim, uma clínica veterinário 24 horas pode procurar oportunidades em plataformas como blogs e redes sociais, lembrando que há muitos sites que entram nessa classificação, o que vai exigir um estudo de mercado mais amplo.

O importante é que a marca esteja conectada às novidades do momento e saiba que sem esse tipo de networking já não é possível crescer de modo sólido e sustentável.

  1. Entenda seu mercado

Um passo realmente indispensável para o outreach marketing consiste em conhecer bem o seu mercado e entender quais são as verdadeiras autoridades ali presentes.

Em termos técnicos, os influenciadores de um segmento de buffet de formatura podem ser divididos pela quantidade de seguidores que eles trazem consigo, tais como:

  • Micro influencer: até 10 mil seguidores;
  • Influencer médio: até 50 mil seguidores;
  • Influencer grande: mais de 100 mil seguidores;
  • Mega influencer: mais de 1 milhão.

Vale ressaltar que a dificuldade de conseguir uma parceria também aumenta conforme o tamanho do influenciador. Mas, lembre-se também que não se trata de número, pois isso é o que chamamos de “métrica de vaidade”. 

Não são as curtidas ou a aparência por si só que garantem um bom influenciador, mas sim a fidelidade daquele público à opinião dele.

  1. A sinergia com você

Outro ponto fundamental é perceber que não adianta encontrar um mega influencer com milhões de seguidores se ele não tem uma sinergia real e direta com o seu produto ou serviço.

Sendo assim, é preciso que a narrativa dele já tenha uma relação natural com sua solução. 

Por exemplo, um produto de agenda masculina personalizada vai depender de um homem, assim como cosméticos costumam remeter a mulheres.

Mas, isso é só o começo, pois é preciso entender do que o influenciador mais fala, como seu público o vê, se ele transmite segurança e daí em diante. Em suma, se ele será um parceiro ou se é apenas um aventureiro.

No fundo, essa sinergia vai encurtar o caminho e tornar a parceria mais proveitosa. Daí a necessidade de você estudar seu mercado, como dissemos antes, pois só isso pode garantir algo proveitoso, que não vá fazer nenhuma das partes perder tempo.

  1. Foque no conteúdo

Por fim, não é possível falar no outreach marketing sem lembrar da importância do marketing de conteúdo, também chamado de inbound.

Afinal, não é porque você vai pagar por um influenciador que ele precisa se tornar apenas o mascote ou embaixador da marca, como se fazia no marketing antigo.

O ideal é que vocês criem conteúdos originais e de qualidade juntos, gerando valor real para a clientela. 

Portanto, em vez de falar de promoções arrasadoras, preços e prazos, crie seu próprio blog e mantenha bons perfis e contas nas redes sociais.

Deste modo, você vai educando o seu público e fornecendo algo antes de esperar que o cliente abra a carteira e passe o cartão. 

Esse é o modo mais sustentável de utilizar os influenciadores, junto criando conexão com as pessoas e fortalecendo sua própria autoridade.

Considerações finais

Sendo assim, explicar o que é outreach marketing deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade, como questão de sobrevivência.

Acima mostramos como isso tem a ver com o marketing de influência, detalhando suas vantagens e as 3 melhores dicas de como implementar essa técnica no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *